sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Retrato da solidão

Escarlate é a cor do meu sonho
escaldante de amor e tesão
é o tom do meu vestido de festa
testemunha da minha ilusão

Saí do baile chorando
tripudiada em minha emoção
zombaste do meu sentimento
sorriste da minha paixão

Jogou meu ego no charco
o rio de lágrimas que escorreu
dos meus doridos olhos
fez as águas do charco transbordar

A nudez da noite foi minha companhia
naquele momento em que a vã filosofia
fez do meu sonhar uma etérea quimera

Nosso desencontro se perdeu na alquimia
insolúvel dos sentires do amor
Eu sozinha à beira do charco a chorar
e tu... leviano de mim a zombar
(Gracita)

Minha participação na 91ª Edição do Poetizando e Encantando
Uma proposta da amiga Lourdes do blog Filosofando na Vida

34 comentários:

  1. As suas participações são sempre encantadoras!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz e Amor, querida amiga Gracita!

    Você não entende nada de amor porque nunca soube o que é ceder .
    Closer - Perto Demais

    Um poema que denota um forte sentimento de rejeicao.
    "Olhos doridos...
    Tripudiada na emocao..."
    Como a poeta le, perfeitamente, uma possibilidade dentre tantas e da a Mulher da imagem uma dor invulgar.
    Parabens, amiga!
    Uma imagem glamorosa para uma poesia de galardao.
    Tenha dias abencoados, querida!
    Bjm carinhiso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Puxa,Gracita! Arrasaste na inspiração escarlate...Adorei! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida Gracita! estou feliz com sua volta e mais inspirada que nunca! belíssima poesia embora trate de um tema triste. Triste, mas na verdade, muitas lágrimas já foram derramadas por causa da desilusão e do abandono da pessoa amada. Poetizaste realidades que acontecem, parece um filme que muitas jovens já viveram na vida real. e como dói! e como machuca quando isso acontece. Um rio de lágrima como lindamente poetizaste jorra dos olhos e a fonte, vem do coração machucado. Parabéns amiga e grande poetisa pela majestosa poesia! obrigada! seja sempre bem vinda. Abraços, feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Dorido retrato em versos que poetizaram e encantaram.

    Te convido para ler: 😎 Grão, gota, semente de gente.
    Um abraço. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Um poema belíssimo.
    como dói a rejeição não é mesmo?
    você o descreveu tão perfeitamente em seu poema.
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
  7. Nos magoa a rejeição,
    Fosse isso novidades.
    As falhas do coração
    São mentiras ou verdades.



    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  8. Um sentimento triste e dolorido!
    Lindo amiga Gracita.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosa interpretação poética! Soberbo Poetizando!Amei.

    "Atrás de um rosto sorridente poderá residir a tristeza."
    Beijo e um excelente fim.
    Boas férias para quem for o caso!

    ResponderExcluir
  10. Beautiful scarlet dress and poem, Gracita.

    Have a wonderful weekend.
    A hug and kiss!

    ResponderExcluir
  11. Minha amiga e grande poetisa, como sempre nos presenteia com uma péroloa de poesia. Encantada com sua bela interpretação da imagem. uma desilusão de amor, justo numa noite que tinha tudo para ser maravilhosa, dói muito.

    A nudez da noite foi minha companhia
    naquele momento em que a vã filosofia
    fez do meu sonhar uma etérea quimera
    a nudez da noite com a triste desilusão feriu a alma e o coração. parabéns! Linda poesia! Abraços seja muito feliz

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, querida, Gracita, primeiramente, a foto que postou aqui em seu poema é fantástica.
    Triste o seu poema e cheio de rejeição.Ser tripudiada no amor com certeza, dói demais.
    Penso ser comum algumas pessoas passarem por esta triste situação.Belo o seu poema. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gracita ! Que foto maravilhosa . Infelizmente a beleza da foto não revela o que vai no coração da modelo , o que ficou muito bem retratado em seus belos versos poéticos . É como diz o ditado " por fora uma beleza de momento , por dentro só sofrimento " Abraços . Voltei há alguns dias tinha perdido meu blog numa formatação . Abraços . Venha me visitar .

    ResponderExcluir
  14. Lindo, lindo!

    beijinho querida amiga, bom domingo.

    ResponderExcluir
  15. Querida Amiga.
    Também estive tentada a usar esta imagem, mas a minha inspiração era muito diferente, focava os ossos da profissão de modelo...
    A tua está muito calorosa e inspirada, mesmo, na imagem. Acho que não vale apresentar um texto alheio à imagem. Ou se adere, ou não se adere...
    Viva o vermelho, a paixão e o amor e para o fogo eterno quem zomba de tal manifestação tão humana.
    Uma poesia sincera e completa que a todos agrada. 🎀
    Tem um final de fim de semana e uma semana aprazível e calorosa.
    Abraço e um bom par de beijos repenicados.
    Tudo de bom.
    💌

    ResponderExcluir
  16. Gracita linda a sua participação poema encantador muito bonito, parabéns, Gracita bom domingo bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  17. Minha querida Gracita
    Fiquei com pena da pobre moça.
    Ela estava linda em seu vestido escarlate.
    Magnífica participação!
    Bom domingo e feliz nova semana.

    Te convido a participar da brincadeira lá nos Bichinhos.
    Ficaria feliz em te ver por lá.
    Beijinhos muitos de
    Verena.

    ResponderExcluir
  18. Uma bela triste fidelidade na leitura.
    Uma noite de decepções e desencontros, a falta de amor, o desprezo.
    Solidão é um sentimento que degrada e desespera, como bem traduz,
    sua bela construção poética.
    Que bom lhe ver querida amiga em sua bela arte nesta bela BC.
    Que seu retorno às atividades seja coroado de êxitos e paz para exercer.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  19. Gracita, que poesia linda! Apesar de triste.

    Que inspiração! Parabéns pela participação! Você brilhou!!!

    Beijos.

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  20. O desencontro, a tristeza criaram este sonho escarlate maravilhoso…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Querida Gracita, 💗"Adoro ser amada com palavras, mas dou muito mais valor aos que abraçam minha alma, os que me deixam aquecida e não se esquecem de mim nos momentos felizes.
    Amar também é partilhar e, acima de tudo: multiplicar dividindo. Ainda sou da tribo que ama os gestos, as gentilezas, os sorrisos verdadeiros e manifestações de carinhos sempre."💗
    Nesse caso, a dor da decepção, do abandono foi crucial, desnudou a alma. Pisou nos sonhos e a tristeza fez morada. Linda poesia! parabéns! Amei! Abraços, feliz semana.

    ResponderExcluir
  22. Que belo poema! A foto capta qualquer atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Poema magistral:))

    Com as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem.
    .
    Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderExcluir
  24. Oi minha querida Gracita!
    Que desilusão esse desencontro de amor, que deu voz à decepção e criou
    Um belíssimo poema à dor e abandono de alma. Gostei muitíssimo amiga. Parabéns sinceros e aplausos! Seja bem-vinda, já estava com saudade de você e da sua brilhante poesia. Obrigada pelo seu gentil comentário e pelo perfume que espalha ao passar.
    Beijinhos doces na sua alma. Seja muito feliz e tenha uma tarde abençoada.
    Luisa

    ResponderExcluir
  25. Uauu, que lindo, amiga! Belo poema para contracenar com esse vestido de enlouquecer!
    Muito, muito bonito tudo aqui, querida Gracita.
    Uma ótima semana, beijo!

    ResponderExcluir
  26. O desencontro do amor sempre causa dor
    Que poema lindo! Contaste com a maestria que lhe é peculiar a dor de um coração ferido pela rejeição
    Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Boa noite amiga.
    Linda participação. Saudades. Um abençoado mês de agosto. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  28. Belo poema <3
    Cheio de sensualidade e sentimentos
    Adorei!
    Beijinho enorme

    ResponderExcluir
  29. Hola amiga, un poema de rechazo que llora en letras. Bello sentir. Saludos.

    ResponderExcluir
  30. Um poema encantador, sensível, romântico e sensual, adorei!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Gracita!
    Nem toda paixão é correspondida e todo desencontro gera algum tipo de dor e desencanto.
    Uma abraço
    Sônia
    Linda poesia, que condiz com o vestido vermelho.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite!
    Chegando com mais um convite para o Poetizando e encantando que acabei de postar.
    Como estou ansiosa para chegar a 100 edição, hoje postei mas peço a sua compreensão, caso demore em fazer as visitas e comentar. Estou quase sem poder digitar, mais uma vez a mão direita dói muito, então, só o meu amor a poesia e essa interação poética me impulsiona a seguir. Na escola também digito, escrevo e complica. Mas o importante é que o poetizando saiu, com uma modesta poesia, mas consegui editar. Espero com carinho e muito agradecida mais uma vez sua maravilhosa participação. Abraços, com desejos de muita felicidade.

    ResponderExcluir
  33. Olá Gracita minha amiga, estava sem tempo de visitar meus amigos, mas hoje arranjei um tempinho e vim aqui me inspirar nos seus poemas que aliás tá bem profundo hoje. Bjus e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  34. Um amor não correspondido, que proporcionou um belo poema... e que traduziu lindamente o espírito e intensidade da imagem!
    Gostei imenso, Gracita! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.