A origem do dia do professor aqui no Brasil se deve ao fato de, em uma data
de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o
Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras
letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto
estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições
trabalhistas Esta data foi regulamentada por decreto federal e 15 de outubro foi o dia escolhido para homenagear os educadores que cumprem com dignidade sua honrosa missão. A vocês "Mestres" a minha homenagem e o meu abraço de parabéns
Educador tu és...
A mola propulsora da
descoberta do saber
Tu és fascinante...
Ao mesmo tempo que
ensina, você aprende
Você aprende enquanto ensina
Tu és emoção...
Emociona seus discípulos e se emociona com o seu saber
Tu és sabor...
Suas aulas tem o doce sabor do saber
Tu és prazer...
A ludicidade é o teu referencial e propicia o prazer
A você MESTRE...
Um toque de carinho
Uma dose gigantesca
de afeto
Um coração transbordante de amor
Um afago na sua alma de EDUCADOR
Parabéns MESTRE!
Hoje é seu dia!
Esqueça as mazelas da profissão
E vibre de emoção!
Comemore com alegria
A sua digna profissão
Aplausos pra você
Gracita