sábado, 21 de julho de 2018

45ª Edição do Poetizando e Encantando

Poesia na varanda

Da varanda da minha casa 
escrevo meus poemas
vivo os meus dilemas
me delicio com os pequenos prazeres
e choro compungido os desprazeres

Da varanda da minha casa
vejo as flores florescerem
num espetáculo de cores e aromas
vejo o balé dos beija flores
em seu romântico bailado de acasalamento

Da varanda da minha casa
vejo o belo, vejo o tosco
vejo belas choupanas
e armaduras de concreto

Da varanda da minha casa 
contemplo o espaço infinito
regozijo-me com o espetáculo
vermelho do sol poente

Da varanda da minha casa
recebo a lua imponente
escrevo versos ardentes
para alguém que não me ouve

Da varanda da casa
versejo ao tempo , versejo ao infinito
deito-me sonolenta na rede da varanda
vejo o lume dos vagalumes
que cintilam na escuridão
trazendo de longe o sibilar
 de uma saudosa canção

Neste espaço intocado
pelas mãos humanas
vivo grandes momentos
É a história da minha vida
que me visita no limiar
da varanda da minha casa

Gracita
O Poetizando e Encantando é uma proposta 
da amiga Lourdes Duarte em seu blog


42 comentários:

  1. Oi Gracita
    Tenho que aplaudir o seu talento poético minha amiga
    Com que glamour tu versejaste a história da sua vida vista da varanda de sua casa
    Tua capacidade interpretativa e imaginativa são ímpares. Parabéns por mais esta bela pérola poética
    Beijinhos no core

    ResponderExcluir
  2. Uma história muito bem concebida nas artimanhas dos teus encantadores versos.
    Lindíssimo poema
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gracita? Amei! Um lindo domingo para você, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, querida amiga Gracita!
    Que espetáculo a fluidez dos seus versos!
    Chego a pensar que sua casa, a exemplo da minha da Infância até a maior idade, teve mesmo uma varanda que ficava em frente a um jardim enorme com canteiros em diversos formatos (ressalto o de💙)... tal a expressividade de cada detalhe do seu poema...
    Lindo demais, amiga!
    Você caprichou, romanticamente, com o balé dos beija flores...
    Tudo muito belo nesta encantadora BC onde você deu também seu toque majestoso.
    Tenha um fim de semana feliz e abençoado!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Que lindo viajar pelo seu olhar na varanda da poesia querida amiga.
    Uma imagem inspiradora que remete ao tempo de feliz idade.
    Belíssima inspiração e construção poética que encanta os olhos e faz viajar.
    Um bom domingo para uma semana maravilhosa com paz e amor.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  6. Voamos até a sua varanda e percorremos todos os caminhos da sua inspiração poética. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite querida Gracita!
    desculpe a demora para adicionar seu link e vir aqui apreciar sua majestosa poesia. Hoje, a cabeça me bateu a doer e não é nada bem, fico sem graça quando isso acontece. Passando graças a Deus.
    Querida, sua poesia está deveras um encanto. da varanda da sua casa como poetizastes. viajasse no tempo, no mais íntimo do seu coração e nos fez embarcar nessa linda viagem e conhecer um pouco sua história como um filme passando nos nossos olhos. Você e a mana Geni, escolheram a mesma imagem e por sinal e Genilda também relembrou a casinha onde moramos quando criança e foi lindo assim como a sua. Parabéns minha querida poetisa pela bela inspiração! Obrigada por mais uma vez nos dá o prazer de vir aqui apreciar seu lindo poetar. Seja sempre bem vinda! tenha uma noite feliz e um amanhecer abençoado. Abraços da amiga que lhe admira muito. Lourdes

    ResponderExcluir
  8. Mais um poema com mta alma e mt bonito como sempre amiga parabens bjs

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Excelente composição poética. Adorei a sua participação :))

    Hoje:-{B-C Poetizando} Rodopiando em delírio.

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo


    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Fiquei deslumbrada com o seu poema. Linda a magia nele colocada. Amei
    .
    * Olhares e Deslumbres - poetizando *
    .
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. A tua varanda bela,
    Tão cheia de poesia,
    Inspira quem está nela
    E nos enche de alegria.

    Parabéns pelo Poema e pela adequação da imagem. Perfeito.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  12. Uma varanda inspiradora!
    A foto foi muito bem escolhida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu olhar contemplativo vislumbrando as belezas do cenário à sua volta. Grande inspiração nesta participação lindamente postada.Uma releitura magistral! Parabéns!

    Bom domingo querida

    bjss!

    ResponderExcluir
  14. Gracita, que grande quantidade de espetáculos que essa varanda permite!
    está lindamente descrito :)))
    gostei muito dela também :)
    depois senti-me novamente inspirada pela valsa azul
    então foi essa que ficou no meu bloguinho de poesias

    abracinhos, e votos de feliz domingo
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Inspiradora varanda, de onde se contempla a poesia escrita em tudo, em toda parte. Convidando a poetizar e encantar.

    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  16. Querida e grande poetisa Gracita!
    Tivemos o gosto de escolhermos a mesma imagem pois assim como você, ela me fez trazer a tona doces lembranças da minha infância onde vivi.
    Sua poesia está majestosa, digna da maravilhosa poetisa que és. Parabéns pela brilhante participação, mais uma vez.

    Parabéns por mais essa majestosa participação. Tenha um lindo dia e um início de semana feliz.

    ResponderExcluir
  17. Minha grande Amiga.
    Sinto o teu poema magistral e de uma imagética bucólica
    muito bela e tocante...
    Uma boa reforma e um redúgio assim, temos assegurado
    o paraíso na idade maior.
    Ambas empregámos a anáfora, mas garanto que foi pura
    casualidade...
    Abraço especial, querida poetisa...
    Domingo e semana de férias fantásticos
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  18. É sempre um gosto ler os seus poemas!

    Bom domingo, beijinhos*

    ResponderExcluir
  19. Olhar de quem reflete e se faz poeta a contemplar a vida. Bela participação

    ResponderExcluir
  20. A sua imaginação vai muito além!! AMEI. Parabéns!!:)

    Beijo e um resto de um Domingo feliz.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde querida amiga Gracita.
    Quanta inspiração em seu poetar!
    "Da varanda da minha casa
    vejo as flores florescerem
    num espetáculo de cores e aromas
    vejo o balé dos beija flores
    em seu romântico bailado de acasalamento"
    Lindo de viver.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, Gracita
    Parabéns pela belíssima inspiração.
    Muito Linda!
    Um grande abraço de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Gracita
    Que belo cenário recriaste da varanda da tua casa usando uma anáfora perfeita num versejar idílico e cheio de magia
    O poema é deslumbrante minha amiga
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  24. Boa noite querida amiga Gracita
    Um poema belo,bem inspirado. Vamos lendo e imaginando a cena. Maravilhoso. Uma linda semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  25. A varanda de uma casa que apetece partilhar com a Poeta. Um belíssimo poema, minha Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Gracita maravilhosa a varanda aí acontecem muitas coias boas, lindíssima a poesia como sempre surpreendendo com suas poesias lindas cheia de encantos, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  27. Que lindo,amiga Gracita!

    Adorei!
    Estou com problemas para acessar os blogs pelo celular e com pouquíssimo tempo para a Net.
    Obrigada pela visita e,assim que meu marido se recuperar das 3 cirurgias feitas em fevereiro e março de 2018,tudo voltará ao normal,se Deus quiser.

    Beijos sabor carinho e uma semana com muitas bênçãos!

    Obs: Desculpe a mensagem copiada,mas é o que consigo agora para agradecer quem me visita e comenta.

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
  28. Que lindo viajar no seu olhar da varanda encantada, numa belíssima inspiração.
    Adorei ler a majestosa poesia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Grata pela visita, Gracita! Estava saudosa destes espaços personalizados.
    O face é bom, mas o encanto acontece aqui!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  30. Eu já tinha visto essa casinha, não lembro onde, e me apaixonei por ela, Gracita! Teu poema ficou lindo, muito! Combina com toda a casa, com a paz que dela emana. Parabéns, amiga! Inspiradíssima.
    Uma ótima semana pra você!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. r: Fico contente :)
    Obrigada e igualmente*

    ResponderExcluir
  32. Tão bom poder fazer esta viagem encantadora através da sua varanda.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  33. Que beleza de inspiração, belo poema e me faz sentir o amor que dela emana! bjsss

    ResponderExcluir
  34. Olá, Gracita,
    Para ver e sentir formas miríades de vidas, de pássaros, de flores precisa-se ter a alma de poeta. Da varanda de sua casa a poeta vê e sente o que pode ser indiferente para outras pessoas. Mas poeta é assim mesmo, vê o invisível ou cria do invisível, o concreto.
    Belíssimo poema, minha amiga.
    Parabéns. Uma boa semana.
    Beijo
    Pedro

    ResponderExcluir
  35. Olá Gracita
    Essa é uma varanda feita de letras abençoadas, palavras benditas e frases inspiradas como só VC sabe fazer tão lindamente!
    Uma excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Hi! From the balcony of your house, you can see many things.It's very awesome. Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Gracita,
    A imagem é aconchegante,
    e te trouxe uma rica inspiração!
    Linda participação!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Gracita!
    Me convida para passar uns dias nessa sua casa tão linda, inspiradora, aconchegante e cheia de carinho.
    Parabéns!
    Desejo uma semana plena de luz e paz!
    “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/07/divulgacao-cultural-97-45-poetizando-e.html

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Amiga!
    Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas
    o que tem que ser guardado. Lembranças, sorrisos,
    poemas, cheiros, saudades, momentos.
    ((Martha Medeiros)

    Vamos mais uma vez poetizar e encantar com nossos poemas, guardar o que é bom, o que nos da prazer e deixa a alma leve.

    Amanhã postarei o Poetizando logo cedinho. Seja mais uma vez bem vinda!

    Abraços, feliz fim de semana!

    ResponderExcluir
  40. Uma linda inspiração... encantadora... e reconfortante... como a casinha da imagem!...
    Mais um post sensacional, Gracita... imagem e palavras, num todo perfeito!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.