Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2019

Encontro cósmico

No limiar poético dos versos
um sedutor trovador
elencou um esporte poético
infiltrou no universo
do signo poético
que se esquivou no silêncio
para viver a magia da poesia

Insinuou-se nos interstícios da gramática
volteou os meandros da sintaxe
contornou o reverso e o inverso do verso
esmerou-se na oratória de seus quereres

Exprimiu seus desejos em beijos tímidos
conquistou olhos límpidos
 com a languidez do seu sorriso
colheu sorrisos inibidos
silêncios eloquentes
e abraços tórridos

E no lirismo da poesia
passeou por músculos túrgidos
explícitos em sussurros explosivos
que culminou num encontro cósmico
eletrizado por faíscas transcendentais
(Gracita)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Canção da América

Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa pra se guardar
Do lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir a voz que vem do coração
Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia, amigo
Eu volto a te encontrar
Qualquer dia, amigo
A gente vai se encontrar
Seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia, amigo
Eu volto a te encontrar
Qualquer dia, amigo
A gente vai se encontrar
(Canção da América - Milton Nascimento)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A palavra

Uma mesma palavra pode ter força pequena
ou se a gente permitir ela se agiganta, fica grande demais
pode ter o cheiro ocre de uma maldosa agressão
ou o sabor doce da serenidade que transmite paz

A mesma palavra pode se transformar numa gangrena
que machuca, fere e envenena
a mesma palavra pode ser a rima de um poema
ou se tornar a algema de um complicado teorema

A palavra pode adquirir variadas formas
pode obedecer ou transgredir todas as normas
dependendo de onde e como foi plantada

Quando vem carregada de ódio, provoca a morte
temperada com amor, torna-se forte
a mesma palavra pode significar tudo ou nada
(Gracita)
Prezados leitores amigos desejo-lhes dias venturosos com muita paz
Um cordial e fraterno abraço

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Emocionante aventura


Quando eu abro um livro novo
uma gama de aventuras se descortina ao meu olhar
vejo um mundo de emoções bailando
para me fazer sonhar

Acaricio com ternura cada página
sinto a textura embalar meus sonhos
aspiro o aroma contido naqueles segredos

Pego o passaporte da leitura
E embarco numa emocionante aventura
príncipes... princesas...
gnomos e fadas
velejam comigo em alto mar

Cada personagem traz uma fantasia
nos meus devaneios vem morar
juntos viajamos para as estrelas
quiçá para além mar
ou para onde a emoção nos levar

E nessa fantástica viagem
terras longínquas vou desbravar
segredos e mistérios desvendar
deixando a emoção voar livre pelo ar.

Gracita

domingo, 6 de janeiro de 2019

Assim eu me defino? Eu... simplesmente

Eu me defino?
Isto é possível?
Eu sei o que fui
e hoje talvez
eu saiba quem eu sou

Nos meus devaneios
assim me definiria
Já fui dia claro e brilhante
 e noite sem brilho deveras torturante
Já fui sol que aquece e alumia
 e lua que ilumina os amantes
Já fui fogo na luxúria de uma paixão
E gelo quando a dor envolveu meu coração

Já fui correnteza audaciosa de um caudaloso rio
Fui calmaria de um mar tranquilo em fins de tarde
Fui brisa suave que  num sopro te acaricia
e furacão na tempestade de emoções de uma avassaladora paixão

Já fui dúvida no meu querer
já fui certeza naquilo que sou
já fui sonho nos sonoros versos de uma poesia
E realidade dos sonhos que consegui materializar

Já fui inverno e verão
vivi com notoriedade as quatro estações
e deixei para florescer na primavera
colorindo e perfumando os desejos do coração

Já fui presença constante na vida de quem cativou meu sentimento
Já me fiz ausente quando a mágoa dilacerou meu coração

Já fui partida e regresso
fui sorrisos e lágrimas
fui passado... sou presente
nos momentos de lucidez
vivenciei doces loucuras

Já fui princípio, meio e fim
fui história com verdade e essência
escrevi nas páginas da vida o que fui
e hoje me perguntam...
Quem sois?
E assim me defino...
Sou o que vivi
e hoje te digo com certeza
Sou PLENITUDE! 
Eis o que sou.

(Gracita)

Desejo a todos dias felizes e abençoados
Beijinhos doces e um cordial abraço