Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2019

Feliz Ano Novo

E tudo começa com os preparativos
para a ceia de natal, a celebração 
do nascimento do Deus Menino

As expectativas aumentam 
com a proximidade do reveillon
E à meia noite os brindes
 fecham um ciclo e fazem
o nosso peito estufar de esperança

É o recomeço de uma nova era!
É um recorte da realidade
precisamos de rituais e referências
para enfrentarmos os desafios do Ano novo 

Na contramão dos fogos de artifício
da exacerbada euforia e com o passar
das horas, dos minutos e dos segundos 
já começa a envelhecer os nossos sonhos

O Ano Novo sai de sua meninice
vive os dias gloriosos da juventude
para então envelhecer e nascer
 um outro Ano Novo
Cheiinho de novas expectativas

E assim a cada 365 dias vamos 
renovando nossas esperanças
de um futuro glorioso e feliz
pleno de paz e harmonia
(Gracita)
Queridos amigos desejo que o Ano Novo
lhes traga muitas alegrias, sucesso e prosperidade
Um afetuoso abraço e tim...tim!!!!
Resultado de imagem para barrinha png de ano novo
Deixo meu saudoso abraço de uma breve despedida
Período de férias escolares e... recesso aqui no Sonhos
É um tempo para reenergizar e revitalizar as energias
para o enfrentamento de mais um Ano que promete
boas novas para todos nós
Felicidades a todos!
E meu beijo recheado de saudades

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Feliz Natal !!!!!

Poucas horas para o natal
É chegado o momento
de somar as dádivas

Somar a harmonia
a solidariedade e a paz.

É chegado o tempo de multiplicar
multiplicar os beijos,
os abraços, os carinhos
e o aconchego

Natal é tempo de diminuir
diminuir a distância
a saudade e a indiferença

Natal é tempo de amor
é tempo de deixar Jesus nascer
dentro do nosso coração
Gracita


Um natal venturoso para você e seus familiares
E uma noite abençoada plena de amor

sábado, 21 de dezembro de 2019

Mais um natal!!! Paremos para refletir!!!!

Com a proximidade da festa natalina
Olhamos as luzes que piscam incessantes
e somos acolhidos pela magia desta festiva data

As pessoas se reúnem para celebrar...
Mas estão celebrando o quê?
O encontro com familiares e amigos?
Uma linda ceia regada a comida e bebida?
E o Menino Jesus? Quantos se lembram dele?

Será que temos algo para celebrar?
Não seria melhor pararmos um pouco
com os festejos arrojados e brilhantes
e fazer uma prece de gratidão?

Toda a pompa que emerge das casas
na noite em que mais uma vez
nasce o pequeno Menino
que veio despojado e simples
para nos mostrar que a beleza da vida
está na simplicidade e não na suntuosidade

Será mesmo que temos algo a comemorar?
Com toda a violência humana em que 
pais, mães, filhos, conhecidos e ou desconhecidos
se matam e matam o outro sem nenhum temor ou dor?

Todos esses festejos me deixa melancólica e triste
Sonho com um natal de amor e harmonia
onde todos se abracem numa prece muda
plena de gratidão e fraternidade

Que todos os seres humanos se respeitem
e saibam respeitar o seu próximo
Se não lhes pode doar amor e solidariedade
recolham-se na sua pequenez humana
e permitam que o mundo conheça a paz
através da fé, da bondade e do congraçamento
entre os que se reconhecem como irmãos
(Gracita)

Desejo que neste Natal possamos celebrar a Festa do AMOR
com muita PAZ e RESPEITO como é o desejo do nosso
DEUS MENINO

Esta é a minha participação na X Interação Fraterna de Natal
proposta pela amiga Roselia em seu blog Idade Espiritual

sábado, 7 de dezembro de 2019

Fascinante mistério

O brilho de um olhar é fascinante
traz um convite silencioso
para mergulharmos
no seu interior misterioso
buscando desvendar
o que o torna irresistível

Esse diferencial nos estimula
a penetrar nessa imensidão
sem medo de descobrir a solidão
o que nos impulsiona é a sedução

Olhar tem magia, fantasia
tem calor e furor
tem frenesim e poesia
tem paixão, tem alquimia

Olhar misterioso que encanta e fascina
o teu brilho reflete um turbilhão de sentimentos
na carência silenciosa da profundidade do olhar
encontramos levezas e delicadezas

O brilho do olhar esconde íntimos desejos
são segredos algemados na alma dorida
mistérios de um coração impetuoso
agrilhoado pela chama ardente da paixão
(Gracita)

sábado, 30 de novembro de 2019

São 05 anos de poesia e magia

Neste 05 anos a poesia desfilou majestosa nesta página
e continua viva porque você amigo leitor interage
deixando comentários que enriquecem e estimulam
a poetisa para que novos bordados poéticos
sejam elencados com arte e magia
Para celebrar a data vamos degustar Poesia
Um alfabeto à disposição
Letras em profusão
Basta imaginar
E deixar cair
Gotas de magia
 Em Letras douradas
Coroadas de poesia

Sensibilidade com arte
Bordada com sedução
Um feitiço poético
Para encantar corações

Assim floresce a poesia
Versada com emoção
Coroada de amores
Bordada de paixões
Um tecido poético
Um arabesco lírico
De emocionantes Sensações 
(Gracita)

Imagem relacionada
Amigo leitor, você com o seu carisma é que dá vida
ao "Sonhos e Poesia"!
É através da sua interação que hoje estamos
celebrando mais um aniversário.
A você estimado amigo...

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Ei... me escute!

Ei... me escute!
Preciso lhe falar...
Trago nos lábios 
de minhas florestas
doces palavras e sorrisos

Mostro no olhar
dos seres viventes
que em mim habitam
os tesouros do amor

Bordo na alma 
dos peregrinos
da exuberante fauna
a sensibilidade
de afetivos sentimentos

Na elegância da flora
pinto um arco íris de cores
para inebriar os teus sentidos
com o perfume das flores

Ei... então me escute!
Porque me fazes chorar
com a malvadeza  selvagem
dos teus golpes?
Que mal eu lhe fiz?

De minhas fontes cristalinas
ofereço-te suavidade e frescor
da pureza de minhas folhas
dou-te o ar transparente
com ternura festiva

E tu golpeia-me! 
Para saciar a sua ganância
provoca queimadas
incendiando o meu chão

Devasta-me com crueldade
fazendo-me expelir lavas
de uma chama ardente
como se eu fosse um vulcão

As minhas leis são soberanas
foram elaboradas pelo Criador
Se tu continuas a me destruir
verás a minha extinção

Pense na raça humana
que não aceita suas
interferências desrespeitosas
Sou mãe terna e amorosa

Cuidando-me com zelo e amor
sua vida terá mais júbilo e valor
Então... escute o meu clamor
(Gracita)
Amigos estou conseguindo manter o "Foco"
nas minhas responsabilidades com as
atividades educacionais.
Perseverar" faz-se necessário para
conseguir finalizar os afazeres
que serão apresentados na 
Mostra de Conhecimentos
Como o tempo não tem sido generoso
deixando-me em falta com as visitas
aos vosso blogs decidir entrar
em "Pausa" temporária

Volto logo!!!!!

domingo, 3 de novembro de 2019

Sou eu... ou será Você?

No encanto mágico do abraço
a sedução envolve nossos corpos
Murmúrios sedutores... sussurros envolventes

Nossos corpos se entrelaçam na magia da paixão
afloram ardentes e insanos desejos
Os corpos fundem-se numa voraz tesão
misturam-se... unem-se... confundem-se...

Já não sei quem sou 
nesta dança da paixão
Somos os prazeres da libido
Sou eu... ou será você?

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O livro dos meus dias

Quando eu abro o livro dos meus dias
vejo florescer a árvore do meu viver
que me concede a cada dia 
a ternura de um novo alvorecer

Olho as páginas escritas com dedicação
releio alguns recortes da minha vida
e feliz percebo que ainda 
 tenho lindas histórias para contar

São histórias mescladas de poesia
que vou colhendo na alternância do dia
o véu negro cobre a noite com seu manto de estrelas
pego a pena e bordo sonhos para o novo dia

Com trovas, sonetos e haicais
vou rimando com lirismo 
o cotidiano dos meus dias
sem perder a doce magia
da minha vida entremeada de poesia
(Gracita)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Chegou...

Uma grande alegria invadiu o meu coração
Ao chegar da escola deparo-me com esta embalagem
Com a respiração acelerada
fotografei a embalagem 
e quando abri...
este presente maravilhoso
ofertado pela amiga Lourdes
A coletânea de poemas dos poetas e poetisas
que estiveram juntos num abraço poético
Cada um com a sua peculiaridade
foi se envolvendo a cada Edição
E para comemorar a 100ª Edição
A idealizadora do Poetizando e Encantando
escolheu poemas dos artífices da poesia
e presenteou-nos com esta belíssima obra
que veio autografada com imenso carinho
Querida amiga Lourdes a minha gratidão
pelo presente maravilhoso
Uma iniciativa ímpar!
O seu carinho, a sua dedicação ao projeto
e o seu despojamento ao elaborar esta belíssima coletânea
vem reiterar o ser humano excepcional que és.
Obrigada de coração minha querida
estou muitoooooooooo feliz em fazer parte desta
obra junto com poetas e poetisas ímpares
Imagem relacionada
Pra você amiga...
Quem tiver interesse em adquirir esta bonita coletânea
basta acessar Agbook e digitar no campo autor
o nome "Lourdes Duarte"

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Tristes notas da poesia

São as notas sonoras de uma canção
Que revelam a alma da poesia
Emerge das entranhas do coração
A partitura da real poesia

Por vezes a música ressoa triste
Repleta de lânguida melancolia
Ecoando notas tristes e vazias
Guarnecida pela sensível saudade
Que fere e maltrata o coração 

Há dias em que as notas são doces e ternas
Reflexo de esperança e expectativa
Noutros são notas incompletas 
De um verso mutilado e disforme
Tão imperfeito como meu poema de amor
(Gracita)

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Parabéns Professor


Educador tu és...
 A mola propulsora da descoberta do saber

Tu és fascinante...
 Ao mesmo tempo que ensina, você aprende
Você aprende enquanto ensina

Tu és emoção...
Emociona seus discípulos e se emociona com o seu saber

Tu és sabor...
Suas aulas tem o doce sabor do saber

Tu és prazer...
A ludicidade é  o teu referencial e propicia o prazer

A você MESTRE...
Um toque de carinho
Uma dose gigantesca  de afeto
Um coração transbordante de amor
Um afago na sua alma de EDUCADOR

Parabéns MESTRE!
Hoje é seu dia!
Esqueça as mazelas da profissão
E vibre de emoção!
Comemore com alegria
A nossa digna profissão

Aplausos pra você
(Gracita)


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Edição comemorativa


Almas apaixonadas

Dois corpos
Duas almas
Duas vidas

Caminhos diferentes
Capricho do destino
Se encontram, se nivelam
Seguem paralelos
Unem-se por um 
átomo do tempo

Mãos dadas
Olhos nos olhos
Riso brincando nos lábios

Perfume de mar
Vento nos cabelos
Brisa suave no rosto
Encontro de almas

Calor dos corpos
Proximidade de almas
Sentimentos explodindo
Turbilhões de amor

Sonho e realidade se entrelaçando
Grilhões da ausência se rompendo
Almas conectadas na volúpia da paixão
Completamente libertas da razão
(Gracita)

Querida Lourdes parabéns pela linda festa comemorativa!
Que Deus lance suas bênçãos divinas sobre você
para que possas continuar nos oferecendo
esta maravilhosa oportunidade de interação
nesta BC linda que idealizaste com tanto carinho
reunindo-nos semanalmente com o propósito
de acolher as nossas inspirações poéticas
Pra você o meu carinhoso abraço e este simples selinho

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Jardim de girassois

Lindo amanhecer no arrebol
o rei sol espalha seus filhos
dourados ao nosso redor
desenhando com exuberância
um amarelo campo novo
um jardim dourado 
de airosos girassois

Gira... gira girassol num eclético bailado
derrama sua luminescência dourada
nas páginas fascinantes da poesia
Verte em passos ritmados
a alegria do seu bailado
aos amantes das flores douradas

Amantes da formosa poesia
acolhe em teus braços oblongos
o versejar da mágica fantasia
que o encanto dourado destes
filhos do poderoso rei sol
lhes oferece um esfuziante bailado
num feliz e rodopiante carrossel

Neste jardim de girassois
coroamos nossa paixão
e tatuamos com poesia
as pétalas douradas da flor
com a força do nosso amor
(Gracita)
Resultado de imagem para barrainha girassois png
Participando da 99ª Edição do Poetizando e Encantando
BC proposta pela amiga Lourdes no seu blog

sábado, 28 de setembro de 2019

Muito além da retina

No curso do meu olhar
muito além da retina
coleciono os detalhes
que a vida me oferece

O tom do azul
de um céu ensolarado
o avermelhado do sol
num fim de tarde crepuscular

Um veleiro margeando a enseada
com suas velas a bailar
 trazendo no convés
sonhos enrolados em carreteis

O calor de um abraço
o gosto suave de um beijo
riso de crianças brincando
 folguedos da inocente infância

Muitos tesouros eu guardo
muito além da minha retina
São recordações de uma vida
capítulos da minha história
recortados da minha memória
(Gracita)

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Floresce a primavera

Num acalanto suave
como a embalar o canto
vejo eclodir em cores
a metamorfose dos encantos

Encaixe harmonioso
de cores e aromas
delicadezas ondulam em flores
no equinócio do florescer
pululam pós inverno
São vidas no glorioso renascer

Quem hibernou involuntário
fervilha em cores na primavera
encontra a suave brisa
a refrescar a tez acalorada

A esperança renascendo
a vitória das sementes
que rompe o sombrio da terra
e floresce na estação primaveril

Com nuances diversificadas
as flores brotam enfileiradas
colorindo, tingindo, ruborizando
o caminho dos passantes anônimos

 Rompe o casulo da hibernação
vence a crisálida metálico dourada
florescem majestosas... 
vivem a juventude na primavera da vida
 e extenuam-se no limiar da maturidade
(Gracita)

domingo, 22 de setembro de 2019

Viajante na cápsula do tempo

De suas páginas amarelecidas
amarfanhadas por mãos ávidas pelo saber
conquistou-me com o seu silêncio
e de suas páginas gastas pelo tempo
veio a terna magia coberta pela fantasia

Adentrei na cápsula do tempo
viajei por lugares desconhecidos
sorri de prazer com suas poesias
adormeci no lirismo dos versos

Sem dizer uma única palavra
falou-me de fatos esquecidos
guardados no baú da memória
donde voejam meus pensamentos

De teu olhos sorridentes e serenos
veio a fantasia, os versos quentes
fez desabrochar em mim a inspiração
e de momento cantei uma suave canção

Esticou-me numa corda tensa
Fui protagonista de tuas aventuras
 fui amarrada pelo cordão da magia
de sua envolvente poesia

Em êxtase quase hipnótico
acordei daquela letargia poética
fechei com cuidado o livro
exaurindo-me daquela fascinante viagem
que fiz na sua cápsula do tempo
(Gracita)

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Poesia que habita a alma

Dançar é desenhar com o corpo
a poesia que habita a alma
Dançar é permitir que o corpo
execute na cadência dos versos
o lirismo da poesia

O corpo é o templo da arte
É a exposição escultural
dos sentimentos que vivem 
em constante festividade
consumada em versos ritmados

A dança é a linguagem do amor
escondida nos recônditos da alma
extravasada num salão
com o partner dançarino 
que desperta a emoção
com giros elegantes
numa auspiciosa dança de salão

A dança é um desejo perpendicular
que se mescla com a música
num dueto de ritmo, magia e sensualidade
e deixa exalar a voluptuosidade da poesia
na amplitude dos requebros
executados com  maestria

Dançar é criar uma escultura corporal
fecundada na unicidade de dois corpos
Visível por alguns instantes em que
a magia da poesia é elencada
nos deslizar harmonioso e sofisticado
dos corpos frenéticos dos dançarinos
(Gracita)

Venha poetizar com a amiga Lourdes
Filosofando na vida

domingo, 15 de setembro de 2019

O choro da lua

Nos primórdios da criação
Deus fez o sol e a lua
conferiu-lhes brilho próprio
cada um com uma nobre missão

No primeiro encontro se olharam
e perdidamente se apaixonaram
mas a sina destes astros luzentes
seria viver separados 
amargando grande decepção

O sol por seu intenso brilho
astro rei foi coroado
a lua recebeu o honroso título
de Musa dos Namorados

Numa noite muito quente
ouvi soluços vindo do céu
vi a lua chorando sua amargura
derramando lágrimas de prata

Recolhi as gotas de cristal prateado
com elas fiz um colar bordado 
pendurei-o nas asas do vento

O astro rei reconheceu aqueles cristais lunares
Pediu uma audiência ao Criador
E nesse encontro cósmico 
revelou toda a dor que a lua sentia
falou de sua grande paixão

Queria nem que fosse por um breve momento
a lua poder encontrar e nestes tênues momentos
confortar o seu grande amor que vivia chorando a dor da solidão

Deus criou o eclipse para os apaixonados se encontrarem
E a lua que deveria ser sempre cheia vivia de fases
sempre tolhida no céu a chorar

E a cada eclipse um novo encontro
sol e lua se abraçavam até aquela fase passar
Depois novamente separados
ficavam na expectativa de um novo eclipse
quando então poderiam se encontrar e se amar
(Gracita)

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Caminhante da poesia

Sou caminhante da poesia
viajo sempre por versos dourados
procurando pelo sol poesia
onde deixei tatuado
nas pétalas do girassol
o meu dom para a poesia

Percorro os campos dourados
acompanhando o balé do sol poesia
colho pétalas perfumadas de magia
e com elas vou compondo minha poesia

Um campo de sol poesia
acolheu a minha emoção
transformou a magia
numa espetacular inspiração

Auferi o dourado do sol poesia
desde o nascente até o pôr do sol
captei a magia da poesia
daquela dourada flor poesia
(Gracita)
Participando da BC da Lourdes
que nos oferece lindas imagens
e nos convida a poetizar
E lá no seu blog Filosofando na vida
tem outros artífices da poesia
que sempre nos encanta
com suas belas poesias

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Pequena sereia, grande mulher!

Deitada em forma de conchinha
repousa na areia da praia
a branca sereia de corpo de espuma

Graciosa e bela como a lua
formosa como as reluzentes estrelas
Cauda de conchinhas azuis
resplandecem a vaporosidade
do teu estonteante corpo de mulher

Tua escultural silhueta
fascina os olhares desavisados
tem alma de doce menina
um tsunami de sentimentos
que explode em fagulhas de amor

Pequena sereia, grande mulher
Teu fascínio é paixão ardente
tua meiguice é caliente
que abraça o coração da gente

(Gracita)
96ª Edição do Poetizando e Encantando

domingo, 1 de setembro de 2019

Afetos deliciosos

Altares da vida
Momentos sonhados
Respingos de amor
saídos do mar

Sorrisos de amor
Felicidade no olhar
Promessas loucas
Em suspiros roucos

Beijos ternos
Na calmaria do mar
Abraços quentes
Envolvendo a gente

Carinho entregue
Corpo lânguido
boca sedenta
Do beijo ardente

No teu abraço sereno
Deixo a mensagem
Do amor supremo

Na pureza dos olhos
Vejo o desejo
Que purifica e sacia
Nossos lábios... Vigorosos

São afetos deliciosos
Que envolvem 
Nossos corpos
Nessa manhã pueril
Com o nosso amor
Fogoso e viril
(Gracita)

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Simplesmente ler

Ler sempre
Ler muito
Ler quase tudo...
Simplesmente ler!

Ler com os olhos
Ler com ou ouvidos
Captar a essência
Viajar em nuvens de sabedoria

Ler através dos poros
Ler com o tato
Sentir o fato
Inebriar o olfato

Ler desejos, ler o tempo
Ler o som do silêncio
Ler nas entrelinhas
Trazidas pelo vento

Ler com razão 
Colher a emoção
Ler com sensibilidade
Ler verdades, inverdades
Viajar na fantasia

Ler imagens, paisagens, viagens
Ler fracassos, sucessos
Ler o ilegível nas entrelinhas
dos sonhos e dos pensamentos

Ler informações inquietantes
De dor ou de prazer
Ler a vida, ler a morte
Ler o impensável

Ler em casa, na escola
Na rua, na lua
Nas nuvens, nas estrelas
ler em qualquer lugar

Leitura é coisa fina
Leitura é diamante
Que lapida nossa mente
De forma abrangente

Seja leitor consciente
faça da leitura 
seu escudo de combatente
E tenha argumentos convincentes
Para dialogar com seu oponente
(Gracita)

95ª Edição do Poetizando e Encantando
BC proposta pela Lourdes no seu blog Filosofando na vida

sábado, 24 de agosto de 2019

Lua, a musa dos poetas

Hora mágica do entardecer
O sol vai se esvaindo em solfejos dourados
É hora da sua chegada triunfal
para abrilhantar a noite
e fazer os trovadores sonhar

Envolta em perfumes e aromas
Ela faz o poeta levitar em versos
E da alma inquieta e exigente
Versos de amor são desnudados em poesia

Ela vem suave, vaporosa, encantadora
Trazendo sensualidade, perfumes orvalhados
Na magia dos desejos sonhados
Amealhando os corações enamorados
envolvendo-os na volúpia da paixão

Ela, a cúmplice das paixões avassaladores
Testemunha dos doces e ternos amores
Alcoviteira dos amantes
Inspiradora dos poetas e trovadores

Lua... Oh lua!!!!!
Musa de todos nós
Ilumina os nossos amores
Seja a parceira longínqua
da nossa esfuziante paixão
(Gracita)
94ª Edição do Poetizando e Encantando
BC proposta pela Lourdes do blog Filosofando na vida

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Juntos somos mais!

O mundo caminha para o abismo
impera o egocentrismo
cada um pensando em si

Calma minha gente
precisamos pensar diferente
vamos darmos as mãos

Porque sozinhos não temos voz
Unidos somos fortes 
Juntos somos mais!

Chega de violência
nas manchetes dos jornais
o mundo precisa saber que
juntos somos mais!

Juntos contra a guerra
juntos contra a injustiça
juntos contra a fome

Queremos ver uma colossal manchete
que chegou ao fim a violência

O respeito se aprende em casa
E se aprimora na escola
quem aprende a respeitar
sabe o significado do amor

Que se extirpe toda a dor
que fere o coração de um povo
que luta com dignidade
pela tal da equidade
e assim viver em liberdade

Unidos somos fortes
juntos somos mais!
Vamos fazer do mundo
um lugar de amor e paz
(Gracita)

Participando da 93ª Edição do Poetizando e Encantando
Proposta da amiga Lourdes em seu blog Filosofando na vida