Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Café Poético - Edição Especial

 

Hoje teremos uma prosa regada a café. O ano de 2020 foi um ano atípico, dramático e certamente será inesquecível não pelas boas lembranças mas pelas difíceis lições que deixou para cada um de nós. Lições que foram aprendidas com muita dor e muito sofrimento. Pessoas exauridas tentando se enquadrar nesse dito "novo Normal". Mas aqui no Sonhos e Poesia continuamos sonhando pois aqui é um espaço onde todos podem deixar que os seus sonhos escorram por essa página com os seus versares ímpares e melodiosos. A passarela da poesia recebeu escritores brilhantes! O Café Poético foi enaltecido com poemas excepcionais! A todos que disponibilizaram suas pérolas em poesia para o glamour deste evento o meu muitíssimo obrigada. O próximo ano está chegando... Vamos recebê-lo com o coração transbordante de esperanças de dias melhores... mais suaves e mais serenos. Esta não é uma despedida! Em 2021 o Café Poético retornará. E abrindo o novo ano seremos agraciados com a belíssima poesia da Sueli Dobón. Nesta Edição Especial quero prosear sobre o final deste fatídico 2020 e reiterar as minhas e as vossas esperanças para um 2021 muito melhor.

O ano de 2020 vai se despedindo

com um suspiro nostálgico

deixa  para trás o que foi vivido

e também as oportunidades perdidas


Com um aceno tímido ele dá o seu adeus

e 2021 se avizinha cheio de pompa

trazendo na bagagem novos sonhos

e muitas expectativas

 

Que bons presságios venham com ele

que fluam sentimentos do bem

porque o mundo está carente de amor

que os corações se entrelacem em atitudes

de solidariedade, gentilezas e paz

que haja ânimo, fé e perseverança

para as batalhas cotidianas

 

Que todos tenham energia

saúde e perseverança

para se empenharem

na conquista de seus objetivos

 

Que os novos projetos

sejam executados com êxito

e que ao final dos 365 dias

possamos avaliar positivamente

os triunfos alcançados

Mais uma página se descortina à sua frente

que ela seja preenchida com sentimentos nobres

que você alcance todos os teus objetivos

que os seus sonhos sejam grandes

e as oportunidades sejam bem aproveitadas

que o novo Ano  chegue bem festivo e alegre

repleto de grandes emoções

trazendo na bagagem... amor, esperança e paz!

que você seja muiiiiiiiiiiito Feliz!

Desejo que no próximo ano possamos nos encontrar

muitas vezes pelos lindos caminhos da blogosfera.

permeados de lindas e imponentes poesias

e que os nossos encontros sejam

um hino à ternura e à amizade.

que a amizade construída

seja alicerçada no respeito,

 no carinho e no amor fraternal.

sábado, 26 de dezembro de 2020

Desejo de me expressar


Não sei se é dom ou talento 
ou apenas um desejo de me expressar
quando eu não escrevo poesia
sinto-me completamente vazia

Quando me falta inspiração
meu emocional se fragmenta
sinto faltar-me o chão

Quando não falo de amor
sou tão sem valor
Quando falo de paixão
me preenche o coração

Fico carente quando não escrevo
meu versar é puro e sincero
O que sinto deixo nas entrelinhas
com palavras transcrevo emoções

Nas linhas da poesia
vou bordando a magia
e roubando o tempo da inspiração
o momento poético não conhece
a ampulheta do tempo
é regido pela emoção, pelo contratempo

Se eu pudesse dizer em uma só palavra
como é grandioso o versar
faria trovas e rimas poéticas
sussurradas pelas asas do vento
inspirada na luminescência do luar

Seguro-me nas pontas de um segundo
e escrevo um poema sucinto, enxuto
Mudo o tempo antes que mude o mundo

Dobrado, escorrido, lavrado 
expresso em palavras minhas emoções
com rabiscos alinhavados
Vou elencando versos poéticos
catalogados no íntimo do meu coração
(Gracita)


sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Sentimento natalino

 

Vai a noite, vem o dia
Em família, oração e liturgia
Muita festa e regalia
Pra Jesus filho de Maria

Jesus, o filho de Deus
Sem pompas, ele nasceu
Por todos os homens, sofreu
E ao terceiro dia, renasceu

Na humilde pobreza, viveu
Lições de amor ele deixou
Coração sofrido e contrito
Pacificou contendas e atritos

Resiliente e forte
todas as dores suportou
seu exemplo, inspiração
Amai-vos, uns aos outros

Na festa do amor
De frente para o presépio
Orar pelo milagre da vida
Agradecer as dádivas recebidas

Anunciar a palavra erigida
Confraternizar a amizade
Estreitar laços de união
Vivem em comunhão
abraçar virtualmente
o seu irmão
(Gracita)

Que a mágica desta época se espalhe pela casa de todos e traga felicidade, paz e harmonia. Que os sinos do Natal sejam os mensageiros de boas festas e que o Ano Novo seja repleto de realizações. Um Feliz Natal com o meu afetuoso abraço







terça-feira, 15 de dezembro de 2020

1ª Edição do Café Poético - Mês de Dezembro

 

Dezembro é um mês especial. A sensibilidade fica mais aflorada. Encontramo-nos mais suscetíveis às grandes emoções. Vamos abrir a passarela da poesia com...
O nobre poeta agracia-nos com este momento especial.


O Café Poético recebe com honras o ilustríssimo poeta Juvenal Nunes que veio do nosso amado Portugal bordar na página do "Sonhos e Poesia" a sua maravilhosa arte de poetar. Vamos degustar esse deslumbrante versar e absorver a sua majestosa poesia.

Musicalidades

 

Minha alma está em concerto,

Ao ritmo dos sustenidos

Em que a sonhar desperto,

Entre sussurros, gemidos.

 

Baixa a nota dos bemois,

Libertam-se as melopeias,

Gorjeiam os rouxinois,

Cantam no mar as sereias.

 

Ao som dessas melodias,

Com que tu bem me recreias,

Afinam-se as sinfonias

Em toada de colcheias.

 

Sou teu maestro, teu astro,

Que acende a tua estrela

Em teu corpo de alabastro

E a brilhar quero vê-la.

(Juvenal Nunes)


O ano de 2020 está dando adeus. Nestes dias derradeiros vamos nos preparar para receber a poetisa Sueli  que virá com a sua arte fechar o ciclo deste ano que não foi fácil para ninguém. Vocês amigos poetas e poetisas bordaram lindas e emocionantes poesias no nosso evento e fizeram com que a nossa sensibilidade fosse aguçada com os seus viscerais versares.
Dia 31 de dezembro vamos degustar a poesia de Sueli Dobón 

domingo, 13 de dezembro de 2020

Resenhas

 Olá queridos amigos e amigas leitores do "Sonhos e Poesia". Hoje trago para o vosso conhecimento as resenhas dos meus livros publicados no site Agbook

Poemas para jovens adultos

Um trançado de pétalas poéticas bordado com sensibilidade e lirismo pela poetisa oferece ao leitor o livro "Poesia em Flor". Um caminhar suave por um tapete de pétalas de poesia em nuances distintas com sabores e texturas ímpares. Neste bordado o leitor trilhará por entre os canteiros da poesia podendo absorver os aromas ocasionais do lirismo leve permeado de sensibilidade e pétalas de amor.

A pena desliza suave pelo papel e as letras vão se aglutinando em diminutas gotículas. Essas gotas se abraçaram, condensaram-se em versos rimados. E assim floresceu o livro “Gotas de Poesia”. Nesta coletânea poética a autora borda os poemas com fios diáfanos de amor. Expõe os sentires do eu lírico numa oratória apaixonada. Os poemas são como um elixir balsâmico que encontra eco no coração do leitor. Os versos são compilados em dizeres intensos tendo a temática Amor, versada com metáforas bem alinhavadas no contexto essencial da poesia. Versos livres sem a preocupação com a métrica a autora almeja inflamar os sentimentos e incendiar os corações com composições românticas guarnecidas de exacerbada sensibilidade.

“Segredos de Amor" traz os mistérios que envolve o amor. São enigmas que vão se desenrolando como um novelo. Os versos trazem um musicalidade suave que encanta o leitor. As incógnitas da paixão estão implícitas nos desejos que os personagens vivenciam perpassando os sentires que a cumplicidade amorosa formula em dizeres intensos, apaixonantes.

O livro "Doçuras e Delícias" vem encantar o leitor criança. Fazê-lo viajar no mundo da fantasia, interagir com os personagens e sonhar sonhos lindos e coloridos. O livro traz poemas que vão de encontro ao imaginário infantil. São doçuras escritas com sensibilidade e magia para fazer o leitor se deliciar com versos de fácil compreensão sem infantilizar e ou adultizar a criança. O lúdico perpassa a obra propiciando ao pequeno leitor se encantar com a fantasia.

O livro "Contos Mágicos" tem uma dissertação diferenciada. A autora discorre sobre contos onde a magia e a fantasia envolve o leitor numa viagem de aventuras. E o leitor passeia pelas nuances da fantasia e se permite adentrar nas histórias tornando-se co-personagem podendo interagir com fadas, bruxas, reis e outros seres deste manancial de aventuras.

Somos feitos de afetos e comunicamos o AMOR através da Linguagem Poética. O Amor nada mais é do que a poesia que floresce no coração e viaja pelos meandros da emoção bordado em linhas tênues e efêmeras dos versos

Se algum dos meus livros possa ter tocado o seu coração e você queira degustar o conteúdo da obra é só acessar a minha página clicando em Agbook, para adquirir.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Maravilhosa sensação de amar

 

Teus lábios são tão macios, suaves e delicados

Como as pequeninas pétalas de uma violeta florida

Teus expressivos olhos verdes são como gotas amendoadas

Marcando a tua face de traços lindamente delineados


Quando os teus lábios beijam os meus com doçura

Um licoroso mel me embriaga de prazer e júbilo

Cerro minhas pálpebras e degusto esse néctar  de puro enlevo

Entro em êxtase nessa doce paixão que me alucina


Quando os teus olhos pousam suavemente nos meus

O meu ser rejubila-se em êxtase hipnótico

Deixo que minha mente absorva a magia

Deste momento e deleito-me com o regozijo desta paixão


Gostaria de eternizar nesta poesia 

A maravilhosa sensação que é amar você

Palavras não traduzem com eloquência o meu sentir

Só sei te amar e te querer e o meu corpo se agita

Neste pulsante e efervescente delírio de amar você

(Gracita)


segunda-feira, 30 de novembro de 2020

2ª Edição do Café Poético - Mês de Novembro

 

O Café Poético recebe com honras e galhardia o notável poeta que vem lá do nosso país irmão Portugal agraciar-nos com o romantismo da sua brilhante poesia. Inspirem-se, absorvam e degustem essa pérola da arte literária. Em nossa passarela o ilustre poeta Ricardo Valério.
A luz do teu olhar

 

Sigo a luz que o teu olhar espalha na viagem

Iluminando cada auréola do meu pensamento

Onde encontro e colho a beleza da paisagem

Que perfuma o coração e o suave sentimento

 

São as veredas da vida cruzadas de esperança

De que os sentires aconteçam na forma divina

Para que no teu olhar de encantadora criança

A felicidade seja amor em bálsamo de bonina

 

Que o carinho que enobrece esse teu coração

Traga à alma a fragrância da sublime sedução

E a frescura cativante que transporta a aragem

 

Para que os meus passos dados ao entardecer

Sejam a jovial energia do meu sublime querer

Em seguir esse teu olhar que ilumina a viagem

  

Blog do poeta:

 http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/


No mês de dezembro o Café Poético será agraciado com a poesia do nobre poeta Juvenal Nunes

Amigo leitor quero deixar o meu afetuoso abraço a você que vem e deixa a sua generosa apreciação ao poema do meu ilustre convidado.
 O meu sincero  obrigada.

sábado, 21 de novembro de 2020

Efemeridade

 

Das liberdades que pensamos existir
Dos medos que nos atormentam
É tudo o que eu gostaria de expressar


Dialogar sobre a fragilidade humana
Da efemeridade da vida
Que se esvai num sopro fugaz

Falar desse silêncio que me assusta
A busca pelo desconhecido
Que nos atira de encontro ao vácuo

Minha mente navega por horizontes incertos
Gostaria de contemplar o pôr do sol
Na placidez morna da tarde

Gostaria de sentir a brisa da manhã
Acariciando com suavidade o meu rosto
Sem o fantasma da ausência
A sufocar o meu riso maroto

Das lembranças que guardo 
Queria apenas aquelas que
Não fizessem chover meus olhos

Das armadilhas da vida
Fugir  e esconder-me 
Ofuscar da mente 
As memórias torpes e tristes
De um tempo risonho
que não voltará jamais
(Gracita)

Meus amigos, cuidem-se, protejam-se!
A vida se esvai num sopro

domingo, 15 de novembro de 2020

1ª Edição do Café Poético - Mês de Novembro

 

O palco da poesia enfeita a sua passarela para receber o ilustre poeta Sol da Esteva que fez uma bela viagem de transatlântico de Portugal até o Brasil para modelar a sua exuberante e magnífica arte poética em nosso tapete literário. Predisponha-se para o belo e envolvente poema deste carismático e talentoso artífice da poesia.

Formação académica: Curso Industrial, Desenho de Máquinas e de Construção. Depois o Curso Superior de Relações Públicas, Comunicação e Marketing, em extensão da Universidade Católica do Rio de Janeiro. Estágios e desempenho em áreas de Projecto (Projectista), Aprovisionamento, Comunicação e Imagem. SOL da Esteva é Pseudónimo de Santos Oliveira, para a Poesia. Participação activa na Guerra do Ultramar, (Guiné - Pel. Indep. Morteiros 912 – Ilha do Como, Cufar, Tite, entre outros lugares do Sul, por períodos significativos, de 19Set64 a 29Dez65 e em Bissau, ás Ordens do Comando Chefe, até á data de Embarque a 19Set66). Bibliografia: – “Acordar Sonhando” (Artelogy) - "A Guiné no meu tempo - Da Mobilização ao Regresso" (Chiado Editora)

Além das tardes


Sossega coração e goza a Vida,

Descansa o teu sonho na vivência,

Alarga o horizonte da existência

E mantém, sempre, a Alma bem erguida.

 

É tempo de haver celebração,

Pelo que deves festejar o Amor,

Que dele te sustentas sem favor

E te acalmas na sua devoção.

 

Sossega coração. Fica comigo

E deixa-me lembrar-te a cada hora

Dos laços que alindam e unem Almas.

 

Verás soprar a brisa que mitigo

Na ânsia de um beijo que demora

E se mantém além das tardes calmas.

 

 

SOL da Esteva

Na próxima Edição no dia 30 de Novembro vamos degustar 
a poesia do Ricardo Valério


terça-feira, 10 de novembro de 2020

Coração algemado

 

Hoje estou dialogando com o meu eu
Falo deste insano desejo de ter você
Exprimo em silêncio os meus sentires
Entrego-me de corpo e alma
Sou tua! Só tua!
Assim sou...

No labirinto das tumultuadas emoções
Tatuei o amor alucinado que sinto
Você esnobou esse amor
Provocou fissuras no meu ser
Algemou meu irrequieto coração

Ainda te espero...
Onde o tempo não conta as horas
Os dias não envelhecem
A esperança não morre
O pensamento desliza no limiar
da tristeza, da solidão

Durmo algemada, aguilhoada pela dor
 Estou acorrentada a esse amor traiçoeiro
Que fragmentou meu coração

Estou me exaurindo aos poucos
E tu nem sabes que algemaste meu coração
Foste embora e não nos permitiu 
viver esse  amor
(Gracita)

domingo, 8 de novembro de 2020

Descobertas

 

Amanhece...
O dia me convida 
para novas descobertas.

Um passo aqui... outro ali...
vou deixando meu sorriso
emoldurado pelas flores do caminho

Vou colhendo a magia ao romper do dia
Deixo minhas dores na saída.
Na estrada vou suturando as feridas

Pelo caminho vou colhendo flores
Flores de inúmeras cores
Com elas faço buquês multicores

Vou bordando um tapete de cores
com as pétalas das minhas flores
Vou colhendo o canto dos passarinhos
que esvoaçam agitados em seus ninhos

Na estrada poeirenta vou
 deixando o descontentamento
No meu coração pulsa a gratidão

Uma nova manhã
Mais um recomeço
Novas descobertas
esperam por mim
(Gracita)

sábado, 31 de outubro de 2020

2ª Edição do Café poético - Mês de outubro

 

O brilhante poeta Antônio Pereira vem chegando guarnecido de magia trazendo o encantamento da sua requintada e elegante poesia sussurrada pela alma trazendo o deslumbramento do seu célebre versar. Vamos degustar a sua notável poesia?

Café poético

 

Chega,

se achega para degustar o verso,

rimar a vida e a lida,

dar guarida a inspiração.

Pingar com criatividade,

bebericar o lírico,

ode adoçado de esperança,

reunir amigos no sarau do tempo.

Aglomerar poesia,

com alegria versejar;

acreditar que tudo passa,

enquanto a gente vai passando,

esse café poético pra tomar.

É servido? É servida?

Chega,

se achega para degustar.

(Autoria - Antônio Pereira Apon


O poeta declama com galardia para o nosso deleite. Assista!!!!!

sábado, 24 de outubro de 2020

Dentro do meu olhar...

 

No meu olhar eu gosto de brincar...
Brincar com as cores, com as formas
Neles eu posso navegar e deixar 
Os meus sonhos ancorar

No meu olhar vejo pássaros
Que eu inventei para cantar
Flores eu desenhei para
Perfumar o meu travesseiro

Tudo o que eu quiser e imaginar
Cabem na fantasia do meu olhar
Cabe um amor verdadeiro
Que arranca suspiros ao meu coração

No meu olhar cabe a lua no céu
Tecendo rendas para enfeitar
As estrelas penduradas no
No varal cor de ébano da ilusão

No meu olhar cabe a fantasia 
Da menina que dá asas à imaginação
Rabiscando em versos rimados
Os seus efêmeros sonhos de amor
(Gracita)

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Café Poético - Esclarecimento

 

Olá poetas, poetisas e amigos leitores.
O café Poético está se encaminhando para o seu final e hoje venho fazer um importante esclarecimento. Alguns poetas e poetisas deram o seu aval aceitando o convite para participar deste evento.
Mas com o passar do tempo alguns se esqueceram do compromisso assumido. Eu venho tentando contactar sem sucesso os amigos para informar-lhes com antecedência sobre  a data da sua participação.
Não vejo outra alternativa a não ser alterar as datas da participação de alguns poetas. A partir da próxima semana não divulgarei o nome do poeta ou poetisa da próxima Edição do Café Poético. O café continuará acontecendo quinzenalmente mas o poeta ou poetisa será aquele que me enviar em tempo hábil o seu poema para o meu email isto depois que ele ou ela der retorno ao meu contato. Não farei nova lista de participantes, Tentarei de todas as formas contactar o escritor. Diante da impossibilidade pelo não retorno seguiremos com a lista. Espero que todos compreendam a situação e peço a quem manifestou o seu desejo de participar que entre em contato comigo através deste e-mail... gracita.fraga@yahoo.com.br
Se possível enviem o seu poema para que eu possa organizar o agendamento.
Na próxima Edição do Café Poético  no dia 31 deste mês o poeta Antônio Pereira (APON) estará abrilhantando o nosso Evento
Conto com a compreensão de todos e minha gratidão pelo apoio, estímulo e participação dos amigos e dos leitores.
Um grande e fraterno abraço e muitos sorrisos

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

1ª Edição do Café Poético - Mês de Outubro

A poetisa Donetzka chega com o seu carisma e sua arte para enaltecer mais uma Edição do Café Poético. A passarela está pronta e a requintada poetisa nos convida para este grandioso desfile literário. Cheia de charme e esbanjando inspiração a poetisa Donetzka traz o brilho e o glamour de sua poesia.
Acomodem-se e degustem esta obra prima da literatura

Esperança  & desesperança


Há dias em nossas vidas que temos a impressão...

De que chegamos no fim do caminho.

Olhamos para frente e não vemos nem uma saída.

 

Não há uma luz no fim do túnel...

E não há também nem uma possibilidade de voltar.

Sentimos que todos os nossos projetos, objetivos...

Foram levados para bem distante.

 

Estamos sem condições de torná-los realidade...

De alcançá-los.

Parece mesmo que o outono da nossa existência...

Fez com que secasse as nossas esperanças...

 

E o vento forte do inverno...

Veio para varrer das nossas mãos...

Todos os nossos sonhos acalentados!

A morte vem e arrebata os afetos de nossa alma...

 

Deixando-nos o coração dilacerado.

Sentimo-nos perdidos, não sabemos que rumo tomar.

Ficamos atônitos, sem nem uma ação ou reação como árvore ressecada...

Sem folhas, sem brilho, sem vontade de viver.

 

É a desesperança!

De repente, como acontece com a natureza..

A primavera vem e muda toda a paisagem!

As árvores secas enchem-se de frutos verdes...

 

E logo estão cobertas de folhas e flores.

O tom acinzentado cede lugar às cores vivas e tonalidades mil.

É a esperança!

 

Os entes queridos que nos antecederam na viagem...

De retorno à pátria espiritual, um dia estarão novamente juntos...

Aos nossos corações saudosos, num abraço de carinho e afeição!!!

Tudo na natureza volta a sorrir.

 

A relva verde fica bordada de flores, de variadas matizes.

As borboletas bailam no ar!

Os pássaros nos brindam com suas sinfonias harmoniosas.

Tudo é vida!

 

Assim, quando a chama da esperança reacende em nosso íntimo...

Nossos sonhos, desfeitos...

São substituídos por outros anseios, outros desejos.

Nossos objetivos se modificam...

 

E o entusiasmo nos invade a alma!

Jesus, o sublime Galileu...

Falou-nos de esperança no Sermão da Montanha...

Com o suave canto das Bem Aventuranças!

 

Exemplificou-nos os seus ditos e feitos.

Enfim, toda a sua mensagem é de esperança!

Por isso alimente seus sonhos...

Com a esperança de um mundo feito de pessoas como você!

 

Aproveite, viva a vida com intensidade...

Respeitando o espaço de cada uma das pessoas...

Que se fazem presentes na face da Terra.

Se a desesperança cercar-se de nós...

 

Vamos lembrar o amigo dos céus:

“Meu fardo é leve e meu jugo é suave”.

Pois bem, se o fardo é leve...

Por que não o conduzimos?

 

E se o Seu jugo é suave, por que não o aceitamos?

Vamos levar a vida adiante, acreditando, especialmente...

Naquela força maior que nos deu vida, Deus...

Independente de qual seja o nome que você dê a Ele.

 

Saibamos aproveitar com sabedoria...

Qualquer momento que a nós é oferecido...

Momento como esse que estamos vivendo...

Para dizer quem sabe um… eu te amo!

Autoria: Donetzka Cercck L. Alvarez

Texto de Reflexão.

Escrito em 01/01/2008.

Registrado e com Direitos Reservados.

Esse texto foi publicado no site abaixo com OS devidos créditos:

http://www.clickgratis.com.br/mensagens/reflexoes/a-esperanca-e-a-desesperanca.html#.UsubZeCdJpA.mailto

E no dia 31 de outubro a poetisa Lourdes Duarte estará abrilhantando o nosso Café Poético com a sua maravilhosa arte de poetar.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Onde mora a felicidade

 Sentindo a tua ausência, ao findar de mais um dia, também parti

Voei para outras paragens buscando outras formas de felicidade

Um passagem num túnel de muita luz me foi oferecida

Acedi à estreita passagem e por ela desci...


Uma deusa de rara e exótica beleza me conduzia

pelos labirintos perfumados ornado por flores minúsculas de jasmim

Em meu coração a pulsação crescia ante aquele brilho de ilusão

 

Lagoas azuis aprisionadas em desertos ensolarados

 cascatas brilhantes jorravam fagulhas de amor

para saciar a sede dos viajantes em percalço

 

Como se fosse uma quimera te vi, linda, esvoaçante

pousada no seixo mais belo da lagoa a banhar-se

como ninfa dourada numa banheira de espuma

 

A deusa puxou-me pela mão ao ver o meu deslumbramento

atendendo ao seu desejo caminhei por colinas verdejantes

a excitação crescia na proporção da tentação

o ruflar de suas asas douradas me atraía

eu não te esquecia... sofria... mas seguia

 

Vi castelos formosos serem desfeitos pelo leve sopro da brisa do mar

Vi corpos de areia, figuras sem alma,

serem devassados pelo ciúme do vento

Num jardim de magnólias geometricamente desenhado

vislumbrei a minha borboleta dourada pousada numa flor escarlate

sorrindo embevecida ao me ver aproximar

 

A deusa desapareceu num redemoinho de vento

Com um giro e belo rodopio tu te puseste a dançar

e ao final do frenético e luxuriante bailado

vi o encanto se quebrar e ali em meio às flores

Conseguimos enfim nos abraçar e com um beijo demorado

selamos o nosso amor e naquele vale da felicidade decidimos morar

(Escrevinhado por Gracita)


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

2ª Edição do Café Poético - Mês de Setembro

 

Nesta nova quinzena o Café Poético recebe mais uma talentosa poetisa portuguesa. Com o seu  elegante e requintado versar a poetisa Luísa Fernandes adentra na passarela da poesia e provoca a nossa sensibilidade com um baile inesquecível  bordado com opulência e romantismo. Neste poético  e deslumbrante cenário vamos degustar esta fina pérola literária.

Vestido Negro Seda Fina

com fundo rosa floral

coloquei sapato preto

meia crepe cor de pele

grinalda de adrenalina

entrei no salão doirado

como se fosse menina!

 

Bailei tango, bailei balsa

bailei fado passeado,

bailei aquele corridinho

ao som da viola e do fado,

inspirei-me em fantasia

naquele baile do passado...

Rodopi-ei pela sala

com todo o meu frenesim,

cavalheiros faziam fila

querendo dançar assim...

 

Entrei de cabeça erguida

fingindo não ver ninguém,

só queria matar saudade

sentir presença, daquele alguém!

Ombro que me embalava

charme que me seduzia,

braços um tanto agitados

tranquilamente confortáveis

com seu passo afinado,

com seu brio de galã

e seu charme de afamado...

 

O salão era só nosso

tudo havia dispersado,

voámos naquele momento

num suspiro rumo ao céu,

ficando suspensos nas nuvens

juntinhos a namorar,

corações a palpitar

estrelas e luar sorriam

e anjos vinham bocejar.

 

Eram sonhos de amor

 só cabia aproveitar...

Oh!...E aquele lacinho encarnado

paletó azul marinho!

Por muitos anos que passem

é meu baú de pergaminho.

(Luísa Fernandes)

Na próxima Edição do Café Poético, no dia 15 de outubro,  o "Sonhos e Poesia" receberá a poetisa Donetzka