Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

2ª Edição do Café Poético - Mês de Fevereiro

 

E vem lá do Planalto Central, da bela capital do Brasil a talentosíssima poetisa Celina trazendo a sua brilhante poesia para engrandecer o nosso Café Poético. No palco da poesia Celina nos agracia com o seu notável e belo versar. Degustem pois o nosso Café Poético já está chegando ao fim

Jardim


Flores pequenas,

à frente da morada,

simples,  discretas,

alegram, delicadas.

 

Pétalas minúsculas -

contas coloridas,

formando uma renda

de desenho lindo.

 

Flores, sorrisos,

gestos gentis,

mimos que tornam

a vida feliz.

Conhecendo a Poetisa Celina Silva

 Sou Celina Silva Pereira, moro em Brasília, Distrito Federal, Brasil, sou cristã, avó de oito netos,  professora, gosto de ler, de escrever nos blogs, de estudar a Bíblia, de participar na orquestra da igreja, de viajar pelo Brasil com meu marido.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Colhendo estrelas

 

E mais uma vez eu ousei sonhar...
Colhi estrelas no firmamento
para enfeitar meus pensamentos
que assim como as fases da lua
oscilam... minguam... crescem...
Novos me enchem de coragem
Cheios representam o grau extremo
da insatisfação e desesperança

Fases... são como ciclos vitais
alternam-se tão rapidamente
que não me dão tempo hábil
para reconstruir o presente

Nova fase!!!! O futuro está logo ali...
E o presente continua enovelado
Acordo de supetão, num impulso desastroso

E assim vou levando os dias
Vivendo as incógnitas de cada fase
Algumas mais brandas e suaves
Outras atropelam-me como ondas turbulentas

E no limiar destas mudanças 
vou colhendo estrelas no firmamento
para enfeitar a minha poesia
que é a minha fiel companhia
(Gracita)


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

1ª Edição do Café Poético - Mês de Fevereiro

 

E vem lá de Portugal a nossa ilustre contista e poetisa Elvira trazendo a sua performance poética para desfilar em nosso tapete literário. A nossa querida convidada vem trazendo os seus versos para aromatizar o nosso café com a galhardia do seu belíssimo versar. Acomode-se! Não tenha pressa! Sirva-se de uma xícara de café e deguste o poema da nossa ilustríssima escritora

POEMA DO NOSSO AMOR NASCIDO

Ainda me recordo do tempo de solidão

quando na estação do meu desejo

embarquei ao encontro de ti.

Era Primavera? Não. Era ainda Inverno.

Mas o tempo não contava. Era um montão

de horas encerradas

na penitenciária do passado.

E foi justamente nessa altura

que te encontrei.

Trazias a noite agonizante

em teus cabelos,

enquanto nos teus olhos dourados

raiava a aurora.

Nunca te tinha visto e no entanto

soube logo que eras tu. No teu sorriso

- branco malmequer que desfolhaste,

me perdi. Com a força do desespero

que agoniza em silêncio,

o nosso amor nasceu. Depois...

bem, depois, não estava previsto

-mas aconteceu...a maçã do saber

adormeceu em nós.

A cidade, o rio, as gentes,

a vida e até a própria morte

deixaram de nos importar.

Há alguma coisa mais importante que

um homem e uma mulher que se amam?...

Lembras-te? Era o tempo dos beijos

a saber a pôr-do-sol,

das madrugadas amanhecendo

nos sorrisos sem palavras.

Era o tempo em que os nossos corpos,

prenhes de Amor, cavalgavam

pelas montanhas da Ilusão.

(Elvira Carvalho)

in Antologia de poesia "Entre o sono e o sonho"  Chiado Editora  




sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Flor do campo

 

Minha flor é a flor do campo

Que se desnuda banhada

 pelo orvalho da manhã

Na erva pousa o seu manto

Aromatizado com perfume de hortelã

 

Borboletas bordadas de encanto

Bailam saltitantes em suas corolas

Dançam embaladas pela música da viola

Embevecidas com a suavidade daquele canto

Oferecido pela orquestra de mil passarinhos

 

Minha diminuta flor do campo

Tem coroa dourada no centro da corola

Pétalas alvas como neve em flocos

Lembram a doçura de um coração

Que dedilha amor e emoção

Nas cordas tênues de nossa afeição

(Gracita)

sábado, 6 de fevereiro de 2021

O medo de ter medo

 

O medo de ter medo nos aprisiona
E por ter medo deixamos de viver
O medo de chorar nos impede de sorrir
O medo dos obstáculos não nos deixa caminhar

E você já foi picado pelo sentimento do medo?
Já protelou seus sonhos por medo?
Que o medo de falhar não nos faça desistir
Que o medo da derrota não nos impeça de lutar
Que o medo da dor não seja um empecilho para o amor

Que o medo de cair não seja o pilar que vai nos fazer
 desistir de voar em busca dos nossos sonhos
Que o medo do toque não nos impeça de abraçar

Que o medo de errar não seja nunca o obstáculo
que irá nos impedir  de agregar novas aprendizagens
Que o medo de tropeçar, machucar e se ferir
não seja o agravante que nos fará abdicar do desejo de correr

Que o medo de ter medo não censure os nossos sentimentos
de viver intensamente cada momento de nossa efêmera existência
Que o medo de ter medo seja um adjutório em nossas vidas
Servindo de alerta em situações de perigo real

Que esse medo seja o pilar do encorajamento que
vai nos impulsionar frente aos obstáculos
dando-nos o estímulo necessário
para lutarmos com resiliência e empoderamento
em prol dos nossos sonhos e desejos

Que o medo de ter medo nunca frustre os nossos sonhos!

Desafio proposto pelo amigo Toninho Bira
 em seu blog Mineirinho