Páginas

domingo, 30 de outubro de 2022

Café com Prosa - Proseando com Olinda

 

A prosa de hoje vai te envolver porque a querida Olinda vem chegando
com a sua espetacular narrativa para nos prender nessa telinha
e nos deixar sempre querendo mais.
É uma prosa daquelas que pede um café bem quentinho 
com uma broa de milho recheada com queijo.
Acomode-se! Puxe o banquinho e sirva-se!
O banquete está pronto!
Chegou a hora... Vamos proseá?
Seja bem vinda, querida Olinda
 e queridos leitores!

Entre o Céu e a Terra 

Do Alto onde eu me encontro, domino tudo o que a minha vista alcança. Estou tão perto deste céu azul que quase toco as nuvens brancas de algodão, e este é o meu sonho secreto, o poder algum dia tocar-lhes. Continuo na minha posição descontraída, mas alerta. Firmo-me bem nas pontas da escarpa. Balanço-me um pouco para testar a elasticidade dos meus membros. Olho para baixo. Reparo na imensa beleza que se me oferece, a verdura, o barulho da nascente que daqui adivinho e, tenho de o admitir...o chilreio dos passarinhos assemelha-se a uma sinfonia perfeita. Uma leve aragem brinca com algumas das minhas penas e refresca-me o interior dos meus tendões possantes, sempre prontos para a acção. Neste momento nada me incomoda, não há empecilhos à vista. Posso dar-me ao luxo de me entregar a uma certa emoção. Estico as asas, como que a espreguiçar-me, e ensaio um pequeno voo. Tudo bem. Inicio um planado daqueles de que tanto gosto, imprimindo a pouco e pouco a velocidade necessária para resistir ao vento. Sinto-me livre e poderoso. Mais um pouco e pouso-me na primeira reentrância rochosa que se me depara. Passeio de novo o meu olhar, detenho-me nuns pontinhos que, lá em baixo, andam, saltitam dum lado para o outro. Sinto o meu lado mais feio vir à tona e o pior é que tenho a plena consciência disto. A minha natureza começa a querer tomar conta de mim com um frenesim que não me deixa pensar. O voo picado inicia-se automaticamente como se tivesse vida própria, numa velocidade desmedida. Passo rasando a avezinha que debica pequenos vermes. Como detesto isto... coisas rastejantes e afins! Não consigo controlar a descida. Vou quase de trambolhão em trambolhão e enfio o bico na terra dura. Ela dá saltinhos, gritando feita tonta. Que nervos...Fico frustradíssimo. Com certa dificuldade, tomado de vertigens, levanto voo, dou algumas voltas para me orientar e acalmar, tento uma nova investida, mas já não é a mesma coisa. Lá está ela ainda desorientada, toda coxa, asinha caída, a piar, enfim uma lástima. Deixá-la estar. Não chego a descer, dou meia volta e aponto-me para o espaço infinito. Quem sabe se ainda hoje não alcançarei as minhas nuvens... 

(Olinda Melo)


Bora degustar esta maravilhosa prosa com a querida Olinda Melo!!!!!!!

domingo, 23 de outubro de 2022

Linda melodia

 

Como as notas de uma canção 
que revela a alma da poesia
é dentro do meu coração
onde componho a mais linda melodia

Por vezes a música ressoa triste
São as notas da canção
que extravasam a solidão
deste coração que vive
a melancólica monotonia

Há dias em que a alma está leve
por isso eu canto o amor
Em dias plúmbeos
o coração entristece
a melodia emudece
Anoitece... 

A voz que nutre a canção
precisa de luz e emoção
para que a melodia
possa irradiar fé e alegria

Componho a mais linda melodia
Vem florida com as vestes da nostalgia
São memórias... são saudades
Lembranças dos tempos da infância
Onde tudo tinha cor... perfume e poesia!
(Gracita)



sábado, 15 de outubro de 2022

Café com Prosa - Proseando com a Cidália

 

A nossa casa está em festa!
O manjar literário já está preparado!
Boa prosa... café fresquinho!
Tudo isso para receber a notabilíssima poetisa portuguesa
a querida amiga Cidália que atravessou o oceano
para prosear com este notável grupo de prosadores
apaixonados por poesia.
Cidália... uma poetisa intensa!
Faz da sua prosa um encontro de magia e esplendor
e envolve-nos com glamour e simpatia
Puxe o banquinho, sirva-se de café e tome posse 
da nossa casa pois a prosa é toda sua.
Seja bem vinda, querida Cidália!

O mundo anda doentio e assustador

Anda com falta, de pessoas de bem

Não importa onde vivem, mas além

Existe gente humilde cheias d'amor

.

Existem pensamentos entrelaçados

Amizades que se seguram pela mão

Existe um mundo à parte, que se dão

E se unem, com escritos engraçados

.

A realidade aproxima famílias irreais

Faz-nos querer crescer pela aventura

Avançar, para percorrer outro mundo

.

Nos pensamentos partilham-se ideais

Também se ganha pela curiosa leitura

Não fiquemos nesse silêncio profundo.

***

(Cidália)

Querida Cidália a sua poesia enaltece o "Café com Prosa"

Minha gratidão, querida amiga!




domingo, 9 de outubro de 2022

Retorno

 

Caminho no tempo... embalada pela magia do vento
Refaço meus passos! Percorro novos espaços
Fiz... desfiz e refiz muitos laços!
Laços de ternura, laços de amizade, laços de amor

Numa torrente de lágrimas... sorrisos e abraços
percorri novos caminhos na corrida do tempo
Hoje revivo sonhos... metas... propósitos... intenções
Nem tudo o que vivi foi em vão! Aprendi...!

Os tropeços da caminhada são inevitáveis
são as andanças pelos incertos caminhos
que me faz redescobrir  a cada manhã
o quão saboroso é o retorno
(Gracita)