Nossa vida não muda com a virada de um ano,
mas podemos mudar a
forma que vamos viver deste momento em diante.
Vamos fazer um 2023 diferente!
Nossa vida não muda com a virada de um ano,
mas podemos mudar a
forma que vamos viver deste momento em diante.
Vamos fazer um 2023 diferente!
Queridos leitores amigos,
Desejo um Natal cheio de paz e amor a cada um de vocês!
Que vocês possam estar no meio dos entes amados,
rodeados de afeto e fortalecendo os laços familiares,
tão importantes para nossa vida! Que 2023 venha cheio de
luz e energia boa!
Obrigada pela companhia de vocês em 2022!
Beijinhos perfumados de poesia,
Gracita Fraga
Não me lembro da cor dos meus olhos, quando, em menina, me
comovia com heróis imaginários.
Mas, recordo-me bem, eu fui a princesa do conto de fadas da
minha infância.
Do âmago da emoção a contemplo, prisioneira do mesmo luar
que me protegia da noite.
Sobre isto, não há lugar para explicações metafísicas. Tudo
se esgotava naquele mundo encantado de palavras, que me apagavam do olhar todas
as sombras.
Depois, perdi a inocência, por descuido, e deixei de ser
princesa.
Blondina era o seu nome.
Sonha com fadas e duendes.
Menina dos cabelos cacheados cor de mel.
Pele macia aveludada.
Anos se passaram...
E seus cabelos se tingiram de prata.
Pele, pelo tempo, marcada.
Nem sempre a vida lhe ofereceu "deliciosos
manjares"
Mas, agora, chegou o dia de conhecer o seu lado doce.
Está cansada da lida.
Pois conforme diz o poeta:
"OS NETOS SÃO A SOBREMESA DA VIDA."
Vivendo numa ilha deserta
Dizei-me Senhor para eu perceber
Como é que a esta ilha vim parar
Se não tenho barco para ondas vencer
Nem nunca aprendi a nadar
.
Ainda à pouco estava sentado no areal
Daquela praia que fica mais além
Agora estou aqui nesta ilha natural
Sozinho sem ver nada nem ninguém
.
Se nadei por frias águas deste mar
Onduladas nos mais altos extremos
Não sei mesmo como o explicar
Pois não tenho barco nem remos
.
Tenho fortes braços e força mental
Para enfrentar as ondas, sem medo
Mas não sabendo nadar por meu mal
Como explicar este intrigante enredo?
.
Será que uma onda forte e atrevida
Me arrastou apenas por um outrossim
Por me ver ali na forma descontraída
Se apaixonou ferozmente por mim?
.
Sinceramente não sei o que mais dizer
Nem uma forma lógica de explicar
Apenas sei que numa Ilha estou a viver
Mas não sei como aqui vim parar
..................................
R y k @ r d o
Blogue
Pensamentos e Devaneios Poéticos
(https://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/)
Abraça-me!!!!!!
Entre o Céu e a Terra
Do Alto onde eu me encontro, domino tudo o que a minha vista alcança. Estou tão perto deste céu azul que quase toco as nuvens brancas de algodão, e este é o meu sonho secreto, o poder algum dia tocar-lhes. Continuo na minha posição descontraída, mas alerta. Firmo-me bem nas pontas da escarpa. Balanço-me um pouco para testar a elasticidade dos meus membros. Olho para baixo. Reparo na imensa beleza que se me oferece, a verdura, o barulho da nascente que daqui adivinho e, tenho de o admitir...o chilreio dos passarinhos assemelha-se a uma sinfonia perfeita. Uma leve aragem brinca com algumas das minhas penas e refresca-me o interior dos meus tendões possantes, sempre prontos para a acção. Neste momento nada me incomoda, não há empecilhos à vista. Posso dar-me ao luxo de me entregar a uma certa emoção. Estico as asas, como que a espreguiçar-me, e ensaio um pequeno voo. Tudo bem. Inicio um planado daqueles de que tanto gosto, imprimindo a pouco e pouco a velocidade necessária para resistir ao vento. Sinto-me livre e poderoso. Mais um pouco e pouso-me na primeira reentrância rochosa que se me depara. Passeio de novo o meu olhar, detenho-me nuns pontinhos que, lá em baixo, andam, saltitam dum lado para o outro. Sinto o meu lado mais feio vir à tona e o pior é que tenho a plena consciência disto. A minha natureza começa a querer tomar conta de mim com um frenesim que não me deixa pensar. O voo picado inicia-se automaticamente como se tivesse vida própria, numa velocidade desmedida. Passo rasando a avezinha que debica pequenos vermes. Como detesto isto... coisas rastejantes e afins! Não consigo controlar a descida. Vou quase de trambolhão em trambolhão e enfio o bico na terra dura. Ela dá saltinhos, gritando feita tonta. Que nervos...Fico frustradíssimo. Com certa dificuldade, tomado de vertigens, levanto voo, dou algumas voltas para me orientar e acalmar, tento uma nova investida, mas já não é a mesma coisa. Lá está ela ainda desorientada, toda coxa, asinha caída, a piar, enfim uma lástima. Deixá-la estar. Não chego a descer, dou meia volta e aponto-me para o espaço infinito. Quem sabe se ainda hoje não alcançarei as minhas nuvens...
(Olinda Melo)
O mundo anda doentio e assustador
Anda com falta, de pessoas de bem
Não importa onde vivem, mas além
Existe gente humilde cheias d'amor
.
Existem pensamentos entrelaçados
Amizades que se seguram pela mão
Existe um mundo à parte, que se dão
E se unem, com escritos engraçados
.
A realidade aproxima famílias irreais
Faz-nos querer crescer pela aventura
Avançar, para percorrer outro mundo
.
Nos pensamentos partilham-se ideais
Também se ganha pela curiosa leitura
Não fiquemos nesse silêncio profundo.
***
(Cidália)
Querida Cidália a sua poesia enaltece o "Café com Prosa"
Minha gratidão, querida amiga!
Sou veste brilhante,
Num momento extasiante,
O brilho da lua reflete em mim
Bondade, leveza, como um trampolim.
Sou miragem intrigante,
O universo conspira a meu favor,
Noite de delírio encantador com ardor,
Meu ser mulher exala ternura relaxante.
Sou um pulo saltitante,
A lua vem me cumular de mimos,
Transparência ressalta nos campos,
Num ímpeto voraz, tudo é bem alucinante.
(Roselia
Bezerra)
Um olhar no fim da tarde
Abri preguiçosa janela do quarto,
Para meus olhos na busca
do além,
Mas nada além de nuvens
escuras,
Que debruçavam sobre o meu
mar.
A tarde caia morosa sobre
o dia,
ainda via pássaros retardatários,
em voos rítmicos para os ninhos,
agasalhados nos belos
coqueiros.
Nuvens derretiam sobre o
mar,
ondas gigantes engoliam a
orla,
no véu branco sobre as pedras,
amortecidas beijavam a
areia.
Vi a cidade anoitecer
enegrecida,
a derradeira onda sobre a
praia.
elevei os olhos ao Céu
agradecido.
Uma Estrela-Guia me
conduzia.
Toninho.
Caro vizinho, é uma honra recebê-lo aqui no "Sonhos e Poesia"
para juntos degustarmos a sua bela prosa saboreando
o nosso delicioso "Café Mineiro"
Um forte e terno abraço,
Gracita
Naquela escada, todo dia
um sobe e desce sem parar
eram todos, que com alegria
estavam suas vidas a levar
Sobe Maria, desce João
vai com Pedrinho
passear
-Juca! Vai comprar pão!
grita a vó, já a resmungar!
No fim do dia, só subidas,
todos iam cedo descansar...
Hoje a escada ressente
tudo aquilo que lá passou
Por onde anda aquela gente
que aqui sozinha me deixou?
Criei limo, estou desgastada
já não valho pra mais nada?
Assim, cansada da vida
a escada lamentava...
Eis que surge um caminhão
estaciona bem em sua frente
Descem crianças de montão...
Nossa, como é bom ver essa gente!
Começa o sobe e desce então
caixas, muitas malas vão passar...
Agora uma nova família
ali certamente vai morar
Esperança agora renasce
novamente em mim vão pisar...
Que não reparem, que eu seja torta
nada mais vai me importar...
Sei que quem quiser chegar até a porta
por mim haverá de passar!
Será sorte?
Os fatos positivos que nos
acontecem
creditamos à sorte
E os obstáculos, os desafios
creditamos ao azar.
Tudo o que acontece em nossa vida
será mesmo fruto do acaso?
Fatos positivos ou negativos
serão obstantes da coincidência?
Será mesmo assim?
Conflitos... desafios...
são as bênçãos que recebemos de
Deus
para o nosso efetivo crescimento
As dádivas que recebemos por
merecimento
são também bênçãos de Deus
para deixar nossos dias mais
leves
Por que chamar de sorte as
bênçãos de Deus
e azar os desafios que Ele nos permite
enfrentar?
Se “todas as coisas cooperam para
o bem
daqueles que amam a Deus”
Por que definir como azar o que acontece de
negativo
e sorte o que ocorre de positivo
quando todas são ações divinas
para moldar o caráter e
proporcionar salvação
Sente-se confortavelmente
sirva-se de uma xícara de café
poetas, poetisas e prosadores
te convidam à degustação
finas iguarias poéticas
um saboroso manjar literário
poemas com sabor de luar
Um café com prosa
pra aguçar o sabor
a delikatessen poética
abre portas e janelas
para que a magia da poesia
possa entrar e se albergar
A poesia entra em nossas vidas
sem motivo ou razão
basta um momento de inspiração
Acorda um coração dormente
enche de versos as nossas mentes
imperiosos, lindos, ardentes
Incansavelmente o poeta
tateia o emaranhado das mentes
levando o clamor da emoção
em verso ou prosa
declama o amor
e convida o leitor
a mergulhar neste furor
Para as paixões esquecidas
palavras de esperança,
afeto e clamor
para os amores
ardentes
desejo, tesão e calor
assim recita o poeta
lindos versos de amor
O poeta poetisa com arte
faz feitiços de amor
extravasa na gramática
conspira encantamento
une corações dispersos
com seus borbulhantes
versos de amor
E aqui termina nossa prosa
com um cafezinho fumegante
ficando no rebordo da xícara
um convite mudo
para o próximo minutinho de prosa
a prosa dos poetas que amam poesia
(Gracita)