Páginas

quinta-feira, 30 de março de 2023

Café com Prosa - Proseando com Norma

Olá amigos leitores!
O café está na mesa! Podem chegar e se acomodar pois vamos desfrutar de uma boa prosa. A escritora de hoje é uma carioca que usa com propriedade e maestria as palavras. É eloquente na arte do bem escrever. ´Tem vários livros publicados e é uma promotora da cultura literária. Sua prosa é envolvente e singular. O Sonhos e Poesia sente-se honrado com a presença da nossa querida amiga Norma Emiliano. Bora prosear com ela?

Solo da fertilidade

 

Sentada na relva

Abaixo da frondosa amendoeira

Os pensamentos voam

E  me trazem aqui

Para esta prosa .

 

Nesta roda entre amigos

Respiro o ar puro

Sinto o aroma do café

E dos quitutes da infância.

 

Eu confesso,

Foram dias de alegrias

Aventuras e também de

Alguns medinhos.

 

Tempos da menina

Que trago no coração

E que hoje se chegou

Para esta prosa de amor.

 

Que façamos da grande roda

Solo de amor e paz.

 

Norma Emiliano


quinta-feira, 23 de março de 2023

Os sons do silêncio


            Em terras longínquas, distante do burburinho da cidade grande havia um grande castelo construído na colina próxima do rio Naval.

            Moravam nesse castelo o rei Ferdinando e o seu filho, o príncipe Fernando.

            O rei preocupado com os estudos do filho mandou que ele fosse estudar no templo do mestre Ezequiel.

            No templo o mestre disse que o príncipe Fernando deveria iniciar seus estudos conhecendo os sons da floresta e lá ele deveria permanecer um ano para identificar todos os sons e captá-los.

            Fernando preparou uma mochila e nela colocou o seu mais importante equipamento: um gravador

            O tempo passou... era hora de retornar ao templo.

            O mestre recebeu-o e pediu que Fernando descrevesse todos os sons que ele ouvira na floresta.

            E assim o príncipe Fernando iniciou o seu relato.

            _Mestre, na floresta eu pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas agitadas pelo vento, o alvoroço dos colibris alimentando-se do néctar das flores, o zumbido das abelhas voando de flor em flor, o barulho do vento cortando os céus, o pio das corujas na noite escura, o som delicado das gotas de chuva molhando as plantas...

            Ao terminar o seu relato o mestre disse-lhe para voltar à floresta e ouvisse tudo o mais que fosse possível ouvir.

            Fernando ficou intrigado mas obedeceu a ordem do mestre.

            Deitado na relva macia contemplando as estrelas Fernando pensou:

            Quais sons o mestre queria que identificasse se já ouvira tudo.

            No silêncio da noite Fernando aguçou os ouvidos. E um encantamento foi tomando conta do seu corpo.

            Pela manhã Fernando começou a ouvir sons vagos e tênues.

            E quanto mais prestava atenção mais claros os sons se tornavam.

            E sem pressa ficou ali ouvindo pacientemente os sons para identifica-los.

            Quando retornou ao templo o mestre perguntou quais sons ele ouvira. E Fernando relatou com clareza.

         _Mestre, quando me deixei envolver pelo silêncio pude perceber o som inaudível e suave das flores desabrochando, o som do sol nascendo e aquecendo a terra, o barulho delicado da grama bebendo o orvalho da noite...

            O mestre sorriu em sinal de aprovação e disse:

            _ Fernando, ouvir o inaudível é a calma necessária para se tornar uma grande pessoa. Quando se ouve o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos escondidos, suas queixas silenciosas é que o homem está pronto para inspirar confiança aos que estão ao seu redor e se torna capaz de tomar decisões pautadas no respeito e no discernimento.

            O homem se torna verdadeiramente humano quando aprende a ouvir não apenas as palavras que saem da boca, mas capacita-se para ouvir o interior dessas pessoas, decifrando os sentimentos tatuados em sua alma. Ele ouve os sons inaudíveis de cada pessoa, sentimentos que não podem ser mensurados, mas que têm grande valor pois florescem do coração de cada ser humano.

(Gracita)


quarta-feira, 15 de março de 2023

"Café com Prosa" - Proseando com a Elvira

 

Como o tempo passa rápido não é meus amigos? Chegamos na 1ª quinzena do mês de março. É chegado o momento de mais um "Café com Prosa" regado a poesia. O "Sonhos e Poesia" se esmera na organização da casa para receber a nossa ilustre convidada que viajou muitos quilômetros singrando os mares para aportar aqui e nos obsequiar com um belíssimo poema para o nosso enlevo nesta sala onde a degustação assume o sabor dos versos poéticos. É uma escritora versátil! Ela transita com propriedade pelos gêneros prosa e poema. E o faz com requinte e glamour. Sirvam-se do café quentinho e degustem com júbilo a poesia da nossa querida escritora "Elvira Carvalho".


DEIXA

Deixa que a vida

não seja desespero

mas só vida.

 

Deixa que o mar

não seja túmulo

mas só mar.

 

Deixa que o sonho

não seja pesadelo

mas só sonho.

 

Exige

JUSTIÇA

PAZ

AMOR.

E vive...

 

Deixa

que a vida

seja vida,

e o mar,

mar

e o sonho,

sonho.

E luta

sofre

ama

e vive...

 

Essa vida

que não tens

mas anseias

conhecer. 

Elvira Carvalho.


quinta-feira, 9 de março de 2023

Um mês pelo "Dia da Poesia"

 Um mês pelo "Dia da Poesia"

Participando da proposta da amiga Rosélia em seu blog Escritos da alma

Dialogando com a lua

Observando a radiante lua no céu
resolvi com ela dialogar
Segredei os meus sentires para a suave brisa
e pedi que contasse para a doce lua
o meu grande e apaixonado segredo

A brisa sempre prazenteira e solícita
levou com cuidado e requinte o meu rebuscado recado
A lua sempre galante e faceira sorriu-me com satisfação
Deu uma piscadela sutil e dispôs-se para me ouvir

Reclinou-se elegantemente em suas almofadas de ébano
Desnudei-me diante da receptividade da lua
Imagens e saudades do meu amor tão longínquo
Fizeram-me chorar de emoção

Pérolas em gotas escorriam dos meus úmidos olhos
Em versos rimados contei-lhe da minha insensatez
Mostrei-lhe o contorno apaixonado da minha alma
Envolvi-me na paz serena do seu reflexo lunar

Entre rimas impetuosas fui tatuando em palavras
a languidez suave da minha doce paixão
A espuma das ondas veio meu corpo acariciar
Do alto a lua sorria aprazível e prazenteira

Braços cálidos e incandescentes envolveram-me num abraço
Do alto a lua me confidenciava
Permita-se ser amado nesta noite desguarnecida
Acariciei a sua pela macia, cingi o teu corpo suado
Abraçamo-nos e nos entregamos à magia do amor
Gracita





quarta-feira, 8 de março de 2023

Mulher

 

        Desde a concepção até a morte ser mulher numa sociedade extremamente machista é algo desafiador. Crescemos em uma cultura em que a sociedade esteve nos limitando, nos julgando e menosprezando a nossa inteligência. Sempre fomos tratadas com seres inferiores como se fôssemos incapazes pela nossa condição de “ser mulher”. Hoje e em todos os 365 dias do ano temos que ficar atentas para não naturalizar a desigualdade. Somos todas capazes e temos o direito à equidade de oportunidades em qualquer situação, sempre com muito respeito. No cenário social sentimos as mazelas da discriminação e do preconceito por sermos femininas: afinal somos “MULHER”. Somos o elemento essencial de transformação e superação social. Que todas nós “Mulheres”  possamos ter a coragem e a lucidez de ser uma mulher autêntica!”.

Ser Mulher!

Ser mulher...
É viver mil vidas em apenas uma vida
É travar uma batalha a cada novo dia
É desbravar o mundo machista
E no fim erguer a bandeira da conquista

Ser mulher...
É caminhar na estrada da incerteza
É acreditar no que ninguém acredita
É esperar quando ninguém mais espera
É cancelar os próprios sonhos em prol de outrem

Ser mulher...
É ter a capacidade de identificar uma lágrima falsa
É cair no fundo do poço e emergir sem ajuda
É estar em mil lugares de uma só vez
É desempenhar vários papeis ao mesmo tempo

Ser mulher...
É ser forte para vencer a luta e fingir ser frágil
É se perder nas palavras e depois perceber que se encontrou nelas
É distribuir emoções que nem sempre serão captadas

Ser mulher...
É saber dar o perdão mesmo sabendo que não será perdoada
É tentar recuperar o irrecuperável
É compreender o que ninguém conseguiu desvendar
É estender a mão a quem não teve a humildade de pedir

Ser mulher...
É saber a hora certa do fim
E esperar sempre por um recomeço

Ser mulher...
É ter a arrogância de viver numa sociedade misógina
Vencer os preconceitos, evadir-se dos dissabores,
das desilusões e das traições 

Ser mulher...
É viver o brilho da maternidade
É colocar no mundo seres iluminados
capazes de se doar e amar

Ser mulher...
É acima de tudo viver em estado de graça
transformando e superando os desprazimentos
É desnudar o amor que traz dentro de si
E mostrar ao mundo o quanto somos
empoderadas, poderosas e felizes.

Afinal... Nascemos femininas!
Somos "Mulheres"
de força e fé

(Gracita)

Mulheres guerreiras, fortes, companheiras!
Parabéns pelo seu dia!!!!!
Um selinho pra você

quarta-feira, 1 de março de 2023

Proseando com Carmen Luísa

Estamos de volta com o nosso saboroso "Café com Prosa"
E hoje seremos acolhidos e envolvidos por uma belíssima prosa poética.
A nossa amiga bordou a sua prosa com sentimentos profundos e intensos, 
por isso, seremos circundados pelos fios do pertencimento.
Proseando conosco a brilhante escritora Carmen Luísa!
E para acompanhar esta estupenda prosa preparei um café fumegante
e alguns cupcakes de sabores diversos.
Sirvam-se! Degustem! e Deleitem-se!

        Ao olhar, mais que ver, sentir a pertença àquele lugar, é graça, é completude próxima de um arrebatamento que dispensa explicação. Todo sentimento despertado lampeja em fração de segundos, despeja uma certeza até então desconhecida e traz à vista o quê fala a sensação.

        De onde surgiu essa voz que só a mim é audível? Como essa vibração acelerou meu pulso, meu passo distraído, minha intuição? Serão visões do passado? Serão lembranças de alguém? Serão histórias lidas ou não?

        Parei de indagar, afinal, de que me serve saber para além do fundamental que me diz pleno de convicção que:

        ___sim, reconhece-te nesta plaga. Faz-te parte das folhas, das copas, do vento. Vista-se das gramíneas. Banhe-se na luz esmiuçada nos troncos. Abrace a paz estendida em mesa farta e saboreie a grandeza da criação.

(Carmen Luísa)                                                   

Querida Carmen Luísa, a minha gratidão por oferecer a sua magnífica prosa para o deleite dos nossos amigos leitores que saboreiam com prazer este nosso momento único e especial