sábado, 6 de junho de 2015

A pequenez humana

Hoje acordei nostálgica. Parei para pensar num assunto que me incomoda muito. A pequenez da alma humana. Somos seres humanos ínfimos diante da grandeza do Criador e muitas vezes nos esquecemos que somos um pequenino grão de areia na imensidão do oceano. Esquecemo-nos da nossa pequenez e das nossas fragilidades. Alguns se julgam tão auto suficientes que se esquecem que somos filhos do Criador, concebidos num plano de amor, dotados com um coração que deveria servir para amar, aconchegar e acolher os que sofrem e são humilhados. Mas a altivez, o orgulho, a inveja, a intolerância e apego às suas verdades impolutas não lhe permite colocar-se no lugar do outro. É incapaz de perceber o quanto é doloroso para um ser humano  ser  rejeitado, humilhado, esquecido num canto como trapo velho. E tudo por quê?  Porque se comportam como se não precisassem de ninguém, como se pudessem resolver tudo sozinhas, são petulantes! Se acham tão soberanas, maiores que Deus. Esquecem que na vida precisamos uns dos outros e são nos momentos de maior fragilidade do nosso próximo que temos de estender a mão e acolher. Gestos simples de solidariedade fazem a diferença numa sociedade conturbada e desprovida de valores morais e afetivos. São cenas corriqueiras de desamor e incompreensão que nos deixam de coração partido. A alienação de determinadas pessoas me causa constrangimento e repulsa. Apego? Desamor? Humilhação? Maldade? Ofensa? Inveja? Pra quê? Desta vida nada levaremos. Então porque não semear amor, ser mais complacente e demonstrar benevolência com quem necessita. Hoje o meu próximo está caído, humilhado, sofrendo. Uma pessoa com grandeza de alma perceberá tua aflição mesmo que ela não seja dita. Percebemos as dificuldades pelas quais passa o nosso irmão através do olhar opaco e do timbre de sua voz.  A pequenez do ser humano é tão estarrecedora que fico me perguntando se algum dia este ser humano de alma tão pequena e coração tão insensível será capaz de se colocar no lugar do outro. Acredito que não! E  assim vamos vivendo... indignados com um comportamento tão desprezível. Cabe àqueles de coração sensível semear o amor nas estradas da vida e esperar que a boa semente floresça nos corações daqueles que reconhecem que somente o amor será capaz de vencer tantas iniquidades.



15 comentários:

  1. Que lindo e tão certo tudo o que escreveste,Gracita. Há almas pequenas e que circulam entre nós! Há os que "se acham", os que pensam ser os únicos... Os que podem espezinhar, tripudiar sobre irmãos. Uma pena. Mas a vida dará o troco no tempo certo, podes crer! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Um texto altamente maravilhoso! Com muitas verdades. Amei!

    Bom sábado, beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga Gracita. Bom dia!
    Muito forte esse teu texto, me fez lembrar de um grupo do Facebook de Esclerose Múltipla, onde é muito comum relatos de casamentos acabarem porque as esposas ou os esposos ficaram inválidos. E, por isso, "desgastou a relação", mas que, em outras palavras, foram realmente descartados. Acho que não existe frase mais certa que a do filme Malévola: "Não existe amor verdadeiro". Não esse entre homem e mulher que se divulga por aí. Existe paixão e troca de interesses, porque quando o outro deixa de ser útil, é facilmente substituído e descartado.
    Doloroso ler isso? Mas é o que tenho visto ao meu redor e por esse motivo não carrego comigo ilusão alguma. Não me permito iludir por nada. Quando algum cara vem me alugar e falar de amor, romance, eu dou é muita risada na cara, hahahaha!
    É a primeira vez que leio algo teu em prosa, deveria escrever mais textos assim, parabéns por esse, está excelente!
    Beijos e ótimo fim de semana.

    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  4. Há pessoas que se acham tão acima dos outros que as suas atitudes só relevam o quanto são pequenas de espírito!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. AMADA AMIGA GRACITA!
    QUANTA VERDADE NA SUA POSTAGEM. SOMOS TÃO PEQUENOS PERANTE DEUS E ASSIM MESMO ELE NOS AMA. MUITOS NÃO SABEM O QUE É O AMOR DE DEUS E PASSAM A VIDA TRANCADOS EM GRADES DE OURO E COM A PORTA ABERTA, PODENDO SAIR QUANDO QUISEREM E NÃO SE IMPORTAM COM OS OUTRO. MAS UM DIA A GRADE SE FECHA E AÍ É TARDE DEMAIS! TEMOS QUE VIVER A VIDA COM COMPARTILHAMENTO , COM NOSSO AMOR PELAS PESSOAS PARA QUANDO O NOSSO TEMPO FINDAR POSSAMOS NOS ENCONTRAR COM NOSSO DEUS ÚNICO, VERDADEIRO E VIVO!
    UM ABENÇOADO FINAL DE SEMANA DOCE AMIGA!
    EU TAMBÉM TE AMO MUITOOOOOOO!
    BEIJOS NO SEU MARAVILHOSO CORAÇÃO!
    SINTA-SE ABRAÇADA COM AMOR!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto e do novo design do blog...

    Bom fim de semana, beijinho

    ResponderExcluir
  7. Que lindo texto amiga Gracita. Pena que poucas pessoas pensem e ajam assim. Minha poesia diz o que estou sentindo. Mas estou lutando, transformando a dor em poesia. Bjos e um abençoado domingo.

    ResponderExcluir
  8. O egoísmo é, sem dúvida, um comportamento pequeno e cruel.
    beijogrande

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida!
    O seu texto é a verdade pura, minha amiga.
    Infelizmente, o egoísmo, o interesse, e a ganância desmedida faz com que a maior parte das pessoas se esqueçam que o mundo não é só delas, por isso há tanta falta de amor e solidariedade, para com quem, muitas vezes basta uma palavra amiga, um pouco de carinho... e a vida se tornava menos cruel, para todos. Mas ao que parece cada vez há menos pessoas, que mostrem esse sentimento de entreajuda ao próximo. Por isso se vê tanta maldade em todo o mundo. Mas infelizmente esta é a realidade dos nossos dias, minha linda! Beijinhos no seu coração, com meu amor e carinho, Feliz e abençoado Domingo, amiga em Cristo Jesus. Sua grande amiga, Josélia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Graça,Li com toda a atenção o seu texto, qual desabafo, de um coração lindo como o seu.
    Lindo texto! Todos já disseram isso né?
    Sendo assim serei a próxima,pena que quem realmente precisa ler esse texto não tenha lido,mas pensando bem,deve ter lido sim,é assim que essas pessoas fazem,magoam,maltratam e depois ficam na espreita,pra vê se atingiu o seu objetivo,pior que por alguns momentos sim,mas só por alguns momentos,porque nessa vida tudo passa, e ainda bem né? Porque imagina continuar do lado de uma pessoa mesquinha que só pensa em si mesma?
    Que colocam barreiras onde deveria ser pontes. Sabe Graça? Nem todos os momentos são doces...
    A vida, como as pessoas são imprevisíveis...só precisamos saber lidar com isso é como se fosse um bumerangue. Sabe o Bob Marley? Acho que vc fez igual a ele. Ele construiu sonhos em cima das pessoas e depois percebeu que grande eram seus sonhos e as pessoas pequenas. E vc talvez tenha feito igual a ele. As vezes esperamos das pessoas bem mais do que elas podem nos dar... só precisamos aprender a viver sem esperar nada de ninguém. Viver sem depositar expectativas, em cima de outras pessoas ou coisas, nos fará escapar um pouco de frustrações, e não digo isso só pra vc não amiga, isso serve pra mim tbm. Nossa quantas coisa que não sai como eu esperava! Mas sem expectativas tudo que vier é lucro.
    Um bjão Graça, e vomos pelomenos tentar que de uma maneira ou de outra ficarmos com a pureza das respostas das crianças:
    É a vida! É bonita e é bonita!
    Bjsss e fique bem,qualquer coisa estamos aqui.

    ResponderExcluir
  11. Preciosa Reflexão de Vida, Gracita. Este texto tem todos os "pensamentos" que podem edificar ou reparar as acções e as palavras que se proferem. Quem tiver olhos para ler, veja.


    Beijos



    SOL

    ResponderExcluir
  12. Gostei de ler esta sua divagação nostálgica sobre a pequenez de espírito e certas atitudes menos correctas que infelizmente se tornaram corriqueiras. À que fazer a diferença e semear o bem para que se faça luz em alguns corações cinzentos.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  13. Uma divagação onde a nostalgia trouxe à tona...questões que importa refletirmos!!! Bj

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Querida Amiga Gracita.
    Você fez um texto com grandes verdades. Quem é que não tem próximo uma alma pequena e o coraçao cheio de orgulho, eu particularmente tenho ate em família. Sinto-me tão feliz por ter conhecido você uma pessoa com um alma elevada. Uma linda noite. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gracita,
    Que bonita reflexão...
    Tem muitas pessoas que se acham,
    essas criaturas certamente
    desconhecem a grandiosidade do amor
    e do que ele é capaz...
    Vamos semear amor pelo caminho,
    enquanto ainda há tempo.
    Bjs!

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.