quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Decepção do Papai Noel

Um ano passa muito rápido e o Papai Noel reuniu todos os seus companheiros Duendes na oficina e disse-lhes que precisavam trabalhar com afinco para que os brinquedos que seriam entregues às crianças no natal ficassem prontos em tempo hábil. E como uma dança frenética a oficina fervilhava com os pequenos Duendes trabalhando ininterruptamente. Corta, serra, lixa, alisa, arredonda, pinta, organiza, faz laços, embala e coloca os brinquedos nas estantes esperando pelo grande dia. O dia em que o Papai Noel saia em seu trenó levando-os para as crianças que aguardavam ansiosas a chegada do bom velhinho. As cartinhas foram chegando e o Duende secretário elaborou uma longa lista com todos os pedidos. Tudo pronto era chegado o momento de separar os presentes de acordo com os pedidos das cartinhas. Papai Noel senta-se em sua cadeira de balanço com aquela lista enorme nas mãos. E qual não foi a surpresa! Nenhum dos presentes confeccionados atendiam os desejos das crianças. Seu sorriso transformou-se em decepção. As lágrimas escorriam de seus olhos e molhavam o papel. Os Duendes ao vê-lo tão triste e cabisbaixo indagaram:
_ O que houve Papai Noel?
- Por que choras - indagou o Duende secretário?
- Fiz algo errado que possa tê-lo magoado tanto?
- O Papai Noel nada disse. Levantou-se, estendeu a lista para eles e saiu para esquiar na neve. Quem sabe o vento gelado pudesse aplacar a dor e a tristeza que havia em seu coração.
Os Duendes ficaram aturdidos com aqueles pedidos e saíram em busca do Papai Noel.
O Duende sênior era sábio! Ele disse ao Papai Noel:
_ Caro Papai Noel, estas crianças robotizadas não estão vivendo a infância. Isto ficou claro naquelas cartinhas com todos aqueles pedidos de objetos eletrônicos. Faz tempo que essas crianças não conhecem o "valor do brincar". Bolas, bonecas, carrinhos, ursinhos, piões e outros brinquedos que confeccionamos com tanto amor não servem mais para estes adultos em miniatura. Mas o senhor vai lhes dar uma lição.
- Como? O que posso fazer? Não tenho como atender esses pedidos.
O Duende Sênior respondeu:
_ Desta vez o senhor vai passar nas casas desses robozinhos da tecnologia e não vai deixar nada.
E no dia do natal uma grande confraternização vai acontecer no parque da cidade. É lá que o senhor vai aparecer com o saco e distribuir todos os nossos presentes para as crianças carentes do orfanato.
Conforme o combinado o Papai Noel passa em todas as casas. Acena, sorri mas não deixa nenhum presente. E na manhã seguinte ele resolve aparecer na praça num lindo helicóptero vermelho. As crianças sorriem e batem palmas de alegria. Risos, brincadeiras, correria. Era a infância que fervilhava de emoção. E o Papai Noel cumpriu a sua missão que é fazer germinar o sorriso no rosto de uma criança. Os pequenos robôs ao ouvir toda aquela algazarra foram chegando de mansinho. A infância floresceu mais uma vez. Esqueceram seus eletrônicos e entraram  nos folguedos divertindo-se como nunca. Lição aprendida, Papai Noel se despede. A lição vai ficar para sempre. Criança é criança e deve viver sua infância. Feliz, retornou ao Pólo Norte para recomeçar outra maratona para o próximo natal. Natal de alegria, de brincadeiras e muitos folguedos proporcionados pelos seus brinquedos.

22 comentários:

  1. Um texto soberbo! Feliz Natal para si, extensivo a toda a sua Família e amigos!


    Beijo
    Voltarei

    ResponderExcluir
  2. Belo e espectacular texto de que gostei bastante.
    Desejo um Santo e Feliz Natal com muita paz e saúde para a minha amiga e seus familiares. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  3. Que lindo conto,Gracita! FELIZ NATAL e tuuuuuuuuuudo de bom! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Pois é Gracita uma grande lição!
    Na correria aqui, depois do Natal já saio de férias, mas qdo der eu espio os cantinhos que gosto. Te desejo um Natal de paz e luz! bjsssss


    ResponderExcluir
  5. Um texto fantástico, com uma excelente mensagem!
    De facto, é preciso aproveitar o melhor que a vida nos dá

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Bom dia...Venho desejar um, Um Santo e Feliz Natal

    Que, este Natal, e o próximo ano de 2018, traga a todos os corações, bondade, fraternidade, gosto pela partilha. Que em cada família haja amor, saúde, amizade. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

    Bjos
    Boas férias se for o caso

    ResponderExcluir
  7. Querida Gracita

    Um texto que vai ao encontro daquilo que nós todos desejamos: que o Natal seja de festa genuína e que as nossas crianças comecem a apreciar coisas simples e boas cuja aquisição nem é preciso muito dinheiro. Somente amor e boa vontade.

    Desejo-lhe um BOM E SANTO NATAL E ANO NOVO FELIZ.

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
  8. Gracita que maravilhoso o texto, realmente criança é criança e deve viver a sua infância, um encanto o texto, Gracita bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  9. Gracita, paso a desearte muy Feliz Navidad y prospero año nuevo de paz y amor.
    Abrazo

    ResponderExcluir

  10. Dizer que:Natal "Deveria ser o Ano inteiro"...Desejo para NÓS, e para todo o Mundo: Paz; Amor; Harmonia; Fraternidade; Compreensão; Saúde; Fé; Honestidade; e que nunca nos falte a Esperança. Extensivo aos vossos familiares e amigos

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso texto,com uma espetacular mensagem.
    Desejo á Gracita e família um Santo e feliz Natal, um excelente 2018,com saúde, paz e amor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Que conto belíssimo, querida Amiga!
    Vou repetindo... sublime criatividade...
    Adorei ler e qualquer criança adoraria.
    O Natal deveria ser, de facto, sobretudo
    um dia felicíssimo para todas as crianças.
    Abraço terno... Beijo.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  13. Que linda história Gracita, tem razão a maior parte das crianças ESTÃO OCUPADAS com brinquedos eletronicos, telemóveis e computadores, os pais ao oferecer o acesso a tanta tecnologia estão a aliviar sua culpa para que as crianças estejam ocupados e não chateiam, hoje em dia as crianças não sabem o que é ter sentimentos, só se for o da raiva e violência.beijinhos querida e um forte e terno abraço

    ResponderExcluir
  14. Amiga, você que tem sido um presente m minha vida, sempre me visitando e deixando lindos comentários, não poderia deixar de vir aqui deixar os meus votos de um FELIZ NATAL!
    Que neste Natal o amor e a esperança aqueçam seus corações e o Ano Novo traga grandes realizações e muita felicidade.
    Que no ano novo possamos continuar nessa interação na blogosfera que é muito positiva.
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE PAZ E FELICIDADE.
    Genilda Maria.

    ResponderExcluir
  15. Amada passando para te desejar um final de ano muito abençoado com paz saúde e união, Deus derrame sobre ti seu amor e misericórdia, beijos de sua amiga Dinha.

    ResponderExcluir
  16. Querida Gracita
    O texto é fantástico e a mensagem espetacular. Parabéns
    Um feliz natal com muita paz, harmonia e felicidades pra você e sua família. Que o Menino Jesus renasça em cada coração verdadeiramente
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. que historia mas hermosa y realista,oaja todos los niños del mundo sigan jugando con los juguetes tradicionales,esos que nos han acomapalado en nuestra infancia desde siempre.
    muchas gracias gracita por regalarnos este precioso cuento de navidad.
    te dejo un fuerte abrazo envuelto con todo mi cariño y te deseo una muy feliz navidad!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Hola gracias por pasar por ya tu blog.
    Te deseo feliz Navidad y prospero año nuevo.
    Besos.

    ResponderExcluir
  19. Que linda história.
    Minha amiga que o NATAL seja tempo de reflexão e que a sua magia e luz, consiga envolver o nosso coração, fazendo com que ele espalhe, um mundo infinito de estrelas de Amor e Amizade, para iluminar o caminho de todos aqueles que passam na nossa vida.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, sonhos realizados, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  20. Um belíssimo conto de Natal... que nos faz realmente reflectir... sobre o facto, das nossas crianças... sempre agarradas às novas tecnologias... deixarem de saber brincar... vivendo de cabeça baixa... no seu mundo de solidão electrónica... de jogos virtuais...
    Um fantástico texto sobre o Natal, e que também nos faz reflectir...
    Beijinho! Continuação de Festas Felizes!
    Ana

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.