quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Preciso me encontrar


 Durante um tempo longo demais
Caminhei por estradas sinuosas
Completamente perdida 
Desamparada de mim

A ausência da certeza
E o frio da impureza
Impregnado na alma
Sem rumo ou objetivo
Persisti pelas curvas da vida

De frente para o abismo
Fui acometida pela indecisão
Não sabia se pulava ou fugia
Riso e pranto misturaram-se
Num misto de pânico e horror

A dor consumia minhas entranhas
A podridão era um sinal vital
Era eu um ser vivo, real?

Na extremidade da loucura
A imagem do abandono
Formou-se em minha retina
Como uma arma letal

A caótica imensidão daquele abismo
O aparente vazio me trouxe por
Tortuosos e fétidos caminhos
A perspicácia deixou de ser meu guia

O meu ego agitou-se em meu cérebro
Um vento morno oscilou em mim
Minha percepção caiu na real

Sou um ser em constante construção
Preciso deixar para trás essa morbidade
Em meu caminho está a felicidade
Estou lúcida! Sou um ser pensante!

Continuo a caminhada pelas tortuosas
estradas da vida. Estou em busca de mim.
Preciso me encontrar!
(Gracita)

40 comentários:

  1. Olá Gracita
    Um poema intenso de um ser perdido em busca de sua própria identidade
    Parabéns pela excepcional inspiração
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Uma trajetória sofrida na busca do seu próprio eu
    Um poema forte e vigoroso
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Un poema ejemplificante, conductual. Creo que es un fin común al ser humano: buscarse, encontrarse. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  4. Um belíssimo poema. Podia ter sido eu a escrevê-lo se tivesse nascido poeta, e tivesse o seu talento.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  5. Gracita, que poesia linda! A busca de reencontrar-se é profunda! Muito inspirada! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  6. Oh Gracita, tão lindo! gostei desse passeio com um pouco de desnorte mas que chegou às nossas almas! todos nós queremos encontrar o caminho da vida que nos dê prazer e confiança
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Gracita!
    Sempre bela e airosa, nada indica de perdida, mas fogosa. E sim uma romântica Poetiza, cujo o ego lhe não falha é excelente e magnifica embaixadora imperatriz da Poética. Parabéns minha amiga, por essa pérola magestosa. Amei belamente.
    Beijinho carinhoso e fraterno.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  8. Olá Gracita: que este caminho a leve a (re)encontrar-se. Belo poema!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Triste destino desse eu poético!
    Um poema muito expressivo e bem estruturado.
    O leitor fica condoído, desejando que tudo corra bem.
    Poetizado com saber e talento.
    Janeirando com alguma paz, neste «vale de lágrimas»...
    Tudo pelo melhor, querida Amiiga. Beijinhos. Muitos.
    ~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  10. Gracita, de forma muito bela você caminhou pelas estradas dos questionamentos do cérebro e da alma. Quando pensamos nos conhecer logo percebemos que ainda não somos inteiros, que somos frágeis e falhos. E é através desse caminhar que nos perdoamos e seguimos em frente, na mesma busca, porque nos transformamos. E é sábio deixar para trás o que foi vivido, abrir os braços ao que nos pode chegar. Magnífico seu poema. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. O eu poético desnuda-se numa trajetória de sofrimento em busca da sua identidade
    Um poema forte e muito expressivo
    Parabéns pela belíssima construção poética
    Bjim

    ResponderExcluir
  12. A caminha é bastante sofrida com inúmeros desafios mas a resposta desta procura costuma ser emocionante. Um encadeamento intenso alinhavado com a impetuosidade da emoção
    Magnifico poema minha amiga
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Os passos que deste no teu Caminho são "sofridos", de muita intensidade. Criaste um magnífico percurso Poético. Liiindo!
    Parabéns, Gracita.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  14. Uau!!!
    Gracita, que poema este. Maravilhoso!
    Que em 2021 a caminhada seja plena de felicidade.
    Beijo, bom fim-de-semana, muita saúde.

    ResponderExcluir
  15. Te deseo que tengas un feliz año
    Es muy bonita el poema
    saludos

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso, Gracita, intenso, adorei!
    Os caminhos da vida são assim, observando, reconhecendo, processando a cada curva para nos renovarmos, esse é o único modo de crescermos, na consciência.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Caminhos tortuosos que cismam afastar cada ser de si, mas a persistência do encontro pessoal certamente vencerá.Renovação Lindo poema... bjs

    ResponderExcluir
  18. Querida Gracita.
    Andamos todos perdidos nesta tormenta.
    O seu intenso e íntimo poema, revela um sentir profundo sobre estes tempos.
    Sim , amiga, temos que nos encontrar!

    Muita coragem!

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  19. Linda poesia. Que retrata a busca do seu próprio eu. Sempre bem inspirada. Parabéns poetisa. Nota mil pra você. Feliz 2021 que venham muitas poesias. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá minha querida Gracita!
    Somos sempre intensos e pensamentos!
    Na busca do verdadeiro Eu!
    Um beijinho no seu coração
    !Megy Maia💛🌟💛

    ResponderExcluir
  21. Apesar de termos que percorrer esses caminhos tortuosos no final sempre haveremos de encontra a renovação, a nossa verdadeira identidade
    Um poema intenso e lindo
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. O ser vive se reinventando nesta incessante busca de sua afirmação existencial
    Um poema espetacular
    Abracinhos

    ResponderExcluir
  23. O teu poema é a estrada de tantos e tantos ! A inocência que nos habita, a beleza que perseguimos são caminhos estranhos para os insistem ver só o caos . É isto que lhes serve para criarem o mundo onde não cabemos porque não é o nosso / teu .
    Contornamos as curvas , sim , e a indecisão nos obriga a ponderar .
    Maravilhoso poema , Comadre, que nos obriga a pensar ainda mais , num mundo cada vez mais estranho
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu talento,
    um belo poema.
    Desejo um domingo de felicidade e paz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Gracita em suas veias transita a poesia
    Parabéns pelo seu talento!
    Um poema belíssimo minha amiga
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Esse é o desejo de todos nós!
    Encontrarmo-nos! E o seu belo poema expressa por tantos e diversos caminhos temos de passar enquanto estivermos nessa busca pelo nosso eu
    Muito interessante e bonito o seu poema
    Um abraço minha amiga

    ResponderExcluir
  27. Li o teu poema, Gracita e revi-me nele; gostaria de ter sido eu a fazê-lo, se, como diz a nossa amiga Elvira, tivesse talento para tal, mas....não tenho. No entanto, entendo que todos nós estamos nesta caminhada para a fazer, custe o que custar e há dias em que ela é tortuosa, muito, muito, mesmo. Mas, como bem dizes, somos seres em constante transformação e é nossa obrigação tentar, a cada dia, uma mudança para melhor, pois só assim conseguiremos que, à nossa volta, também mudem as mentalidades, sempre com o foco de nos tornarmos seres cada vez mais humanos. Para isso, Amiga, é necessário que saibamos viajar até ao nosso eu mais profundo e refletir naquilo que temos feito até aqui, naquilo que precisamos de mudar na nossa vida para que ela seja vivida com mais essência, dando valor àquilo que realmente importa e deixando para trás as futilidades, os rancores, os pessimismos, as queixas constantes que fazemos; aprendamos, antes a agradecer por cada dia que nasce e pela lucidez que ainda temos para o viver com qualidade. Amiga, agradeço-te este belo momento poético e desejo-te saúde, a ti e aos teus, pois, sem ela, a vida não tem sentido. Um beijinho
    Emilia 🙏 🌈

    ResponderExcluir
  28. Pode estar sempre em construção, mas com atenção e os pés no chão. Bonito poema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Porque somos seres pensantes é que continuamos nessa busca pela renovação e encontro de nossa identidade
    Um poema excepcional
    Parabéns
    Beijos no core

    ResponderExcluir
  30. O momento em que vivemos pede que descontruímos nossos paradigmas para construir novos por isso a importância dessa busca mas com equilíbrio e pé no chão
    Um belo poema minha amiga
    Um abraço

    ResponderExcluir
  31. Oi Gracita
    Essa estrofe é o ápice escrito brilhantemente neste seu poema excepcional
    Sou um ser em constante construção
    Preciso deixar para trás essa morbidade
    Em meu caminho está a felicidade
    Estou lúcida! Sou um ser pensante!
    Parabéns por esta belíssima construção poética
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  32. E nessa intensa procura vamos nos reinventando minha amiga
    Um poema fabuloso amiga Gracita
    Bjoooos

    ResponderExcluir
  33. Gracita,
    É sempre importante
    voltar pra nós mesmo.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde minha querida amiga Gracita. Obrigado por nos trazer esse texto maravilhoso. Saudades de ver o Rio Piracicaba dentro do trem da Vale, até Acesita. Boa segunda-feira.

    ResponderExcluir
  35. e vamos por aí nestes caminhos,
    Vamos por aí neste desejo que tanto nos assedia.
    Havemos de nos encontrarmos com o melhor de nós.
    Inspiradíssima Gracita.
    Beijo amiga

    ResponderExcluir
  36. Olá, querida amiga Gracita!

    Em meu caminho está a felicidade
    Estou lúcida! Sou um ser pensante!

    Muito lindo chegarmos ao entendimento dos versos.
    Intensa... Como gosto de ser.
    Fique bem, amiga!
    ��������️����

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.