quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Costurando poesia

 

Venho costurando minha vida

Com as linhas da saudade

Escolho com redundância as cores

Procurando equilibrar os matizes

Para que o bordado final

Não se pareça com um emaranhado

De dor e desilusões

 

Por vezes o cinza insiste

Mas o marrom sempre impera

Logo me vem um sorriso

Pois existe saudade bonita

Eu mudo o tom, amarro fitas

De inúmeras cores e texturas

 

Busco pacientemente a ponta do novelo

E intercalo a trama com o fio amarelo

A saudade é a tecelã do tempo

Quando menos se espera

Ela se esvai devagarinho, num sopro

Arremata o momento, alinhava o pensamento

 

De súbito ela abre a porta e vai embora

Deixa um oco na trama da costura pois

Sabe que a qualquer momento poderá voltar

Deixa a porta encostada, o cadarço do lado de fora

Nunca avisa quando irá retornar e quando regressar

Encontrar-me-á costurando a trama com o verde fluorescente

Uma cor bem quente, que transmite esperança e paz


A saudade ao ver aquele tom brilhante

Sentir-se-á enfraquecida pela minha borbulhante energia

E eu vou trançando um bordado multicor com os fios

Da minha vida, ora tristes, ora alegres, mas enfim

É a trama da minha vida costurada em poesia

(Gracita) 

Queridos amigos agradeço pelas palavras de apoio nestes dias em que fiquei afastada por motivo de saúde. O carinho de vocês foi essencial para a minha recuperação. Pra vocês a minha palavra é...

43 comentários:

  1. Olá, querida amiga Gracita!
    Sabe, eu gosto muito do tom marrom... cor da terra... cor da nossa essência...
    Que bom o marrom imperar em seus costurados!
    Você reflete aqui a tal cor, embora tente driblar com o rosado dos bordados e fitas com que costura suas dores e alegrias.
    Adorei sua inspirada poesia após seu descanso e recuperação.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosos bordados da vida. ponto por ponto tramado entre cores e saudades... Adorei! Que bom te ver voltando ,já recuperada! beijos, chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gracita
    Que bom tê-la de volta plenamente recuperada
    Muita essa trama bordada pelas saudades e amarrada com as fitas da alegria
    Uma belíssima costura poética
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  4. Este bordado ficou excepcional usando os fios da saudade nesta trama original
    Feliz com o teu regresso
    Beijos no core

    ResponderExcluir
  5. Gracita que bom que você voltou, que lindos versos, um bordado maravilhoso bjs.

    ResponderExcluir
  6. Muito linda essa trama da vida costurada com poesia
    Muito feliz com o seu retorno, Gracita
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Gracita
    Que lindo esse bordado poético e este excerto me cativou
    Estou apaixonada pelo seu lindo poema
    Feliz por ver você bem de saúde
    Feliz regresso, amiga
    Abracinhos

    ResponderExcluir
  8. Muito linda esta costura poética, Gracita
    Feliz com o seu retorno e graças a Deus com a saúde recuperada
    Beijitos

    ResponderExcluir
  9. Venho costurando minha vida

    Com as linhas da saudade...
    É bem assim né. As páginas da nossa vida são recheadas de saudade
    Bem vinda de volta ao seu cantinho
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Gracita
    E este é gran finale com excelência...

    E eu vou trançando um bordado multicor com os fios

    Da minha vida, ora tristes, ora alegres, mas enfim

    É a trama da minha vida costurada em poesia

    Poema excepcional e lindoooo

    Feliz regresso

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bonito o seu poema, costurado com carinho e amor. A vida com as cores do autocuidado fica mais profunda e vibrante.
    Um abraço e me alegro em saber que está bem de saúde, Gracita. Bom fdsemana.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana minha querida amiga Gracita. Poema bem costurado e que preencheu nossos corações. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
  13. Olá Gracita
    Um belo poema costurado com a ternura da saudade e as alegrias tão efêras mas não menos importantes nessa trama
    Um poema excepcional minha amiga
    Que alegria vê-la bem com a saúde restaurada
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Uma bela poesia tecida com carinho e cuidado
    Um feliz retorno com ótima disposição
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Uma bela costura poética! Uma trama bordada com zelo e carinho
    Adorei a linda poesia
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Maravilhado com este belo bordado em poesia
    Uma construção excepcional amiga Gracita
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha de alinhavar palavras dando cores aos sentimentos. Uma arte este poetizar sutil e lindo querida amiga.
    Meus aplausos e desejos que esteja no melhor de sua saúde.
    Bjs e paz.

    ResponderExcluir
  18. Que essa costura vá seguindo pelos pontos bem alinhavados
    e a obra, que é a vida, se apresente bela e escorreita.
    Desejo-lhe boas melhoras e que tudo corra à medida dos
    seus desejos.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  19. A sua "costura" tão linda me encantou, querida Gracita.
    Espero que estejas plenamente recuperada.
    Tenha um abençoado fim de semana
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  20. Uauuuuuu
    Uma belíssima costura poética magistralmente bem alinhavada com os fios da saudade
    Meus aplausos pra você
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Gracita
    Você costurou os seus versos com maestria
    Parabéns pelo belo poema
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Gracita
    Você é uma exímia costureira poética
    Fez a trama do bordado com os fios da saudade e amarrou com a fita da alegria
    O poema ficou sensacional
    Aplausos pra você
    Um feliz retorno
    Um abraço

    ResponderExcluir
  23. Uma maravilhosa poesia costurada com delicadeza, cor, criatividade e amor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oi Gracita
    Você costurou com arte a sua bela poesia
    Gostei imenso dessa trama
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Com sutileza e arte você costurou uma linda poesia
    Meus aplausos pra você
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Poeta é assim - costura palavras e as enfeita, assim belamente.
    Que bom seu descanso no momento certo que a fortaleceu, do desconforto.
    Saude plena amiga, te desejo.
    meu abraço

    ResponderExcluir
  27. Que poema lindo que é como um bordado q

    ResponderExcluir
  28. Peço desculpa. O comentário fugiu-me.
    Que poema lindo que é como um bordado que se faz com habilidosas mãos e sai com todos os pontos e todas as cores que desejou. Adorei.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  29. Oi Gracita
    Esta costura poética ficou genial minha amiga
    Um abraço

    ResponderExcluir
  30. Que poema lindo com uma trama muito bem bordada
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi Gracita
    Você fez uma perfeita trama alinhavando o bordado com fios de saudade e arrematando a costura com as fitas da alegria numa excepcional sincronia poética
    Meus aplausos pra você
    Um abraço querida amiga
    Um feliz retorno com energias renovadas

    ResponderExcluir
  32. Belas palavras. Que bom que está de volta.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  33. Uma trama perfeita costurada com arte e poesia
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Um poema muito lindoooo
    Adorei Gracita
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Uma poesia costurada com requinte e elegância
    Maravilhoso!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Oi Gracita
    A trama da vida tem altos e baixos
    E você usou a arte poética e costurou com requinte e charme os versos da sua bela poesia
    Meus aplausos pra você
    Um abraço

    ResponderExcluir
  37. Que bela costura Gracita
    Uma trama perfeita bordada com fios de saudade e alegrias
    Adorei a sua bela poesia
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi Gracita
    Escolhi este recorte que para mim diz tudo da sua bela poesia
    Venho costurando minha vida

    Com as linhas da saudade

    Escolho com redundância as cores

    Procurando equilibrar os matizes

    Para que o bordado final

    Não se pareça com um emaranhado

    De dor e desilusões

    Parabéns por mais esta lindeza poética
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Um belo trançado de fios e afetos costurados com arte e poesia
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Olá Gracita
    Uma trama bordada com fios de saudade e arrematada com fitas de alegria preenchendo todos os espaços com cores vibrantes
    Um belo e bem produzido poema
    Meus aplauso para esta bela arte poética
    Um abraço

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Gracita,
    Um poema lindíssimo costurado com sua imensa inspiração poética que é sempre um prazer ler.
    Um beijinho e graças a Deus que está bem.
    Desejo-lhe um fim de semana muito abençoado.
    Emília

    ResponderExcluir
  42. Oi Gracita. É sempre bom vim no seu cantinho. Amei a imagem da máquina de costura e a poesia relacionada. Parabéns pela postagem. Bjsss querida. Bom final de semana. NalPontes

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.