quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 19952 .A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega . Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo .Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.
(Fonte: Wikipédia)
E lembrando que hoje é o último dia do Bookcrossing blogueiro. 
E você já libertou seu livro? Ainda dá tempo... Faça um leitor feliz!
Ler é viajar na leitura
É adentrar num livro
Sem rumo, sem trilha ou intenção
Ler é deixar voar o pensamento
É fantasiar uma grande emoção
É fazer do sonho uma realidade
É saborear cada palavra
Sentindo o doce gostinho
Da saudade quando viramos a última página

Ler é galgar altos voos assim como os pássaros
É se encantar com os zumbidos dos insetos
É trilhar o caminho dos duendes e fadas
É bailar com a alegria dos beija-flores

Ler  é sonhar de olhos abertos
É adquirir um passaporte
Para a felicidade

Ler é desbravar mares e grandes rios
Ora se safando de um triste naufrágio
Ora fugindo dos horríveis inimigos
É rir das peripécias das horrendas bruxas
É se encantar com a meiguice das fadas

Ler é se aventurar pelo desconhecido
E no final desta incrível viagem
Descobrir-se bem mais amadurecido
(Gracita)

17 comentários:

  1. Lindo post, linda poesia e lembrança dessa data importante. beijos,ótimo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Gracita.
    Primeiramente queria lhe dizer que estou voltando aos poucos a visitar meus amigos e respondendo aos comentários. Nem preciso lhe dizer como eu a admiro e gosto de lhe ter como amiga, obrigada por tudo.
    O poema é muito belo, ler é realmente muito bom, maravilhoso, doar um livro um ato de amor. Um feliz dia. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem
    Parabéns pela postagem que merece leitura.

    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Uma bela homenagem ao Dia Mundial do Livro.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  5. "Ler é se aventurar pelo desconhecido
    E no final desta incrível viagem
    Descobrir-se bem mais amadurecido"

    é isto tudo e muito mais sem duvida, é abrilhantar a alma e o conhecimento Gracita! beijos

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Em primeiro lugar devo agradecer as suas gentis palavras sobre os meus trabalhos.
    E congratular-me com a sua iniciativa de lembrar o dia de hoje.
    Vamos todos incentivar a leitura!
    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  7. Gracita que forma maravilhosamente poética... para celebrar uma data que...
    deve ser recordada a cada dia que passa!!! Bj amigo

    ResponderExcluir
  8. OI AMADA AMIGA GRACITA!
    " LER É SE AVENTURAR PELO DESCONHECIDO " ! ISSO É VERDADE, UMA BOA LEITURA É UMA AVENTURA QUE ESTIMULA A IMAGINAÇÃO, FAZ COM QUE A NOSSA MENTE VIAJE POR LUGARES DESCONHECIDOS!
    BENDITOS AUTORES QUE NOS DEIXARAM UMA ENORME GAMA DE LIVROS PARA QUE PUDÉSSEMOS SONHAR EM SER UM AUTOR UM DIA!
    E VOCÊ GRACITA??? QUANDO VAI SE ANIMAR A PUBLICAR SEU LIVRO DE POESIAS????
    ESTOU ESPERANDO , VIU???
    REALMENTE HAVIA ME ESQUECIDO DE QUE HOJE É O DIA DO LIVRO, FOI BOM VIR AQUI E ME ATUALIZAR!
    UM BEIJO COM MUITO CARINHO, DOCE AMIGA!

    ResponderExcluir
  9. Ler é mesmo das melhores coisas!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  10. Gracita, concordo com o seu lindo poema! E hoje vou tentar ler, coisa que já não consigo fazer há uns dias!
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  11. Minha boa e linda amiga!
    Linda homenagem ao dia mundial do livro. É pena que não se leia mais... eu por exemplo devia ler mais.
    Na leitura há sempre algo desconhecido; que muitas vezes precisamos de utilizar no nosso dia a dia!
    Também adorei a sua poesia... como todas as que escreve. É sempre com muito prazer lê-la, querida amiga. Beijinhos de afecto e carinho... te amo muito em Cristo Jesus minha amiga. Abençoado final de semana!!!
    Josélia

    ResponderExcluir
  12. Minha querida!
    Linda postagem,ler é uma dss melhores coisas do mundo. ..Ah, e eu prefiro ter o livro na mão,sentir seu cheirinho , a textura de seu papel e ter sempre um juntinho dr mim...Acho uma delícia poder desapegar e permitir que outra pessoa tenha a oportunidade de se deliciar com uma bela história. ..
    Um beijinho no coração,feliz final fe semana, Katia.

    ResponderExcluir
  13. Gracita linda a postagem sobre o dia do livro, livros são os nossos melhores amigos com eles nós conhecemos o mundo e as coisas que há, gracita beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bom dia tia! Parabéns pela poesia.Quando eu crescer eu espero tbm viajar desse jeito na leitura,porque deve ser muito bom.Tia é hoje a festa no salão da ilha, se vc não souber o endereço tem em meu blog. vc vai de rosa? Vai ficar linda,eu amo rosa.
    Bjss e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Amiga Gracita, transcrevo um verso seu que diz tudo:

    "Ler é sonhar de olhos abertos
    É adquirir um passaporte
    Para a felicidade"

    Nesta alturas penso nas pessoas que não sabem ler ou que não tem posses para adquirir livros.

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.