terça-feira, 21 de julho de 2015

Assim me defino? Eu . . . simplesmente

Eu me defino?
Isto é possível?
Eu sei o que fui
e hoje talvez
eu saiba quem eu sou

Nos meus devaneios
assim me definiria
Já fui dia claro e brilhante
 e noite sem brilho deveras torturante
Já fui sol que aquece e alumia
 e lua que ilumina os amantes
Já fui fogo na luxúria de uma paixão
E gelo quando a dor envolveu meu coração

Já fui correnteza audaciosa de um caudaloso rio
Fui calmaria de um mar tranquilo em fins de tarde
Fui brisa suave que  num sopro te acaricia
e furacão na tempestade de emoções de uma avassaladora paixão

Já fui dúvida no meu querer
já fui certeza naquilo que sou
já fui sonho nos sonoros versos de uma poesia
E realidade dos sonhos que consegui materializar

Já fui inverno e verão
vivi com notoriedade as quatro estações
e deixei para florescer na primavera
colorindo e perfumando os desejos do coração

Já fui presença constante na vida de quem cativou meu sentimento
Já me fiz ausente quando a mágoa dilacerou meu coração

Já fui partida e regresso
fui sorrisos e lágrimas
fui passado... sou presente
nos momentos de lucidez
vivenciei doces loucuras

Já fui princípio, meio e fim
fui história com verdade e essência
escrevi nas páginas da vida o que fui
e hoje me perguntam...
Quem sois?
E assim me defino...
Sou o que vivi
e hoje te digo com certeza
Sou PLENITUDE! Eis o que sou.

48 comentários:

  1. Belíssima e inspirada poesia, Gracita!...
    Encantadora definição de plenitude... penso que esteja participando no concurso de poesia, e sendo assim, as maiores felicidades em sua participação!... Por ocasião do seu encerramento, estarei ausente... pelo que fica já aqui os meus desejos de que tudo corra a contento...
    Bjs! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. "Já fui presença constante na vida de quem cativou meu sentimento
    Já me fiz ausente quando a mágoa dilacerou meu coração."

    ADOREi !

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Gracita

    Lindo de mais o seu poema, Amei ler!

    Beijos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Uma magnífica definição sobre o teu "EU". Conheceres e conheceres-te abre-te Caminhos que conduzem á perfeição, afinal a meta comum.
    Parabéns.



    Beijos



    SOL

    ResponderExcluir
  5. Acho que nos vamos definindo à medida que vamos crescendo!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosooooo Gracita.
    Palavras do fundo de sua alma.
    Adorei.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Assim se define você, simplesmente,
    não se deixa ficar longe do amor
    sombria como um jardim sem flor
    longa distância tristeza coração sente.

    Isso seria como acabar o mundo,
    agarra ele com «unha e dente»!
    não deixa nem um segundo
    ficar longe de você ausente!

    Boa noite e bons sonhos,
    um beijo para você amiga Gracita.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  8. Muito linda e valeu a reflexao e definição de ti! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  9. Uma bela definição, Gracita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite querida amiga, vim retribuir sua maravilhosa visita, agradecer os comentários que sempre engrandecem as postagens e me deliciar com seus maravilhosos poemas. Este por exemplo é uma inspiração digna para uma grande poetisa que és. Não é fácil fazer uma auto definição de si mesma e você poetizando conseguiu abrilhantar , com definições claras. Parabéns querida, que Jesus continue te iluminando. Bjuss, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite querida Gracita!
    Não tenho palavras para descrever tão linda e tão rica poesia...!
    Simplesmente maravilhosa, adorei!
    Deixo-lhe MEU BEIJO CARINHOSO, MINHA QUERIDA AMIGA EM CRISTO!
    Josélia.

    ResponderExcluir
  12. Oh amiga és completa demais para te definires!

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  13. Uma bela biografia em poema.
    Que maravilha minha amiga.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  14. Lindo!

    Tenha um ótimo dia.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Uma bela definição poética do seu "EU"
    Um bom dia para você
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Pelo pouco que conheço da Gracita definoa como uma fantástica Mulher, uma Mulher que merece um grandeeeeee M.
    Continuação de uma excelente semana.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  17. ╰✿づه° Você é poetiza e vê o mundo com um encantamento que vem do fundo da alma!...

    Ótimo dia cheio de alegrias!
    Beijinhos e tudo de bom nesse restinho de semana!
    .· °ه╰✿づه° ·.

    ResponderExcluir
  18. Lindo,lindo lindo!
    Como é bom poder sentir e saber quem somos, não é querida Gracita?
    E você poetizou sua certeza de forma linda e deliciosa de ler.
    Um abraço cara amiga e agradecida por sua doce visita.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente lindo Gracita!

    Me vi em vários trechos de seu belo poema. Todos nós já passamos por tantas fases na vida... Já sorrimos, já choramos, já tivemos nossos dias de sol e de chuva. Já fomos verão e passamos por alguns invernos interiores que demoraram a passar. E tudo isso foi nos tornamos o que somos hoje e o modo como nos reconhecemos com o nosso eu. Eu adorei!!
    Beijo grande

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Acho que nunca sabemos mas desde que nos orgulhemos daquilo que somos.

    ResponderExcluir
  21. Quem me dera ser plenitude...eu só sou pedaço.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Que belíssima poesia. o poema todo é grandioso, destaco essa estrofe:

    " Já fui princípio, meio e fim
    fui história com verdade e essência
    escrevi nas páginas da vida o que fui
    e hoje me perguntam...
    Quem sois?
    E assim me defino...
    Sou o que vivi
    e hoje te digo com certeza
    Sou PLENITUDE! Eis o que sou."
    Parabéns pelo post. Arrasou!

    Noite de paz, desejo a vc amiga.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Gracita.
    Você é mesmo amiga plenitude, um lindo poema. Uma feliz noite amiga. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Sim, és plenitude...
    Que lindo minha amiga! Parabéns por estas palavras que tocam a todos nós!
    Tenha um lindo resto de semana! Bjo.

    ResponderExcluir
  25. Very beautiful poetry, deeply emotional and expressive and powerful! Your words create images in my mind and heart, wonderful writing! So lovely to visit you! Beautiful !
    Victoria

    ResponderExcluir
  26. Belíssimos versos, Gracita querida.
    Meuss aplausos para tí.
    Deixo um beijinho carinhoso
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  27. A gratidão é a memória do coração!
    Obrigada querida, pela sua amizade carinhosa, fico feliz
    em saber que em algum lugar desse mundo você existe, e
    agradeço a Deus pela sua atenção sempre presente e amável!

    Um grande abraço, Marie.

    ResponderExcluir
  28. “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” E com esta frase Pessoa estou eu aqui para te dá boa Noite e também devagarinho te deixar um spam kkkkkkkkkkkkkkk pois é até terminar o evento do Ostra da Poesia estarei vez ou outra te visitando em um copia e cola *gargalhadas* e dessa vez é para te lembrar que amanhã (daqui a pouquinho passou meia noite já é kkkk) teremos a festa de encerramento da 1ª Fase do 1º Pena de Ouro e apresentação dos semifinalista. Te espero no salão Pérolas ok? Beijos no coração.

    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. E não há nada como a plenitude!
    É o todos aspiramos... e merecemos!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  30. Ola ,Maravilhosa tua poesia.Parabéns pela beleza de construção de versos tão lindos e significativos.Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, com o passar dos dias vamos ficando mais conscientes do que somos, assim, estar conciente do seu eu, é sinonimo que está na sua plenitude, parabéns.
    AG

    ResponderExcluir
  32. Querida amiga Gracita

    Acredito que este seja o melhor conceito de vida.
    Ser plenitude.
    Quem é pleno se compromete consigo mesmo.
    Sabe colher a alegria
    e aprender com a dor...

    Que estrelas brilhem em tuas noites.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Gracita, primeiro blog que abro agora pela manhã e dou com esse lindo e expressivo poema!! Você conta aqui, querida amiga, a trajetória de um ser humano que sabe dizer, refletir, que sentiu dor, alegrias, amores. Que vive, enfim. Escrita elegante.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  34. Definir é tão limitado, é como cadeia, corta as opções ...
    Mas se tivesse de me definir, diria que sou um livro em branco e a cada dia escrevo um capítulo de mim mesmo, em constante renovação ...

    Poesia lindíssima Gracita, nos remete a um reflexão!!!

    Bjos,
    Minda

    ResponderExcluir
  35. Oi Gracita estou passando para agradecer suas palavras em meu blog e para lhe dizer que também a parabenizo por ter participado,pena que não tenha ficado na semi final,mas tenho absoluta certeza que a sua poesia deve ser lindíssima,é pena que os votantes quase passam despercebidos e mal leem as pérolas.
    Bjs amiga.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  36. Amiga boa tarde que bela definição você tem amei
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Gracita querida!
    Que coisa linda essa autodefinição. Acrescentaria que você foi, é, e com certeza sempre será uma amiga maravilhosa!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  38. Mais uma linda poesia, Gracita! Divino! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  39. Querida amiga Gracita, depois de passar por todas essas fases, conseguir alcançar essa plenitude, é para ter um grande orgulho no seu eu.
    Felicito-a por isso !

    Um beijinho com amizade

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, Gracita
    Linda definição, que foi passando por transição e hoje és total Plenitude
    Parabéns pelo linda poesia.
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  41. Magnificamente inspiradíssima a sua poesia Gracita!

    Parabéns

    Beijo

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.