Hoje acordei nostálgica. Parei para pensar num assunto que
me incomoda muito. A pequenez da alma humana. Somos seres humanos ínfimos
diante da grandeza do Criador e muitas vezes nos esquecemos que somos um
pequenino grão de areia na imensidão do oceano. Esquecemo-nos da nossa pequenez
e das nossas fragilidades. Alguns se julgam tão auto suficientes que se
esquecem que somos filhos do Criador, concebidos num plano de amor, dotados com
um coração que deveria servir para amar, aconchegar e acolher os que sofrem e
são humilhados. Mas a altivez, o orgulho, a inveja, a intolerância e apego às suas
verdades impolutas não lhe permite colocar-se no lugar do outro. É incapaz de
perceber o quanto é doloroso para um ser humano ser rejeitado, humilhado, esquecido num canto
como trapo velho. E tudo por quê? Porque
se comportam como se não precisassem de ninguém, como se pudessem resolver tudo
sozinhas, são petulantes! Se acham tão soberanas, maiores que Deus. Esquecem que na
vida precisamos uns dos outros e são nos momentos de maior fragilidade do nosso
próximo que temos de estender a mão e acolher. Gestos simples de solidariedade
fazem a diferença numa sociedade conturbada e desprovida de valores morais e
afetivos. São cenas corriqueiras de desamor e incompreensão que nos deixam de
coração partido. A alienação de determinadas pessoas me causa constrangimento e
repulsa. Apego? Desamor? Humilhação? Maldade? Ofensa? Inveja? Pra quê? Desta
vida nada levaremos. Então porque não semear amor, ser mais complacente e
demonstrar benevolência com quem necessita. Hoje o meu próximo está caído,
humilhado, sofrendo. Uma pessoa com grandeza de alma perceberá tua aflição
mesmo que ela não seja dita. Percebemos as dificuldades pelas quais passa o
nosso irmão através do olhar opaco e do timbre de sua voz. A pequenez do ser humano é tão estarrecedora
que fico me perguntando se algum dia este ser humano de alma tão pequena e
coração tão insensível será capaz de se colocar no lugar do outro. Acredito que
não! E assim vamos vivendo... indignados
com um comportamento tão desprezível. Cabe àqueles de coração sensível semear o
amor nas estradas da vida e esperar que a boa semente floresça nos corações
daqueles que reconhecem que somente o amor será capaz de vencer tantas
iniquidades.