quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Você é o responsável ...

Você é o responsável
por este momento de felicidade
O mérito desta marca é seu
que me prestigia com sua presença
seu carinho e suas amáveis palavras

Quando leio as mensagens da caixa de comentários
emociono-me com a generosidade de cada um
que vem degustar as minhas rabiscadas letras
 e oferece-me o néctar  do seu comentário
num cálice transbordante de estímulo

E eu floresço como se flor eu fosse
pego na pena com um sorriso nos lábios
e mais um poema venho bordar
para você que sente prazer em saborear
o doce encanto das palavras
grafado em versos e iluminados de poesia

Queridos leitores amigos,
obrigada pela interação carinhosa
Essa marca é um prêmio valioso
que vocês tão generosamente
me concedem com tanta honra

E para celebrar esta marca
ofereço este selinho símbolo
desta grandiosa comemoração

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O sentido da felicidade


Por vezes  encontro-me acabrunhada acompanhada por pensamentos sombrios questionando-me  sobre o sentimento da felicidade. E numa velocidade maior da que a velocidade da luz vem a pergunta que não dá sossego: Onde está a felicidade? O que é felicidade? Mantive-me agitada por alguns momentos. Dei uma vasculhada minuciosa na mente e não encontrei uma resposta palpável  para reiterar meu pensamento.  Sem resposta para a minha procura resolvi caminhar na trilha  florida que margeava o rio. Nas mãos o meu bloquinho de anotações.  Sempre há uma inspiração e é preciso registrar o enlevo do momento.  Bem à frente na orla do regato uma frondosa árvore convidou-me para um descanso. Sentei-me na relva macia e perfumada. O pensamento intrigante perdurava em minha mente. Forcei-me a compor um texto.  As letras caíam no papel como gotículas de chuva num final de tarde. E em questão de segundos me veio a constatação. Felicidade não é palpável. Não tem forma, cor ou sabor. Felicidade é um estado de alma e encontra-se em qualquer lugar. Está incrustada no recôndito do coração  e lá só é permitida a visita do nosso consciente quando nos dispomos a olhar o mundo à nossa volta com emoção. O sentimento da felicidade não precisa de tempo,  nem razão porque nasce da emoção captada pela retina durante os instantes de observação.  A felicidade é uma benfeitoria com que agraciamos o nosso olhar e o resultado advém da busca que fazemos em nosso cotidiano.  Cada momento vivido traz felicidade. Ela vem como resquícios saídos de uma saudade. A felicidade não está no exterior. É estado de êxtase que você se permite viver quando aprende a ver o mundo com os olhos do coração.

   
Queridos amigos leitores vou me afastar dos blogues por alguns dias e deixo esta pequena reflexão para que cada um de nós busque dentro de si a FELICIDADE
Desejo que vocês tenham dias iluminados, poderosamente abençoados e plenamente felizes
Beijinhos com meu afetuoso carinho e sincera amizade
Gracita

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

49ª Edição do Poetizando e Encantando

36274752_1693079634137854_7487330196928856064_nrrrrr.jpg (546×966)
Reflexões do Eu
Transito por espaços mentais incertos e efêmeros em busca de sonhos palpáveis. Faço uma viagem intelectual nas minhas memórias em busca de argumentos para alicerçar meus pensamentos. Na fronteira da minha emoção esbarro em mistérios indecifráveis, um muro de indeterminação, indefinido, sem forma. Tudo oculto. Um vácuo na lacuna da mente.  Vasculho as áreas da emoção na busca de instrumentos que implicam a permuta do pensamento filosófico para o pensamento construtivo embasado em partículas de verdade. Impossível pensar que possa haver algo que seja permanente, consistente, finito. Muitas controvérsias. Um eu em conflito. Sair da zona de conforto, problematizar os dilemas...refletir! Generalizar jamais. Sair da clausura intelectual, permitir-se o advento das reiterações significativas. Fazer a inexorável caricatura do eu. Compor uma nova biografia, sem falácias macias pautada na hegemonia da realidade. Seduzir a vida com múltiplos esforços, construir meu diário de caminhante em processo constante de mutação. Modificar-se, corrigir rotas, fazer novos ensaios. Postular novas ideias. Formar novos conceitos. Erradicar os estigmas. Desconstruir os modismos. Criar novas trilhas. Enfrentar os riscos. Sair das armadilhas da dicotomia. Interiorizar os acontecimentos. Questionar os posicionamentos... mudar. Seguir novas direções. Cair... levantar! Tentar mais uma vez... outra... tantas vezes quanto for preciso pois a vida é uma sucessão de acontecimentos ao nosso dispor.
(Gracita)
BC idealizada pela amiga Lourdes
Para conhecer e participar é só acessar o seu blog

domingo, 12 de agosto de 2018

Criar ... recriar ... reinventar ... poetizar. 48ª Edição do Poetizando e Encantando

Sou artífice da arte e da poesia
meus filmes faço com palavras
Interpreto imagens distintas
invento cores, crio um ritmo
expresso em letras minúsculas
o que move o coração do sertanejo
na labuta ferrenha põe na mesa o pão sagrado

Faço poesia com imagens alheias
O sonho de alguém em nuances aquareladas
o reflexo tremeluzente de uma paisagem
onde o bucolismo vem me acariciar
na placidez da natureza exuberante
que acolhe com meiguice e afeto
os habitantes filhos do universo
Eu, a moça da vila do interior
quieta, solitária e tímida
invento versos, reinvento a magia
adentro nas estrofes da poesia
subo a colina sob o sol causticante
levando a moringa de água 
para saciar a sede daquele
que ceifa o rincão em busca do alimento
que fará a fartura do nosso sustento
ergo as paredes do sonho de um edifício
que não planejei e onde jamais morarei
vivo a arquitetar palavras, inventar poesia
para os personagens da minha doce utopia
Gosto de sair nos finais de tarde
de mãos dadas com o grande mentor
sentir o entusiasmo da vida
estar a serviço do sonho de outrem
gosto de ser as reticências de alguém
que sonha com um mundo novo
Gosto de ser a fagulha que incendeia
um poema novo que contagia uma ideia
se transforma e serpenteia em palavras
os sonhos da moça das letras
que cria, recria e reinventa a magia
da utópica poesia montada em cenas distintas
num filme cenográfico de imagens interpostas
propiciando uma explosão de poesia
numa tarde soturna e longíqua
onde pai e filho vagueiam pelas vertentes da vida

E aqui meu devaneio em mais uma Edição do Poetizando e Encantando
da amiga Lourdes no seu blog Filosofando na Vida

sábado, 11 de agosto de 2018

Pais ... Parabéns

Você pai é um mestre

na arte de contar histórias...
histórias de vida.
 
Você pai é um semeador...
Semeia afeto, carinho...
 esperança, confiança...

e doses generosas de amor

Você  é um pai presente
mostra o melhor caminho...
O caminho do bem
 da verdade
 e da justiça

Você pai é o herói que o filho(a) admira tanto...

Você pai é o exemplo...
O espelho da vida de seus filhos(as)
Os filhos(as) são reflexos dos seus ensinamentos
 
Você pai é o amigo e companheiro
sempre alegre e brincalhão

Você pai é o modelo
de bondade
generosidade
afetividade

 respeitabilidade
e amor incondicional

Você pai é referência da retidão de caráter
Você pai é o paradigma da integridade
 
Você pai reiterou que ...
a reciprocidade só  acontece
 na doação dos sentimentos

Você pai é sinônimo de amor e dedicação
(Gracita)

Você que é PAI
e passa pelo meu blog
a minha sincera homenagem

domingo, 5 de agosto de 2018

47ª Edição do Poetizando e Encantando

Sou como o vento
Livre... Vivo a bailar
Sou como as flores
Danço e rodopio no ar

Sou como a nuvem faceira
Tenho doce fascínio no olhar
Sou raio de sol nascente
Nasci para amar e iluminar

Tenho alma nômade
Não vivo num só lugar
O universo é minha morada
O planeta meu doce lar

Na noite sou parceira da lua
Meu aconchego é o luar
Minha cama é a abóbada infinita
Meu cobertor, os raios do luar

Minha alegria vem das estrelas
Salpicos de luz estelar
Sou livre, leve e solta
Gosto de devanear

Sou alegre, sou festeira
Sinto a felicidade só de olhar
Tenho mistérios escondidos
Venha me desvendar

Sou encanto e magia
Sou filha da fantasia
Tenho doçura no coração
Sou pura sedução.

Vivo a liberdade
Com alma leve e transparente
Tenho alma pagã
E muito amor no coração.
(Gracita)
Mais uma vez poetizando com a amiga Lourdes