quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O sentido da felicidade


Por vezes  encontro-me acabrunhada acompanhada por pensamentos sombrios questionando-me  sobre o sentimento da felicidade. E numa velocidade maior da que a velocidade da luz vem a pergunta que não dá sossego: Onde está a felicidade? O que é felicidade? Mantive-me agitada por alguns momentos. Dei uma vasculhada minuciosa na mente e não encontrei uma resposta palpável  para reiterar meu pensamento.  Sem resposta para a minha procura resolvi caminhar na trilha  florida que margeava o rio. Nas mãos o meu bloquinho de anotações.  Sempre há uma inspiração e é preciso registrar o enlevo do momento.  Bem à frente na orla do regato uma frondosa árvore convidou-me para um descanso. Sentei-me na relva macia e perfumada. O pensamento intrigante perdurava em minha mente. Forcei-me a compor um texto.  As letras caíam no papel como gotículas de chuva num final de tarde. E em questão de segundos me veio a constatação. Felicidade não é palpável. Não tem forma, cor ou sabor. Felicidade é um estado de alma e encontra-se em qualquer lugar. Está incrustada no recôndito do coração  e lá só é permitida a visita do nosso consciente quando nos dispomos a olhar o mundo à nossa volta com emoção. O sentimento da felicidade não precisa de tempo,  nem razão porque nasce da emoção captada pela retina durante os instantes de observação.  A felicidade é uma benfeitoria com que agraciamos o nosso olhar e o resultado advém da busca que fazemos em nosso cotidiano.  Cada momento vivido traz felicidade. Ela vem como resquícios saídos de uma saudade. A felicidade não está no exterior. É estado de êxtase que você se permite viver quando aprende a ver o mundo com os olhos do coração.

   
Queridos amigos leitores vou me afastar dos blogues por alguns dias e deixo esta pequena reflexão para que cada um de nós busque dentro de si a FELICIDADE
Desejo que vocês tenham dias iluminados, poderosamente abençoados e plenamente felizes
Beijinhos com meu afetuoso carinho e sincera amizade
Gracita

41 comentários:

  1. Há dias em que nos sentimos perdidos, porque a felicidade nos parece tão abstrata e difícil de alcançar, mas a sua última frase resume tudo! Temos que aprendi a olhar para as coisas com todo o nosso coração

    Até já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Andreia
      Muito obrigada pela visita, sua constante presença e suas gentis e agradáveis palavras. Até a volta!
      Em breve estarei passeando novamente pelo seu cantinho

      Excluir
  2. Tem dias assim querida amiga e vizinha das Gerais, mas sempre temos uma alavanca, para retirar a inercia e no colocar nos eixos da vida, da movimentação nesta caminhada. Muito bonito e profunda reflexão.
    Havemos de superar e vencer cada cilada, cada revés desta vida.
    um bom descanso e volte tão logo possa. Espero que esteja bem.
    Meu abraço carinhoso.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido vizinho e amigo
      Uma pausa necessária mas em breve estarei de volta à blogosfera e marcando presença no seu cantinho

      Excluir
  3. Gosto da reflexão e concordo!
    a FELICIDADE está no nosso interior ... SEMPRE independentemente do materialismo que nos rodeie!!!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gracinha pelas suas belas palavras e pelo carinho que me dedicas
      Breve estarei marcando presença em seu cantinho

      Excluir
  4. Linda reflexão,amiga Gracita.

    A felicidade está nas coisas mais simples e são momentos que devemos lembrar com carinho.

    Estou aqui de madrugada que é quando meu marido dorme agradecer sua visita e gentis comentários.

    Tem posts novos no meu blog.

    Adorei!

    Estou com problemas para acessar os blogs pelo celular e com pouquíssimo tempo para a Net.

    Postando pouco,sempre que dá. Isso me acalma nesse momento difícil de minha vida.

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    Meu marido fará nova cirurgia em setembro de 2018.

    Assim que meu marido se recuperar das 3 cirurgias feitas em fevereiro e março de 2018 e a de setembro,tudo voltará ao normal,se Deus quiser.

    Beijos sabor carinho e uma semana com muitas bênçãos!

    Obs: Desculpe a mensagem copiada,mas é o que consigo agora para agradecer quem me visita e comenta.

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Done
      Eu agradeço a sua gentil e carinhosa visita e peço que me aguarde pois breve estarei marcando presença minha amiga

      Excluir
  5. Tens toda razão,Gracita! Precisamos ver o mundo com olhos do coração...Tudo fica melhor! Ajustar as lentes... beijos volta logo! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rejane
      Uma pausa necessária mas breve estarei marcando presença e participando das brincadeiras

      Excluir
  6. Excelente reflexão. Obrigada. Que tudo lhe corra bem.

    Beijos. Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Cidália
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  7. lindo, querida Gracita !
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho querida Eliane
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  8. Não acredito que a minha Poetisa preferida nos vá deixar. Espero ser só uma fase. Muita força :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Larissa
      Não estou deixando a blogosfera é uma pausa necessária
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  9. Bom dia querida amiga Gracita!
    A felicidade está dentro de nós,basta fazermos uma reflexão e pensarmos o quanto ela nos fortalece nas horas dificeís.
    Amei seu texto maravilhoso,mas fico triste em saber que irá se afastar,espero que esteja bem.
    Bjs com carinho.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e amabilidade amiga Carmen
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  10. Querida Gracita,

    Adorei o seu excelente e inspirado texto filosófico-poético,
    posso assinar junto?...rss Tive identificação total com
    sua visão sobre a felicidade...

    Agradeço a sua presença atenciosa no meu blog, estou ainda
    nos passos lentos nos posts no meu blog e nas visitas dos
    blogs amigos. Estava com saudade de voar aqui no seu espaço...

    Dias felizes e aguardo a sua volta, amiga!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suzete pela visita e suas agradáveis palavras
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  11. Olá amiga Poeta! bonito texto, estou cheia de saudades, que corra tudo bem e voltes logo.
    Acho que a felicidade para cada pessoa se apresenta de uma forma, umas acham que ser feliz é ter muito dinheiro, outras ter um carro, um bem material qualquer, já para outras ela a felicidade está no reino do amor, união familiar, saúde boa, um amor correspondido... vai por ai. Impossível definir! O que sei e desejo é que você seja feliz e retorne logo mais feliz ainda e com muita inspiração para escrever seus lindos poemas.
    Beijinhos cheios de saudades.
    Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Léah
      Eu agradeço o seu carinho e suas lindas palavras
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  12. Oi Gracita
    A felicidade é um tema complexo e bastante difícil de definir pois cada pessoa usa os próprios parâmetros; Que cada um encontre a sua sua e viva os dias como lhe aprouver a tal FELICIDADE
    Aproveite para descansar e volte ainda mais inspirada para nos agraciar com seus belíssimos poemas
    Beijinhos de saudades no seu core

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Morena
      Sou grata pelas suas preciosas palavras e sua generosidade e presença constante aqui no meu blog
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  13. Respostas
    1. Obrigada pela visita e carinho
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  14. Felicidade é subjetiva e cada um sente de forma diferente pois não há um paradigma que possa defini-la com exatidão
    Bom descanso Gracita! Estaremos esperando por você
    Até loguinho e muitas beijokinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amarílis
      Amei as suas acertivas palavras em resposta à minha reflexão
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  15. Gostei da sua reflexão.
    Felicidades para a Gracita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete pelo carinho e presença
      Breve estarei marcando presença na sua página

      Excluir
  16. Querida Gracita

    Adorei o seu texto. Realmente a Felicidade é um estado de alma e podemos encontrá-la onde quer que seja. Bastará que o nosso coração esteja aberto para a receber.

    Boa pausa lhe desejo.

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
  17. Texto fabuloso Gracita. Você delineou com propriedade ímpar o conceito de felicidade
    Se é que existe um conceito para defini-la pois é muito subjetiva e particular e cada um a sente de forma única e peculiar
    Felicidades e boas energias na sua pausa
    Até a volta, Gracita
    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Tem razão, amiga, a "Felicidade é um estado de alma e encontra-se em qualquer lugar". Sim, mas sobretudo está dentro de nós. Gostei muito de ler o seu texto.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça
      Obrigada por seu carinho e constante presença em minha página

      Excluir
  19. Excelente texto, uma reflexão perfeita.
    Aprender ver o mundo com olhos do coração. Lindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Amélia por seu carinho e generosidade
    Em breve estarei marcando presença na sua página

    ResponderExcluir
  21. " Felicidade é um estado de Alma e encontra-se em qualquer lugar " como diz com tanta sabedoria neste lindo texto que define bem a Felicidade um Sentimento tão subjectivo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi Gracita
    Está tudo bem com você, menina?
    Saudades viu?
    Deixo um abraço e beijinhos no core

    ResponderExcluir
  23. Grata pela leitura do delicioso texto tão belo
    como verdadeiro...
    A felicidade plena é absolutamente transitória
    e uma utopia...
    A verdadeira felicidade, como disse, é feita de
    momentos. por vezes efémeros. É indispensável
    sensibilidade para os apreciar e não os deixar
    escapar.
    Òtimo repouso em confortante paz.
    Abraços afetuosos... Beijos.
    ~~~~

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.