quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Simplesmente ler

Ler sempre
Ler muito
Ler quase tudo...
Simplesmente ler!

Ler com os olhos
Ler com ou ouvidos
Captar a essência
Viajar em nuvens de sabedoria

Ler através dos poros
Ler com o tato
Sentir o fato
Inebriar o olfato

Ler desejos, ler o tempo
Ler o som do silêncio
Ler nas entrelinhas
Trazidas pelo vento

Ler com razão 
Colher a emoção
Ler com sensibilidade
Ler verdades, inverdades
Viajar na fantasia

Ler imagens, paisagens, viagens
Ler fracassos, sucessos
Ler o ilegível nas entrelinhas
dos sonhos e dos pensamentos

Ler informações inquietantes
De dor ou de prazer
Ler a vida, ler a morte
Ler o impensável

Ler em casa, na escola
Na rua, na lua
Nas nuvens, nas estrelas
ler em qualquer lugar

Leitura é coisa fina
Leitura é diamante
Que lapida nossa mente
De forma abrangente

Seja leitor consciente
faça da leitura 
seu escudo de combatente
E tenha argumentos convincentes
Para dialogar com seu oponente
(Gracita)

95ª Edição do Poetizando e Encantando
BC proposta pela Lourdes no seu blog Filosofando na vida

sábado, 24 de agosto de 2019

Lua, a musa dos poetas

Hora mágica do entardecer
O sol vai se esvaindo em solfejos dourados
É hora da sua chegada triunfal
para abrilhantar a noite
e fazer os trovadores sonhar

Envolta em perfumes e aromas
Ela faz o poeta levitar em versos
E da alma inquieta e exigente
Versos de amor são desnudados em poesia

Ela vem suave, vaporosa, encantadora
Trazendo sensualidade, perfumes orvalhados
Na magia dos desejos sonhados
Amealhando os corações enamorados
envolvendo-os na volúpia da paixão

Ela, a cúmplice das paixões avassaladores
Testemunha dos doces e ternos amores
Alcoviteira dos amantes
Inspiradora dos poetas e trovadores

Lua... Oh lua!!!!!
Musa de todos nós
Ilumina os nossos amores
Seja a parceira longínqua
da nossa esfuziante paixão
(Gracita)
94ª Edição do Poetizando e Encantando
BC proposta pela Lourdes do blog Filosofando na vida

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Juntos somos mais!

O mundo caminha para o abismo
impera o egocentrismo
cada um pensando em si

Calma minha gente
precisamos pensar diferente
vamos darmos as mãos

Porque sozinhos não temos voz
Unidos somos fortes 
Juntos somos mais!

Chega de violência
nas manchetes dos jornais
o mundo precisa saber que
juntos somos mais!

Juntos contra a guerra
juntos contra a injustiça
juntos contra a fome

Queremos ver uma colossal manchete
que chegou ao fim a violência

O respeito se aprende em casa
E se aprimora na escola
quem aprende a respeitar
sabe o significado do amor

Que se extirpe toda a dor
que fere o coração de um povo
que luta com dignidade
pela tal da equidade
e assim viver em liberdade

Unidos somos fortes
juntos somos mais!
Vamos fazer do mundo
um lugar de amor e paz
(Gracita)

Participando da 93ª Edição do Poetizando e Encantando
Proposta da amiga Lourdes em seu blog Filosofando na vida

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Revanche


Me visto de escarlate para mais um baile
E na entrada do salão... surpresa!!!!
Aquele moço bonito e elegante
Oferece-me um abraço terno
e um sorriso doce

Oh... um nó na minha emoção
É o gajo de outrora que
zombaste do meu sentimento
sorriste da minha paixão
e tripudiaste da minha emoção

O som melodioso da valsa
envolveu meu coração
que palpitou de êxtase e emoção

E o gajo todo galante e charmoso
ofereceu-me a mão convidando-me
para com ele valsar no belo salão

Sorrindo dei-lhe uma piscadela marota
e com um giro saltitante enlacei
os braços do meu novo namorado
e abraçadinhos bailamos sorridentes
envolvidos pela bela canção
(Gracita)

Participando da 92ª Edição do Poetizando e Encantando
Proposta da amiga Lourdes do blog Filosofando na vida

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Retrato da solidão

Escarlate é a cor do meu sonho
escaldante de amor e tesão
é o tom do meu vestido de festa
testemunha da minha ilusão

Saí do baile chorando
tripudiada em minha emoção
zombaste do meu sentimento
sorriste da minha paixão

Jogou meu ego no charco
o rio de lágrimas que escorreu
dos meus doridos olhos
fez as águas do charco transbordar

A nudez da noite foi minha companhia
naquele momento em que a vã filosofia
fez do meu sonhar uma etérea quimera

Nosso desencontro se perdeu na alquimia
insolúvel dos sentires do amor
Eu sozinha à beira do charco a chorar
e tu... leviano de mim a zombar
(Gracita)

Minha participação na 91ª Edição do Poetizando e Encantando
Uma proposta da amiga Lourdes do blog Filosofando na Vida