domingo, 31 de janeiro de 2021

2ª Edição do Café Poético - Mês de Janeiro

 

Olá leitores amigos! Hoje o Café Poético se sente honrado com a presença em nosso palco da poesia a brilhante e notável poetisa Eloah que traz para o nosso deleite uma de suas obras. Vamos nos sentar com um xícara do fumegante café para degustar esse bordado poético maravilhoso que abrilhanta o nosso tapete literário. Apreciem sem moderação esse versar esplêndido.

Reencontro

 

A felicidade percorre caminhos inexplicáveis.

Pode chegar de mansinho e nos tocar de leve como brisa no primeiro embalo

 da natureza, ou intensamente,

 fazendo a vida palpitar e o coração pulsar bem mais forte.

Deixo-me transportar por este momento mágico do reencontro –

riso estampado no olhar e de luz acompanhada,

 vou caminhando num delicioso torpor.

Longe, muito longe, visito o tempo, agarro o sonho perdido,

a dor das saudades e os aromas esquecidos e

 abraço o mundo com as mãos recheadas de esperanças.

Tal qual celeste vento, sopro de ternura, a alma tecida de felicidade, 

súbita e inesperadamente se irradia,

se transforma em encanto e eterna melodia.

Faço do teu olhar todo meu espaço,

no teu corpo minha morada

 e das tuas mãos recolho todas as carícias desejadas.

Amante, amada, amorosa e muda,

no silêncio que paira, coração ajoelhado,

 em ti me mesclo e sigo o curso mágico do amor.

 

Eloah Westphalen Naschenweng



sábado, 23 de janeiro de 2021

Amor escrito nas estrelas

 

    'Numa galáxia qualquer dois astros vagavam solitários e sem brilho. Um desconhecia completamente a existência do outro. Passeavam por entre as estrelas admirando o seu brilho suave e suspiravam. Durante a caminhada pelo universo passaram perto um do outro, mas foram incapazes de se ver ou sentir a magia do outro. Houve momentos em que quase se tocaram, quase se esbarraram, quase se notaram, quase se viram... Mas a escuridão era tamanha que não se admiraram! E ficaram no quase... caminhando a esmo. No alto do firmamento vislumbravam pontinhos brilhantes que pareciam sorrir-lhes. O ser masculino era bonito! Suas curvas arredondadas eram perfeitas. Tinha uma bela cabeleira dourada que na ausência da luz não deixava ver a sua belíssima cor. Era um louro dourado com nuances de vermelho e laranja e quando ele ria de contentamento duas covinhas faceiras eram vistas em sua face na parte inferior do seu queixo másculo. Já o ser feminino era delicada e suave. Sus tez muito alva lembrava os flocos de neve da estação gelada dos pólos. Tinha um riso doce e terno. A sua brancura transparecia em forma de silhueta em meio àquela sombria escuridão. As estrelas conspiraram para que esses astros tristes pudesse se ver, se admirar e propiciaram um pôr do sol espetacular com um brilho excepcional em tons dourados. Vagando sem destino os seres galácticos se encontraram em uma praia deserta. Aproximaram-se, olharam-se e nada mais precisou ser dito. Beijaram-se! Em humanos se transformaram. E o  amor escrito nas estrelas germinou e frutificou... Dessa união maravilhosa o ser humano nasceu!

Minha participação no desafio proposto pela Norma Emiliano em seu blog Pensando em Família


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

1ª Edição do Café Poético - Mês de Janeiro - Ano 2021

 

O ano de 2021 vestiu-se com glamour para receber na passarela da poesia os artífices dos versos. Com sua roupagem de festa o Café Poético "Edição 2021" recebe com honras e galhardia a notável poetisa Sueli Dobón que empresta o seu talento para abrilhantar o nosso Evento literário. Debrucem-se com disposição para absorver e se deleitar com a magistral poesia de nossa nobre amiga e grande poetisa. Sirva-se de um saboroso café e deliciem-se com o seu belo versar

Coração tímido

Um coração tímido

Inocente para amar

Pulsava escondido de emoção

💕💕💕

Bate-papos divertidos

E a alegria daquele olhar

Alimentavam aquela atração

💕💕💕

Um coração iludido

Que se entregou para amar

E viver uma paixão

💕💕💕

Confiando em débeis atitudes

Justificava-lhe as ausências

Que roubaram sua mansidão

💕💕💕

Do seu coração partido

Só restaram os cacos

Espalhados pelo chão

💕💕💕

Sonhava com branco vestido

Mas não restaram nem trapos

Para enxugar seu coração

💕💕💕

Do seu amor traído

Juntou os pedaços

E os guardou na alma

Junto com a sua solidão

(Sueli Dobón)



segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Esperançar no Ano Novo

 Desafio Literário proposto pela amiga Rosélia Bezerra 
Esperançar

É preciso ter esperança
Esperança do verbo esperançar
E não esperança do verbo esperar.

Esperançar é se levantar
É ir atrás! É partir pra luta
Esperançar é construir, progredir
Esperançar é perseverar e não desistir!

Esperançar é levar adiante
Esperançar é juntar-se aos outros
É trabalhar em equipe
Coletivizar!

Esperançar é ter atitude
Atitude individual  e ou coletiva
Atitude proativa
Dinamizadora!

Esperançar é ser resiliente
capaz de fazer diferente
Esperançar é sair da passividade
Abandonar o egocentrismo da espera

Que neste Novo Ano
sejamos proativos
Resilientes
Dinâmicos
Empreendedores
Eficientes e eficazes
em nossas atitudes
de "Esperançar"

Tenhamos esperança sim
Mas esperança do verbo Esperançar
Para fazer e acontecer
(Gracita Fraga)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Preciso me encontrar


 Durante um tempo longo demais
Caminhei por estradas sinuosas
Completamente perdida 
Desamparada de mim

A ausência da certeza
E o frio da impureza
Impregnado na alma
Sem rumo ou objetivo
Persisti pelas curvas da vida

De frente para o abismo
Fui acometida pela indecisão
Não sabia se pulava ou fugia
Riso e pranto misturaram-se
Num misto de pânico e horror

A dor consumia minhas entranhas
A podridão era um sinal vital
Era eu um ser vivo, real?

Na extremidade da loucura
A imagem do abandono
Formou-se em minha retina
Como uma arma letal

A caótica imensidão daquele abismo
O aparente vazio me trouxe por
Tortuosos e fétidos caminhos
A perspicácia deixou de ser meu guia

O meu ego agitou-se em meu cérebro
Um vento morno oscilou em mim
Minha percepção caiu na real

Sou um ser em constante construção
Preciso deixar para trás essa morbidade
Em meu caminho está a felicidade
Estou lúcida! Sou um ser pensante!

Continuo a caminhada pelas tortuosas
estradas da vida. Estou em busca de mim.
Preciso me encontrar!
(Gracita)

sábado, 2 de janeiro de 2021

Um dia... eu encontrei a tristeza

 

No divã da minha sala
sentada displicentemente
a tristeza bocejava a me esperar

Ouvi as suas queixas e lamentos
Em momento algum interrompi
os seus difusos e melancólicos pensamentos

Sem pensar fui anotando as palavras
alinhavei-as com musicalidade
fiz um bordado de palavras
dei-lhes cor e amor

Naquele discurso de tristezas
pintei uma aquarela de belas rimas
com pincéis fonéticos fui mesclando 
aquelas palavras e formei um composê de versos

Foi na tristeza daquelas palavras
que encontrei o perfume mais suave da flor
percebi a perfeição das formas
inspirei-me na sua dor e formatei
lindos versos de amor

Na tristeza daquele monótono diálogo
pude enxergar a imensidão do infinito
E naquele caos emocional pude perceber
como era insignificante a dor da solidão

Na agonia de suas nostálgicas palavras
descobri o mais precioso dos sentimentos
e senti o amor alastrar-se  dentro de mim

De repente um gemido... silêncio!!!
A tristeza não mais se encontrava em meu divã
do meu lado lia e relia meus rabiscos
de seus amendoados olhos lágrimas escorriam

Parei subitamente de escrever e interroguei-a:
-Por que choras tão desconsolada?
E a tristeza fez cara de riso e disse-me, emocionada:
_ você é uma fada da alegria! Minha tristeza virou nostalgia
(Gracita)