quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Rainha da cordelança???

(Xilogravura - Imagem do Google)

E vem lá da Paraíba
Uma exímia poetisa
Sem delongas me diz
Tu és a rainha da cordelança

Rainha não sou e não serei
Sou escultora de palavras
Gosto de dilapidar sentires
Cordelando ou rimando
Versos simples escrever

Há quem goste da simplicidade
Leem e sentem grande prazer
Há também os pomposos
Na arte de escrever
Quando se deparam
Com a graciosidade
Rebuscam o seu dizer

O fazer poético
É grandioso e especial
Abriga todos os dizeres
sejam eles suntuosos ou genuínos

Na composição das estrofes
singelas ou requintadas
apetece ao trovador
passar o seu recado
em versos poetisados
( Escrevinhado por Gracita)

A interação entre blogueiros poetas
é algo formidável e ímpar
Vejam que beleza de poema
a poetisa Diná escreveu
interagindo com o meu
Confirmação

Rainha da Cordelança, sim
Disse bem, eu a paraibana
Quem escreve versos assim
Que transforma em filigrana
Uma simples palavra; isto sim
É a poetisa mineira e soberana
De poética com início, meio e fim

Seus versos são portentos
O poema nasce num piscar
Não há névoa no pensamento
Que à poetisa venha transpirar
Ela faz de qualquer pensamento
Um mote, e passa a decantar
O seu nobre sentimento

Seus versos são estruturados
O poema chega enxuto e belo
É prazeroso ler seus recados
Que mostram grandeza e zelo
Um dia serão renomados
Por mérito, sem nenhum apelo
Parabéns pelo Cordel anunciado

dinapoetisadapaz

Querida amiga Diná,
Obrigada por esta pérola 
que veio abrilhantar
o meu singelo rabisco
Beijinhos no core




33 comentários:

  1. Gostei tanto do poema *.*

    Beijinho grande*

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida amiga Gracita!
    Você passa muito bem seu recado... sempre poetisa com amor no coração.. isso que conta...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Que legal. Acho interessante a xilogravura. O escritor desculpe as palavras, textos, idéias.. Gostei.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo e tu és uma grande poetisa sempre! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga Gracita, fiquei feliz por minhas humildes palavras ter inspirado você.Ficou trilegal o poema. Parabas!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre nos encantando com seu poemas ♥♥

    ResponderExcluir
  7. Passando para desejar um excelente fim de semana! beijos
    Ana

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Aqui deixo um recadinho em versos:

    Confirmação

    Rainha da Cordelança, sim
    Disse bem, eu a paraibana
    Quem escreve versos assim
    Que transforma em filigrana
    Uma simples palavra; isto sim
    É a poetisa mineira e soberana
    De poética com início, meio e fim

    Seus versos são portentos
    O poema nasce num piscar
    Não há névoa no pensamento
    Que à poetisa venha transpirar
    Ela faz de qualquer pensamento
    Um mote, e passa a decantar
    O seu nobre sentimento

    Seus versos são estruturados
    O poema chega enxuto e belo
    É prazeroso ler seus recados
    Que mostram grandeza e zelo
    Um dia serão renomados
    Por mérito, sem nenhum apelo
    Parabéns pelo Cordel anunciado

    dinapoetisadapaz

    ResponderExcluir
  9. Bonjour chère amie,

    La délicatesse des mots... "sculpteur de mots"... j'aime ça !

    Gros bisous 🌸

    ResponderExcluir
  10. Gracita que maravilhoso o poema, palavras que encantam o coração, gostei da rainha da cordelança, Gracita bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  11. Uau! Parabéns-AMEI

    Beijo, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Gracita logo que comecei a ler,percebi que eram palavras para a querida amiga Diná!
    Parabéns pela inspiração.
    Bjs e um feliz final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  13. Amiga Gracita, cá estou orgulhosa de mim mesma, caminhar na estrada da poesia lado a lado com ua poetisa do seu quilate é uma honra. Fiquei emocionada com a doçura das suas palavras. Grata por permitir a oportunidade de figurar na sua página com essa interação!
    Bjs emotivos!

    ResponderExcluir
  14. Interacção muito pertinente, bela, Poética. Só a sensibilidade pode dizer, em tão poucos versos, da profundidade que eles atingem.

    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  15. O seu poema é magnífico.
    E a resposta da Diná também é muito boa.
    Bom fim de semana, amiga Gracita.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Juntas deram-se as mãos !
    resultado :
    poesia linda nessa parceria !
    Duas rainhas

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu amo a Boa Poesia, em todos os estilos e em todos os níveis culturais,
    desde que me transmita uma dose agradável de emoções...
    Acho a diversidade de estilos fascinante...
    Porém, nalguns autores, só encontro pretensões.
    Foi muito interessante esta troca de cumprimentos poéticos
    e tu bem mereces ser Rainha da Cordialidade e da Simpatia.
    Cordelança não sei o que é...
    ~~~Beijos para ambas ~~~

    ResponderExcluir
  18. Que lindo,Gracita.

    Uma posia para a amiga Diná que adoro também.

    Isso se chama fraternidade,amizade,blogueiras unidas.

    A diversidade tem que nos aproximar,como você faz,querida.

    Deus a abençoe.

    Seu blog está na minha lista de blogs a visitar e recebo suas atualizações.


    Obrigada pela visita e carinhosos comentários.Volte sempre!

    Beijos sabor carinho e um fim de semana de paz e alegrias

    Donetzka

    ResponderExcluir
  19. Oi Gracita
    Você e Diná nos presentearam com verdadeiras pérolas poéticas
    É formidável ver uma mineira tão à vontade cordelando com maestria
    Parabéns às duas! Ficou espetacular essa parceria
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Eu também sou grata por tê-la como amiga, sua amizade é preciosa.
    Minha veia poética é fraquinha, conforme foi dito, "alguns autores são pretensos", eu sou uma pretensa sim, que não se rende à críticas,o importante é que vc gostou!
    Um bj grande em seu coração!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia querida Gracita!
    Lindos poemas, gostaria de passear por mais vezes aqui, amo suas poesias, ando sem tempo, mas sempre quando posso, fico muito feliz e grata pelos seus belos poemas e poesias...
    Beijo e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga!
    Minha visita hoje é para lhe trazer um pouco de carinho, deixar meu abraço, me desculpando por não comentar sua maravilhosa postagem. Hoje o reumatismo atacou minha coluna, estou péssima para escrever. Vou seguindo a vida, um dia sorrindo outro dia mais tensa, o importante é estar viva.
    Lhe desejo um fim de semana de muita paz, saúde e felicidade. Deixo esse pensamento do Padre Fábio de Melo,
    “A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
    Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes...”
    Abraços, permanece com Deus.

    ResponderExcluir
  23. Uma das coisas boas da vida é ter amigos, reais ou virtuais. AMIGOS!
    Passei para lhe desejar um fim de semana feliz, com saúde e muito sucesso. Abraços, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  24. Duas poetisas quando se unem numa bela parceria o resultado é espetacular
    Belíssimos poemas. Criações poéticas magníficas
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  25. Estou adorando apreciar este estilo de poesia... para mim tão bom, quanto qualquer outro... e ambas se saíram muito bem... para mim... ambas são duas rainhas, na arte de bem esculpir palavras, sim!
    Beijinhos para ambas! Feliz domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
  26. Passando pra desejar um abençoado domingo! Beijos

    ResponderExcluir
  27. Essas duas são de fato rainhas da "Cordelança", termo que significa conjunto de obras em cordel e também designa homenagem a quem escreve cordel. A literatura tem uma coisa maravilhosa, já dita por meu renomado professor de literatura Derivaldo Santos, a arte de criar, de brincar com as palavras, de inventar e reinventar. O poeta é livre para criar seus termos e dar novo sentido às palavras, de fazer diferente, não importa o impacto que vá deixar no leitor, tendo em vista que a poesia provoca emoções diversificadas, de acordo com o sentir poético de quem a estar lendo. Admiro o poetar dessas duas pérolas da poesia, seja em qualquer estilo que se expressem, provocam encantamentos.
    Beijos no coração das duas!

    ResponderExcluir
  28. Está bem, então oiça,
    não perca a esperança
    essa elegante senhora
    a Rainha Cordelança!

    O seu poema perfumado,
    com o perfume da Rainha
    será pois condecorado
    com mais está palavinha!

    Se eu fosse adivinhão,
    tinha vindo aqui mais cedo
    medo não tenho da escuridão
    não sendo nenhum brinquedo
    a poesia sendo uma paixão
    o seu poema bem percebo!

    Tenham uma boa noite caras amigas poetisas, Gracita e Rainha Cordelança, beijos,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  29. Pois que digo que as duas tem DNA da poesia e qualquer estrutura fazem festa para nossos olhos ávidos de leituras bonitas.
    Aplausos para voces que brilham em poesia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Gostei imenso dos poemas!

    Para ambas, um afectuoso abraço e feliz Setembro !

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.