quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Café com prosa - Proseando com Graça Pires

Este café é de uma riqueza grandiosa.
Mais uma vez estamos recebendo nesta casa
a notável poetisa portuguesa Graça Pires.
Fico honrada em prosear com uma poetisa desse quilate.
O Sonhos e Poesia se curva diante desta extraordinária
moça que sabe versar com elegância e galhardia.
O Café já está no bule. Os biscoitinhos de nata acabaram 
de sair do forno. Vamos nos servir e degustar a pérola
que a nossa grande amiga Graça trouxe para este
nosso minutinho de prosa.
Seja bem vinda, grande poetisa!

Não me lembro da cor dos meus olhos, quando, em menina, me comovia com heróis imaginários.

Mas, recordo-me bem, eu fui a princesa do conto de fadas da minha infância.

Do âmago da emoção a contemplo, prisioneira do mesmo luar que me protegia da noite.

Sobre isto, não há lugar para explicações metafísicas. Tudo se esgotava naquele mundo encantado de palavras, que me apagavam do olhar todas as sombras.

Depois, perdi a inocência, por descuido, e deixei de ser princesa.

Blondina era o seu nome.

32 comentários:

  1. Boa noite de paz, queridas amigas Gracita e Graça!
    Que encanto ler tal poema!
    "... recordo-me bem, eu fui a princesa do conto de fadas da minha infância."
    Assim se dá comigo também.
    A poetisa Graça Pires verseja que o tempo, por descuido, a fez se esquecer da sua condição de princesa.
    Já comigo, eu não permito ao tempo destruir minha inocência. Eu o proíbo e o ajudo a remodelá-la.
    Mas, na poesia da amiga, ficou bela a afirmação. Deu o destino que quis à personagem. Aplausos!
    Muito obrigada, querida Amiga Gracita, por nos oferecer os biscoitinhos de nata com o cafezinho e a "nata da poesia" que é a Graça.
    Tenha ambas dias felizes, inspirados e poéticos como ambas sabem fazer perfeitamente.
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso ler a Graça nesse Café com Poesia sempre tão bem preparado pela Gracita! Blondina vive ainda em ti,Graça e tens a magia nas palavras e poesia! Lindo! Adorei os biscoitinhos de nata... Ótimo e feliz Natal às duas! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Que linda poesia!
    Você não deixou de ser princesa. Evoluiu para o patamar da poesia
    E este café está adorável. Adorei os biscoitinhos de nata
    Abracinhos

    ResponderExcluir
  4. Gracita é uma anfitriã perfeita que já nos envolve desde a apresentação
    Blondina continua dentro de ti Graça só que agora ela se manifesta através de sua bela poesia.
    Muito lindo o seu poema
    Parabéns poetisa!
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá Graça
    Você continua princesa. Não mais dos contos de fadas, mas princesa da arte de fazer poesia.
    Parabéns pela poesia lindíssima
    Beijos no core

    ResponderExcluir
  6. Graça Pires qué buena poeta es. Teje sus versos desde adentro, y esta lindura de poema de la inocencia que se va, dejándonos sin el niño que fuimos. Gracias por invitarla a su blog. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  7. Fascinante, maravilhoso de ler. Deixo o meu aplauso e elogio.
    .
    FELIZ NATAL … BOAS FESTAS
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  8. Excelente prosa da nossa querida Poetisa, Graça Pires! Obrigada pela partilha :)
    .
    Quero, abraçar a vida com benevolência...
    .
    Beijo, bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  9. Também gosto do momento poético 💗
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  10. Uma prosa maravilhosa desta notável poetisa
    Parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uma princesa pode até perder a inocência mas jamais perde a pureza
    Poema maravilhoso, Graça
    Beijitos

    ResponderExcluir
  12. Uma poesia lindíssima que adorei ler, Graça
    Um carinhoso abraço para queridas poetisas Gracita e Graça
    Verena.

    ResponderExcluir
  13. Oi Graça
    Uma vez princesa... sempre princesa!
    A Blondina existe em seu coração
    Poesia belíssima
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Quanta sensibilidade nesta prosa formidável
    Parabéns pela grandiosa poesia, Graça
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Bom domingo com muita paz e saúde minha querida amiga Gracita. Espero que esteja tudo bem com você e sua família. Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

    ResponderExcluir
  16. O lado mais terno, amoroso e comovente da talentosa Poeta...
    Também aplaudo a tua generosa capacidade de receber com bom gosto.
    Essa Ondina sempre teve olhos com a cor, graça e perseverança das ondas do mar...
    Todas passámos pelo mesmo, porém ela encontrou as palavras justas...
    Dias felizes em paz e amor. Beijos
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  17. Doce e terna poesia Graça
    Uma vez princesa sempre princesa
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Perdeste a inocência mas não a majestade
    Poema belíssimo poetisa Graça
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Quanta ternura num poema fascinante
    Parabéns poetisa por esta bela pérola
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Uma princesa adormecida, pois quem foi princesa um dia jamais perderá o título
    E segue pela vida poetando e encantando
    Parabéns pela bela poesia
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Graça
    Teu poema é fabuloso. Uma verdadeira pérola da arte poética
    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. tao bom beber o café aqui neste lindo cantinho desejo umas lindas festas com muita saude bjs saude

    ResponderExcluir
  23. Amiga Gracita, vim desejar para si e para os seus, Boas Festas!
    Que o Natal seja abençoado e o Novo Ano chegue repleto de saúde, amor e paz.
    Grata pelas suas visitas ao Pétalas.
    Beijo.
    🎄🎅✨🌹🌷🍀🙏

    ResponderExcluir
  24. Mais uma poesia linda da Graça simplesmente encantadora Graça e Gracita bjs.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, minha amiga por publicar o meu texto. Obrigada a todas as pessoas que gostaram e comentaram. Boas Festas a todos.
    Que tenham um Natal cheio de amor e conforto. Que o ano de 2023 lhes traga saúde e muita paz.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Terno e belo conto, é sempre um prazer ler o que escreve nossa amiga Graça.
    Já tinha comentado mas infelizmente deve ter ido para ao spam.
    Aproveito para desejar um Feliz Natal 🎄 e um Bom Ano Novo 🎉
    Beijinhos para as duas

    ResponderExcluir
  27. Olá Gracita, você sempre recebe em seu cantinho azul poetisas de mão cheia, que sabem fazer das palavras alimento para a vida! E fico muito grata todas as vezes que aqui venho para saborear poesias que sempre me deixam melhor do que quando eu aqui cheguei!!
    A infância deixa muitas marcas... sem dúvida nenhuma!!
    Beijos querida e aproveito para desejar um lindo e Feliz Natal, de muita paz e amor!!!

    ResponderExcluir
  28. Um belo conto que amei demais.
    Amiga Gracita, passei para lhe desejar um Natal muito feliz, com muita saúde, paz e muito amor junto de seus entes queridos.
    Beijinhos com muito carinho

    ResponderExcluir
  29. Querida amiga Graça
    Lisonjeada fiquei com a sua presença em meu cantinho
    A sua prosa trouxe o brilho que faltava. Suas palavras suscitaram em cada leitor aquelas memórias há muito adormecidas.
    Foi simplesmente mágico relembrar que todos nós já fomos um pouco Blondina.
    Fomos príncipes e princesas de nossas próprias histórias construídas no auge da emoção e da espontaneidade quando pequeninos enquanto esboçávamos os primeiros passos do adolescer e mais tarde da juventude.
    Amadurecemos mas deixamos a nossa Blondina guardadinha em uma almofadinha de veludo no cantinho mais nobre do nosso coração.
    Maravilhada fiquei degustando a sua prosa minha amiga
    E agora agradeço-te por agraciares com esta riqueza o nosso Café com Prosa
    De coração o meu muito obrigada
    Beijinhos perfumados de poesia e um feliz e abençoado natal pra você e pros teus amados

    ResponderExcluir
  30. Sempre muito bom ler a Graça Pires. A infância nos traz belas memórias, saudades que considero resilências. Os ciclos se sucedem, há mudanças, mas dentro de nós temos uma princesa que nos empodera. Bjs Parabéns as duas.

    Gracita uma observação: não tenho atualizações dos blogs, e tenho dificuldade de encontrar as postagens do Café com Prosa, mas vou chegando, mesmo atrasadinha. bjssss

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.