sábado, 22 de abril de 2023

Retrocesso... jamais!

 

Caminhava a esmo pela estrada
Buscava o infinito do meu ser
Rompia vagorosamente a imensidão
Tentando encontrar o paraíso

Com expectativas de uma desbravadora
lancei-me nela sem pensar onde ela me levaria
Segura nas minhas incertezas caminhei 
O pôr do sol se foi levando sua aura dourada
A noite veio ao meu encontro. Cobriu-me com seu manto

Olhava fixamente o horizonte. Lá está o meu destino
As luzes dos farois turvavam a minha visão
Por vezes caminhava às cegas pela escuridão
A lua faceira acompanhava e guiava meus passos

Uma densa neblina molhava-me o corpo cansado
Retroceder... Jamais! Preciso encontrar meu destino
Sigo em completo desatino banhada pela luz do luar

Sigo em frente procurando por placas que me mostrem a direção
Surpresas podem advir do desconhecido.
A próxima curva pode ser fatal!

Caminhava buscando uma nova estrada
Hoje percebo-me uma estrada limitada pelas asperezas do tempo
No porta malas do meu subconsciente levo meu mundo guardado
Minhas vivências, minhas dores, meus amores
Levo a minha história de vida!
Retrocesso... Jamais!


31 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Gracita!
    Mais um poema muito belo, onde o ir em frente é predominância.
    Haja o que houver, a vida requer que sigamos como bem poetou e disse:
    corpo cansado...
    asperezas do tempo...
    Nada pode impedir dos Planos divinos se concretizarem em nós.
    Vamos em frente ora com sol, ora com noite fechada, mas prossigamos, confiando no Mestre que nos conduz.
    Aplausos pela bela mensagem motivadora.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Cada fato, momento vivido faz parte da nossa história e retroceder, além de impossível, não vale a pena! Linda poesia! Adorei! beijos, ótimo domingo, chica

    ResponderExcluir
  3. Retroceder é impossível por isso avancemos!
    👏... Bom domingo 😘

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Gracita
    A vida não nos permite retrocessos
    Portanto avancemos!
    Um lindo domingo pra você
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que vivemos é aprendizado.
    A vida nos impulsiona seguir em frente... sempre!
    Poema maravilhoso Gracita
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Recuar é se colocar em posição de decadência
    Tudo o que viveu é um aprendizado
    Sigamos em frente enfrentando com altivez as novas batalhas
    Um poema excepcional cara amiga Gracita
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olhar pra trás e sentir orgulho das nossas conquistas e dos nossos fracassos
    Tudo contribuiu para o nosso aprendizado e nos fortaleceu para seguirmos adiante
    Poema fabuloso querida Gracita
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  8. Um poema simplesmente deslumbrante! Parabéns!!
    .
    Vou Vivendo...
    .
    Beijos, e um bom Domingo.

    ResponderExcluir
  9. Avançar sempre! Retroceder jamais!
    Poema espetacular
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. A vida nos exige mais e não permite nossas fraquezas
    Retroceder nunca! Seguir em frente, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. A vida não nos permite pausas ou interrupções
    Caminhemos sem nos ater ao retrocesso
    Lindo poema Gracita
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Há momentos na vida em que é preciso ter muita coragem e tomar novos rumos...
    Querida amiga, o teu poema é muito belo, tocante e expressivo.
    Temos no porta-bagagem o que foi possível, mas vivemos e fomos aprendendo...
    Gostei de passear pelo teu jardim... Dias felizes... Abraços.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  13. "Para a frente é que é o caminho" dizia-me muitas vezes a minha mãe. Gostei do seu poema cheio de palavras que incentivam a nunca desistir da vida que deseja.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. A passar por cá para conhecer mais um bonito poema e desejar uma ótima semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  15. Querida Gracita.
    Escreves lindamente.
    Adorei te ler..
    Te desejo uma abençoada semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  16. Temos que avançar sempre, Gracita linda poesia bjs.

    ResponderExcluir
  17. Tudo vivido, cada passo é aprendizado; a conexão com o próprio ser que leva a varar caminhos e seguir sempre em busca da luz...Bjs Boa noite

    ResponderExcluir
  18. A vida faz-se e acontece caminhando, sempre em frente. O que fica atrás é passado. Amei o poema e o blogue em si. Possui uma textura visual fascinante. Fiquei fâ e seguidora.

    Feliz terça feira

    ilusões em poesia intima
    ***

    ResponderExcluir
  19. Não se pode rebobinar o tempo e nem voltar atrás
    A vida nos impulsiona para a frente
    Caminhemos sem retrocessos
    Poema maravilhoso
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. A vida é um eterno caminhar
    Avante, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Gracita
    Lindo poema, caminhar sempre, sem desistir, abraços.

    ResponderExcluir
  22. Sempre em frente pois a vida nos impulsiona
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Que espetáculo de poesia amiga Gracita
    Parar... retroceder... jamais!
    Caminhar sempre!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, amiga Gracita, gostei muito deste seu belo poema,
    nessa caminhada em busca do seu destino, sem jamais retroceder!
    Parabéns, poeta!
    Um abraço e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  25. Essa é a realidade. Avançar sempre e nunca retroceder
    Maravilhoso!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. A vida é um eterno caminhar e assim o tempo não para não nos é permitido retroceder
    Em avante minha amiga
    Poema excepcional amiga Gracita
    Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Há tempos eu não lia um poema tão belo e expressivo
    Parabéns Gracita
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Gracita
    Já que não é possível retroceder vamos em frente com amor e fé
    Beijitos

    ResponderExcluir
  29. O retrocesso não é permitido, resta-nos seguir em frente trilhando novos caminhos e enfrentando as adversidades
    Um belo poema com uma mensagem real
    Um abraço

    ResponderExcluir
  30. Que sejamos capazes de não nos curvarmos perante os desafios
    Em frente... sempre
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Uma mensagem intensa e bem real
    A vida não facilita nada. Sigamos em frente minha amiga
    Beijos

    ResponderExcluir

A sua amizade e presença são os alicerces que sustentam esse cantinho. Seja Feliz aqui! Volte sempre que o seu coração sentir saudades. Um beijo com afeto, Gracita.