Numa feira agropecuária estavam presentes fazendeiros de
vários estados pois ali iria acontecer um leilão de gado e todos queriam
melhorar o seu plantel. E enquanto aguardavam o início do evento Venâncio
um fazendeiro matuto de Minas
Gerais foi abordado por Francisco um
fazendeiro que veio do interior de Goiás.
Venâncio não estou entendendo porque você veio à este
leilão.
_ Acha que vai
conseguir levar para a sua fazendola o touro campeão? Lá não tem espaço para um
touro dessa qualidade.
_ Se num tiver ispaço pro touro na minha fazendola eu levo
ele pro sertão mas sem esse touro num fico não. E ocê vai botar ele onde? Fiquei
sabendo que ocê teve de vender metade da propriedade para pagar dívidas.
_ E o que importa isso? Minha fazenda é muito grande. Começo
a caminhar pela manhã e ao meio dia ainda não percorri a metade do terreno.
_ Oia meu amigo então ande de carroça pra vê se vai mais
depressa. No caso da minha fazendola eu ando
é de trator e mesmo assim levo
dois dias pra mode percorrê tudinho.
Sabe amigo Francisco não gosto de quem desdenha. E ocê num
vai levar o touro.
_ E porquê?
_ Porque anda fartando o principal. O Juvenal me contou.
_ Contou o quê?
A sua grande fazenda está hipotecada. Bota preço na sua
fazendona que eu compro
Ora seu atrevido! Prefiro morrer de fome mas não vendo pra
você
Pior procê! Eu ia pagá o preço justo. Mas ocê num quer.
Intão espera o banco tomá
E cala a boca o leilão vai começá e o touro é meu. Tentou me humilhá mas o touro ocê num vai levá. Já falei... quem desdenha é porque num pode comprar.