sábado, 28 de julho de 2018

46ª Edição do Poetizando e Encantando

Sonho ou ilusão
A calmaria da noite é um açoite que desaba
nos sentimentos que se contorcem dentro de minh'alma
vivo o desalento de ter um amor tão distante 
mas sempre tão presente materializado em mimos e gentilezas

O amor é como um poema em sangria de rimas
ele te acolhe, te engole em solfejos doces
fomos algozes do destino
um amor que nasceu sem planejar

Invadindo nossos corpos
arrebatando nossas almas
deixando marcas tão profundas
tatuando o amor em nossos corações

Foi tudo um sonho?
Ou mera ilusão...
O sonho é otimista
a ilusão quer ser a razão

O sonho nos faz feliz
pois é crédulo, se valoriza
brilha, se aceita... quer ser realidade

O sonho sorri para o mundo
procura caminhos, vertentes
abre-se para novas perspectivas
transforma-se... acontece

A ilusão é árdua, espinhosa, difícil de suportar
não se constrói em cima de fragilidades
quer resultados concretos. Foge do abstracionismo

A ilusão quer transformar sussurros em alianças
suspiros em frenesim de êxtase e paixão
olhares em contratos de sentimentos
quer precaver-se para não se perder
no emaranhado sutil dos sonhos

Ah, o sonho! Doce quimera que alimentou meus dias
Ou será que foi a miragem de uma ilusão
que convenceu o meu coração que o sentimento
que habitava em nossas almas deveria ser eterno

Vivi um sonho dourado?
Ou será que tudo não passou de uma ilusão
tênue e inconsequente sem o verdadeiro pilar do amor
(Gracita)
Mais uma vez participando da BC da amiga Lourdes

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Eu escrevo porque...

Eu escrevo porque...
o sentimento que as palavras suscita em mim
precisa escorrer pela tinta da pena
e levar as minhas ideias aos seres pensantes
que como eu gosta de colher a essência daquilo que se diz

Eu escrevo porque...
as minhas veias estão cheias de sentir sozinhas
e elas exprimem o desejo de compartilhar a poesia
e fazer dela a representatividade das emoções
para não ficarem presas num único coração

Eu escrevo porque...
na trama da vida quer seja comédia ou drama
eu sou narrador personagem que se desnuda
ante o desconhecido porque as minhas resoluções
não são somente minhas e sim da coletividade

Eu escrevo porque...
o conhecimento, o sonho, a quimera e a poesia
não são objetos de minha individualidade
são anseios da massa, da coletividade

Eu escrevo porque...
a minha obra prima é a minha vivência
de poeta, pessoa, escriba e personagem
fictício ou não são devaneios da minha vida
que encontra eco nos desvarios da tua vida
(Gracita)

Se você "Escritor"
 aceitou na sua vida a importância, 
o prazer e a necessidade de escrever,
 colocando seu empenho,
 coração e coragem no que produz, 
nada te tira o direito de se colocar, 
não só pela perspectiva filosófica
 mas também pela factual, como escritor.
 Por isso parabenizo todos os escritores  pelo seu dia. 
Que sejamos a resistência escrita
 às intempéries que nos cercam 
e que consigamos inspirar gerações futuras 
como fomos inspirados pelas anteriores. 
Este é o único e verdadeiro desejo que fica.
(Autoria de Lucas Lucena) 

  Este selinho é a minha homenagem pra você
Poeta ou Prosador que nos fascina com a sua arte de escrever

sábado, 21 de julho de 2018

45ª Edição do Poetizando e Encantando

Poesia na varanda

Da varanda da minha casa 
escrevo meus poemas
vivo os meus dilemas
me delicio com os pequenos prazeres
e choro compungido os desprazeres

Da varanda da minha casa
vejo as flores florescerem
num espetáculo de cores e aromas
vejo o balé dos beija flores
em seu romântico bailado de acasalamento

Da varanda da minha casa
vejo o belo, vejo o tosco
vejo belas choupanas
e armaduras de concreto

Da varanda da minha casa 
contemplo o espaço infinito
regozijo-me com o espetáculo
vermelho do sol poente

Da varanda da minha casa
recebo a lua imponente
escrevo versos ardentes
para alguém que não me ouve

Da varanda da casa
versejo ao tempo , versejo ao infinito
deito-me sonolenta na rede da varanda
vejo o lume dos vagalumes
que cintilam na escuridão
trazendo de longe o sibilar
 de uma saudosa canção

Neste espaço intocado
pelas mãos humanas
vivo grandes momentos
É a história da minha vida
que me visita no limiar
da varanda da minha casa

Gracita
O Poetizando e Encantando é uma proposta 
da amiga Lourdes Duarte em seu blog


domingo, 15 de julho de 2018

44ª Edição do Poetizando e Encantando

Emocionante encontro
Vou banhar-me numa cascata de versos
para gestar a minha poesia
vou engravidar versos
no lirismo perfumado da poesia

Numa estrada deserta e fria
um cãozinho vagueia o olhar absorto e triste
pela paisagem despida pela voracidade do tempo

Uma criança se aproxima reticente
e vendo o olhar convidativo do cão
senta-se no chão e oferece o afago do teu abraço

O elixir do amor contagia o ser tristonho
que em instantes saltita de contenteza
fora acolhido pelo amor puro e doce

O poema foi gestado em letras vivas
de um amor puro e singelo
num encontro de pureza e calor

O bálsamo do amor percorreu as linhas da magia
e num orgasmo de lirismo e fantasia
acolheu a tristeza saudosa e vazia
e num relancear de afeto e aconchego
a poesia elencou um emocionante encontro de amor 

(Gracita)
Esta é a minha composição poética para o "Poetizando e Encantando"
uma proposta da amiga Lourdes em seu blog Filosofando na Vida

domingo, 8 de julho de 2018

43ª Edição do Poetizando e Encantando

Um candeeiro, uma chama bruxuleante,  um amor, um perfume
no fim  do túnel escuro e gélido você é o meu lume
o porto seguro onde te procuro através da densa névoa
sob a fina neve  eu sonho e nos meu sonhos eu te namoro

No céu fiapos de luz brilham na escuridão noturna
em cada estrela reluzente vejo o teu rosto
o seu olhar brilha como pedras radiantes
O manto de ébano que recobre o céu reflete a saudade
o amor que nos conectou é maior do que uma singela amizade

Sinto a falta dos seus carinhos quando tocava meu corpo com volúpia
anseio o seu colo para inebriar-me com o seu chamego
Amor não se vá sem mim. Caminho soturna ao seu encontro
iluminada por esta luz tremeluzente através  desta densa névoa

Chegarei logo para enlaçar os teus braços
sentir o calor tórrido que emana de teu abraço
aquilatar o sabor de teus beijos apaixonados
vivenciar a nossa história de amor... 
consubstanciar nosso sentimento em eternos laços
(Gracita)
Esta é a minha composição poética para o "Poetizando e Encantando"
uma proposta da amiga Lourdes em seu blog Filosofando na Vida